CRIATIVIDADE NO MARKETING
28/04/2012 -
NOSSOS COLUNISTAS
PROPAGANDAS INTELIGENTES (LUSH E SOCIEDADE HUMANA INTERNACIONAL)
English:
http://www.ibtimes.com/articles/332988/20120425/lush-cosmetics-animal-testing-humane-society-international.htm
Oxford Brookes University - http://www.brookes.ac.uk/
Humane Society International - http://www.hsi.org/
Lush - www.lush.com/
Animal: Estudante vira cobaia
Em defesa dos animais, a estudante Jacqueline Traide, 24, tentou sensibilizar as pessoas de uma maneira diferente. Durante dez horas, ela ficou na vitrine da loja de cosméticos Lush, em Londres, como cobaia para testes geralmente realizados em animais, com o intuito de mostrar o sofrimento pelo qual passam. Enquanto Jacqueline era arrastada por uma corda no pescoço, tinha dois grampos de metal fixados em elåsticos na cabeça abrindo sua boca e era alimentada de forma forçada, as pessoas que passavam pela rua podiam observå-la. A iniciativa foi apoiada pela Lush e pela Sociedade Humana Internacional, lançando, assim, uma campanha mundial contra testes em animais.
Interessa - Etc - Fonte: O Tempo - 26/04/12.
Mais detalhes:
http://www.ibtimes.com/articles/332988/20120425/lush-cosmetics-animal-testing-humane-society-international.htm
Oxford Brookes University - http://www.brookes.ac.uk/
Sociedade Humana Internacional - http://www.hsi.org/
Lush - www.lush.com/
A PRIMEIRA AGĂNCIA DE PUBLICIDADE DO BRASIL
A EclĂ©tica, criada em 1914, nasceu em SĂŁo Paulo e abriu caminho para a profissionalização na publicidade nacional. AtĂ© os poetas Menotti del Picchia e Guilherme de Almeida criaram textos para os anĂșncios da nova agĂȘncia.
Fonte: Almanaque Brasil - NĂșmero 155.
PROFESSOR TOM COELHO
www.tomcoelho.com.br www.setevidas.com.br. (Confira o logo do FM - http://www.tomcoelho.com.br/sites.asp?PN=3&intervalo=10&t=)
Gestão estratégica de marcas
* por Tom Coelho
"Harley Davidson Ă©, talvez, a melhor marca dos EUA. Coca-Cola Ă© uma boa marca, mas as pessoas nĂŁo a tatuam em seus corpos." (Ralph Wanger)
Kevin Keller é um conceituado catedråtico norte-americano, além de consultor de grandes empresas e autor de best sellers, entre eles, "Administração de marketing", uma parceria com Philip Kotler.
Ele alerta para a importĂąncia e poder das marcas como um meio de identificar e diferenciar produtos e serviços. Uma marca forte deve ser envolvente, previsĂvel em sua capacidade de criar expectativas e satisfazer clientes. Vale ressaltar que grande parte do valor intangĂvel das empresas Ă© representado pela marca, sendo comprovada a relação positiva entre valor de marca e retorno de lucro.
Branding Ă© o nome do jogo. Um conjunto de açÔes adotadas na administração de uma marca buscando tornĂĄ-la Ășnica. Ă a melhor alternativa contra a diferenciação baseada exclusivamente em preço e custo.
Construir valor de marca baseado no consumidor consiste em trabalhar a percepção deste cliente, possibilitando sua fidelização, a aplicação de preços premium e atĂ© mesmo a extensĂŁo da famĂlia de produtos.
Keller estabelece oito dicas para se conquistar a excelĂȘncia de uma marca.
1. VisĂŁo da marca centrada no consumidor e interesse pelo consumidor. Transcender as descriçÔes e limites fĂsicos do produto, descobrindo uma finalidade superior vinculada Ă s aspiraçÔes do consumidor. Os passos para isso sĂŁo: inspirar, inovar, focar, conectar e cuidar. Modelo a seguir: Nike.
2. Posicionamento superior em relação Ă concorrĂȘncia. A tarefa Ă© desenvolver "pontos de diferença" em relação aos concorrentes que sejam atraentes para o consumidor e viĂĄveis para a empresa. E estabelecer "pontos de paridade", ou seja, aspectos similares capazes de neutralizar os diferenciais da concorrĂȘncia. Exemplo de quem estĂĄ fazendo isso: Accenture.
3. Estrutura da marca claramente definida. à o que chamamos de arquitetura da marca. O ponto de partida é compreender o potencial de cada marca dentro do portfólio da empresa e estabelecer uma hierarquia de marca. Isso significa criar submarcas de uma marca principal apenas se tiverem papéis estratégicos claros. E maximizar a cobertura de mercado, minimizando a sobreposição por outras marcas. Um ótimo exemplo é a BMW (marca principal) com suas submarcas série 3, 5 e 7.
4. Programa de marketing totalmente integrado. A comunicação começa no boca em boca, passa pelo patrocĂnio, degustação, açÔes em PDV e, obviamente, alcança a mĂdia impressa, eletrĂŽnica, exterior, entre outras. A Red Bull tem observado este princĂpio.
5. Cultivo de relaçÔes da marca. A meta agora é estender a percepção da marca para além do produto. Construir uma identidade e significado de marca capaz de estabelecer uma dualidade entre o desempenho do produto e a imagem da marca. Produzir respostas positivas racionais e emocionais. O exemplo aqui só poderia ser a Harley Davidson e seus fiéis HOGs (proprietårios de motocicletas Harley).
6. EstratĂ©gias de preço orientadas por prĂȘmios. Em lugar de apenas reduzir preços, maximizar o valor para o cliente, participando de promoçÔes extensivas no varejo, financiando campanhas publicitĂĄrias em parceria com revendas, estabelecendo uma comunicação direta com o cliente. Quem ilustra esta estratĂ©gia: Intel.
7. InovaçÔes relevantes em marketing. Introduzir novos produtos, comunicaçÔes e outras atividades de marketing criativas e cativantes. Buscar o encadeamento de clientes, conquistando novos e fidelizando os existentes. HĂĄ um Ăcone nesta categoria e seu nome Ă© Apple. A inovação em seus produtos sempre esteve presente, desde os Macintosh atĂ© o advento do iPad. Muito alĂ©m do design, a empresa tem disponibilizado produtos complementares (fones de ouvido, cabos diferenciados, adaptadores para carro) e um primoroso atendimento ao cliente.
8. Administração adequada de estratĂ©gias de desenvolvimento de marca. Alavancar de maneira ininterrupta o valor da marca em novos produtos e mercados. Tomemos como exemplo a Starbucks. O desenvolvimento do produto estĂĄ presente na oferta de novos sabores, aromas e embalagens de cafĂ©, alĂ©m de produtos complementares, como o cartĂŁo de crĂ©dito em parceria com a Visa. JĂĄ o desenvolvimento do mercado estĂĄ representado pelas novas lojas em pontos como hotĂ©is, aeroportos, livrarias, empresas, entre outros, alĂ©m de novos mercados em outros paĂses.
A excelĂȘncia de uma marca deve ser responsabilidade de toda a organização. NĂŁo Ă© atribuição de algumas pessoas ou do departamento de marketing. Diretoria e funcionĂĄrios, todos sem exceção, comprometem de forma positiva ou negativa a imagem da marca, afetando direta ou indiretamente as percepçÔes e experiĂȘncias de seus clientes.
* Tom Coelho Ă© educador, conferencista e escritor com artigos publicados em 17 paĂses. Ă autor de "Somos Maus Amantes - ReflexĂ”es sobre carreira, liderança e comportamento" (Flor de Liz, 2011), "Sete Vidas - LiçÔes para construir seu equilĂbrio pessoal e profissional" (Saraiva, 2008) e coautor de outras cinco obras. Contatos atravĂ©s do e-mail tomcoelho@tomcoelho.com.br. Visite: www.tomcoelho.com.br e www.setevidas.com.br.
PROFESSOR X
OS DESAFIOS DO ENSINO
A notĂcia de que 32% das escolas estaduais na cidade de SĂŁo Paulo enfrentam falta de professores resulta de uma composição de deficiĂȘncias variadas, desde pormenores logĂsticos -como a substituição de docentes que se aposentam ou saem em licença- atĂ© problemas como a dificuldade de atrair talentos para a carreira.
Deve-se, em primeiro lugar, reconhecer que a tarefa Ă© complexa. NĂŁo Ă© trivial pĂŽr para funcionar 1.072 colĂ©gios do Estado com caracterĂsticas as mais variadas.
A rede municipal, em contraste, apresenta problemas no mĂĄximo em 14% das unidades. E seus desafios sĂŁo apenas um pouco menos complicados que os da rede estadual: com 1.400 escolas, seu foco sĂŁo os cinco anos iniciais do ensino fundamental, em que hĂĄ menos disciplinas a ministrar.
Ăs dificuldades naturais se somam as ocasionadas pela falta de integração entre as esferas de governo, que nĂŁo conseguem coordenar planos de carreira para nĂŁo provocar uma concorrĂȘncia autofĂĄgica. Enquanto o municĂpio de SĂŁo Paulo oferece salĂĄrio inicial de R$ 2.600, o Estado paga R$ 1.989. NĂŁo por acaso, um dos maiores deficit da rede estadual Ă© justamente na categoria de docentes do primeiro ao quinto ano, faixa em que o municĂpio concentra sua atuação.
A carĂȘncia no Estado tambĂ©m causa espĂ©cie diante da redução da taxa de fertilidade, que resulta num nĂșmero cada vez menor de jovens para uma estrutura de ensino que, na prĂĄtica, nĂŁo encolheu.
Ă bem verdade que parte dos problemas, talvez os mais graves, depende sĂł muito indiretamente de açÔes do governo estadual. AĂ se encaixa a carĂȘncia crĂŽnica de professores de matemĂĄtica e quĂmica. NĂŁo sĂŁo as carreiras mais procuradas, e os que se formam nessas ĂĄreas pensam duas vezes antes de se dedicar ao magistĂ©rio, sobretudo num momento em que a economia tem carĂȘncia de profissionais em vĂĄrios segmentos.
O governo do Estado precisa melhorar urgentemente o gerenciamento da rede. Mas, para mudar de fato o medĂocre patamar de qualidade da educação no paĂs, nĂŁo hĂĄ saĂda fora da qualificação e valorização do magistĂ©rio, de modo que passe a atrair os melhores alunos.
Isso depende, claro, de salĂĄrios atrativos, mas tambĂ©m de recompor o prestĂgio social que a carreira teve no passado. Este Ă© um desafio para a sociedade, e nĂŁo apenas para os governantes.
Editoriais - Fonte: Folha de S.Paulo - 26/04/12.
PROFESSORA PASQUALINA
BIENAL DO LIVRO MINAS 2012
A partir do dia 18 de maio, um grupo de escritores mineiros compartilharĂŁo suas experiĂȘncias na Bienal do Livro Minas 2012, que acontece no Expominas. Dois dos integrantes do Coletivo 21, Francisco de Morais Mendes e Antonio Barreto, participarĂŁo de sessĂŁo do CafĂ© LiterĂĄrio.
Criado em maio de 2011, o Coletivo 21 tem por objetivo ser um fórum permanente de troca de ideias e do "desejo de construir coletivamente um projeto, uma ação, um movimento", explica Adriano Macedo, coordenador do grupo.
Lupa - Fonte: O Tempo - 23/04/12.
Todos os detalhes: http://www.bienaldolivrominas.com.br/
Coletivo 21 - http://www.coletivo21.com.br/
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php