CRIATIVIDADE NO MARKETING CVI
29/01/2010 -
NOSSOS COLUNISTAS
PROPAGANDAS INTELIGENTES CVI (CURB - PUBLICIDADE SUSTENTĂVEL)
English:
http://www.mindthecurb.com/
See more:
http://www.mindthecurb.com/what-we-do-logrow.asp
http://www.mindthecurb.com/what-we-do-solar.asp
Pra que gastar papel e tinta pra fazer propaganda se vocĂȘ pode usar ĂĄgua, sol e grama? Ă assim que pensa a Curb, uma agĂȘncia de publicidade londrina.
A empresa se define como uma "agĂȘncia de mĂdia natual". Ou seja: sĂł cria campanhas baseadas em mĂdias que nĂŁo agridam o ambiente. DaĂ nasceram ideias como essas que vocĂȘ vĂȘ em cima.
1 - Uma aparada na grama e algumas pedras: estĂĄ lĂĄ um anĂșncio para a Adidas.
2 - Com madeira reciclada, uma lente de aumento e os raios de sol, fez-se Obama.
3 - Em vez de pintar, a Curb limpou o chĂŁo da rua para promover jogos de tĂȘnis em Londres.
Fonte: Super Interessante - Edição 275.
Site oficial:
http://www.mindthecurb.com/
Veja mais:
http://www.mindthecurb.com/what-we-do-logrow.asp
http://www.mindthecurb.com/what-we-do-solar.asp
PUBLICIDADE
O mercado publicitĂĄrio deve ficar aquecido em 2010. Os sindicatos de agĂȘncias de propaganda do paĂs apontam perspectiva de incremento no volume de negĂłcios acima de 10%, segundo levantamento da Fenapro (federação das agĂȘncias). JĂĄ foram observados a retomada da contratação e o aumento das solicitaçÔes para açÔes de marketing.
Mercado Aberto - Maria Cristina Frias - Fonte: Folha de S.Paulo - 27/01/10.
ABA e ABAP
"Propaganda faz a diferença" Ă© a mensagem da campanha lançada pela Associação Brasileira de AgĂȘncias de Publicidade (ABAP) e a Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) para valorizar a propaganda e acentuar a reflexĂŁo dos anunciantes pelo seu uso no incremento dos negĂłcios. A campanha, criada pela Almap, quer fazer reconhecer Ă publicidade o papel de "ferramenta fundamental da livre iniciativa e de respeito Ă liberdade de escolha do consumidor". O primeiro filme, de um total de seis, reapresentarĂĄ comerciais que fizeram histĂłria na recente cultura popular, como a frase âNĂŁo Ă© nenhuma Brastempâ, o âBonita camisa, Fernandinho...â, e âO primeiro sutiĂŁ ninguĂ©m esqueceâ.
Banco de Ideias - Luiz Tito - Fonte: O Tempo - 24/01/10.
EBAP
Os interessados em participar do 7Âș Encontro Brasileiro de AgĂȘncias de Publicidade (EBAP) jĂĄ podem fazer suas inscriçÔes pelo site www.setimoebap.com.br. O evento terĂĄ como principais temas a rentabilidade e o futuro das agĂȘncias de publicidade e serĂĄ realizado no Rio de Janeiro nos dias 4 e 5 de março. Pelo site, publicitĂĄrios e donos de agĂȘncias de todo o Brasil poderĂŁo ter acesso a programação, preços, temas e nomes de palestrantes.
Banco de Ideias - Luiz Tito - Fonte: O Tempo - 24/01/10.
ADM. MARIZETE FURBINO
http://www.marizetefurbino.com/ (Confira o logo do FM - http://www.marizetefurbino.com/parceiros.asp)
CONTRATE UM COACH JĂ!
Por Adm. Marizete Furbino
"Maestros não sabem como o oboé faz o seu trabalho, mas eles sabem com o que o oboé deve contribuir." (Peter Ferdinand Drucker)
O presente tema vem realçar a importùncia do coach (profissional orientador) no mundo dos negócios, pois vivemos em meio a uma era global, altamente competitiva, onde o momento atual passa e sofre reflexos de uma crise econÎmica de ordem mundial; assim, o empreendedor deve pensar rapidamente em contratar um coach para atuar em sua empresa de forma a auxiliå-lo a permanecer no mercado e assim, não naufragar junto às correntezas adversas que porventura surgirem. Trata-se, portanto, de uma atitude såbia, principalmente pela conjuntura em que estamos vivenciando.
Vale ressaltar que um coach irĂĄ atuar de forma a analisar e a avaliar a sua empresa de maneira criteriosa, observando suas fraquezas, bem como suas forças, mas enxergando as ameaças e as oportunidades, de forma a contribuir e muito no que tange Ă sua permanĂȘncia no mercado.
Assim, através do trabalho do coach a sua empresa terå maior probabilidade de alcançar os resultados esperados, aprendendo a planejar e a realizar estratégias para alcançar as metas desejadas.
Em adição, o coach, alĂ©m de ajudar a sua empresa a inserir as pessoas certas nos lugares certos, propiciarĂĄ capacitaçÔes necessĂĄrias ao desenvolvimento de toda a empresa, deixando bem claro para todos os componentes da empresa a importĂąncia de saber trabalhar em equipe, de saber dar e receber feedback e de exercer a função de forma a somar forças, habilidades, conhecimentos e talentos, trabalhando como um verdadeiro âtimeâ, onde todos possam de fato se interagirem, se inter-relacionarem e se integrarem, de forma a atuarem com comprometimento, motivação e envolvimento, em busca dos objetivos comuns da empresa.
Torna-se pertinente salientar que para que o coach exerça seu papel de forma brilhante, precisa da cooperação do coachee (cliente); assim, o coachee deve abrir de fato as portas da empresa para o coach, nĂŁo escondendo nenhuma situação, sendo totalmente transparente. Isto irĂĄ facilitar todo o coaching (processo de trabalho), uma vez que o coach trabalha em cima da realidade, fazendo o diagnĂłstico, bem como a anamnese de toda a empresa, procurando desta forma enxergar quais os problemas e entraves existem na empresa para que, com precisĂŁo, defina o momento no qual deverĂĄ exercer suas funçÔes e explorar o seu potencial. Ă seguramente dessa forma que todo o coaching resultarĂĄ em ĂȘxito.
A esse respeito, tem-se compreendido que um coach Ă© de fundamental importĂąncia para que sua empresa maximize produtividade e lucro e minimize tempo e custo, alĂ©m de contribuir para que sua empresa faça a diferença e obtenha a excelĂȘncia no seu segmento dentro das regras do mercado.
A rigor, pode-se dizer que, contratando um coach, vocĂȘ estarĂĄ contribuindo entĂŁo para o desenvolvimento e crescimento de sua empresa; portanto, vocĂȘ estarĂĄ fazendo um belo investimento. NĂŁo o encare como sendo um custo, pois, na realidade, sua empresa serĂĄ beneficiada de forma compensadora.
Nesse sentido, um coach nĂŁo somente ajudarĂĄ os lideres de sua empresa a enxergar o valor que possui os recursos humanos que a compĂ”em, como tambĂ©m os ensinarĂĄ a ouvir os seus profissionais, propiciando um ambiente aberto, flexĂvel, onde todos possam contribuir com suas idĂ©ias e ideais, compartilhando de todo o processo. Com essa estratĂ©gia, hĂĄ amplas chances de se banir a palavra medo impregnada no vocabulĂĄrio de seus colaboradores, mantendo assim um relacionamento aberto, baseado na confiança e no respeito mĂștuo, facilitando assim todo o processo de comunicação, colaboração e cooperação, alĂ©m de contribuir para manter e reter os grandes talentos ali existentes.
Releva destacar que o coach ativarĂĄ a memĂłria de seus gerentes quanto Ă importĂąncia de estar sempre aberto a fazer, conquistar e zelar pelo seu networking, utilizando-se estratĂ©gias de forma a ser sempre lembrado. Ă ainda de sua competĂȘncia mostrar tambĂ©m a importĂąncia da postura perante a vida profissional e pessoal, enfatizando a todos a necessidade do comportamento Ă©tico e coerente, assim como da atitude perante os demais parceiros na empresa, lembrando a todos da importĂąncia de se ter o equilĂbrio emocional diante tudo e de todos.
NĂŁo fosse suficiente o exposto acima, acrescento ainda o cuidado ao se contratar um coach. Antes de contratĂĄ-lo, o coachee deve verificar e enxergar de fato a sua real importĂąncia para a empresa, deverĂĄ conhecer o coach, deverĂĄ sensibilizar todos os gerentes quanto ao trabalho a ser desenvolvido, para assim nĂŁo haver nenhuma resistĂȘncia; ao contrĂĄrio, deixar claro para todos que o coach estarĂĄ na empresa para somar forças, âarrumar a casaâ de forma gradativa e dar sugestĂ”es de mudanças que achar necessĂĄrio, em prol do bem-estar da empresa, mas deixando claro tambĂ©m que quem irĂĄ implementar as idĂ©ias de mudanças serĂĄ a prĂłpria empresa e nĂŁo o coach.
Ă prudente ainda informar que o coaching a ser desenvolvido tem todo um plano a seguir com objetivos claros e bem definidos, tendo um prazo de trabalho a ser cumprido; sendo assim, precisa do apoio, da transparĂȘncia, da verdade e da compreensĂŁo de todos os componentes da âcasaâ, pois, somente com o apoio de todos os envolvidos o trabalho do coach, todo o processo irĂĄ fluir, desenvolver e render âfrutosâ Ă empresa.
16/08/2008 - Marizete Furbino, com formação em Pedagogia e Administração pela UNILESTE-MG, especialização em Empreendedorismo, Marketing e Finanças pelo UNILESTE-MG. à Administradora, Consultora de Empresa e Professora Universitåria no Vale do Aço/MG.
Contatos através do e-mail: marizetefurbino@yahoo.com.br
Reprodução autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado a autora e o site www.marizetefurbino.com e comunicada sua utilização através do e-mail marizetefurbino@yahoo.com.br
PROFESSOR X
O RANKING DA UNESCO
A qualidade da educação bĂĄsica no Brasil nĂŁo vai bem, todos sabem. Mas Ă© inegĂĄvel que nos Ășltimos anos houve progresso no que se refere ao acesso e Ă permanĂȘncia no ensino primĂĄrio. Atingiu-se a virtual universalização, com a chegada Ă s carteiras escolares das mais pobres entre as crianças pobres.
O mais recente ranking da Unesco, contudo, indica um retrocesso. A edição de 2010 do "RelatĂłrio de Monitoramento Global - Educação para Todos" rebaixou a educação brasileira do 76Âș para o 88Âș lugar na classificação geral.
Como a informação combina com a percepção geral de baixa qualidade do ensino, circulou sem a necessĂĄria consideração crĂtica. O demĂŽnio, porĂ©m, se oculta nos detalhes. E, nos compĂȘndios estatĂsticos lançados Ă mancheia por organizaçÔes multilaterais como a Unesco, os detalhes estĂŁo nos componentes dos indicadores usados na classificação e nas notas explicativas, que pouca gente lĂȘ.
O ranking se baseia em dados referentes a 2007 e num Ăndice composto de quatro subindicadores: atendimento no ensino fundamental, taxa de alfabetização de adultos, igualdade entre meninos e meninas no acesso Ă escola e proporção de alunos que completam a quarta sĂ©rie -a "taxa de sobrevivĂȘncia".
Foi este quarto componente o principal fator a fazer o Brasil cair 12 posiçÔes. Segundo a Unesco, a "taxa de sobrevivĂȘncia" teria baixado de 80,5% para 75,6%. Considerado sĂł este subindicador, a posição do paĂs seria ainda mais baixa (103ÂȘ). Uma nota explicativa minĂșscula na pĂĄgina 362 do relatĂłrio revela, porĂ©m, que o dado Ă© de 2004.
Em comunicado, o MinistĂ©rio da Educação (MEC) ressalvou a boa performance do paĂs nos primeiros trĂȘs indicadores, mas nĂŁo abordou diretamente a "taxa de sobrevivĂȘncia". Limitou-se a assinalar que mudanças no censo educacional eliminaram a dupla contagem de alunos, o que resultou numa queda artificial de matrĂculas de 2006 a 2007, e que a PNAD indica aumento contĂnuo da taxa de frequĂȘncia lĂquida na faixa de 7 a 10 anos -que alcançou 94,6% em 2008.
O Ăndice de Desenvolvimento da Educação BĂĄsica (Ideb), do MEC, foi de 3,8 (2005) para 4,2 (2007), ultrapassando a meta oficial de chegar a 3,9.
O contraste entre os nĂșmeros indica que talvez seja prudente confiar mais nos indicadores nacionais para avaliar a evolução da educação no Brasil. Sejam quais forem os dados, no entanto, os avanços no ensino fundamental jĂĄ nĂŁo sĂŁo suficientes para responder Ă s necessidades imediatas do paĂs.
Pesquisa do Ipea divulgada na semana passada indicava que, em 2007, apenas metade dos 10,2 milhĂ”es de jovens de 15 a 17 anos cursava o ensino mĂ©dio ou jĂĄ havia concluĂdo essa fase de estudos. O restante ainda frequentava as sĂ©ries do ensino fundamental ou jĂĄ havia abandonado a escola. Sem descuidar das conquistas nos primeiros anos de estudo, Ă© aĂ que devem se concentrar agora as atençÔes da sociedade e do governo.
Editoriais - Fonte: Folha de S.Paulo - 25/01/10.
Unesco - http://www.unesco.org/pt/brasilia/
PROFESSORA PASQUALINA
PROJETO GURI - ASSOCIAĂĂO OFERECE 46 MIL VAGAS EM AULAS DE MĂSICA
Estudantes de escolas pĂșblicas ou particulares do Estado de SĂŁo Paulo podem se inscrever para uma das 46 mil vagas em cursos de mĂșsica oferecidas pela Associação Amigos do Projeto Guri neste semestre.
A organização social de cultura, que conta com o apoio do governo do Estado, oferece aulas gratuitas de violino, guitarra, saxofone, bateria e de canto coral, entre outras, para alunos com idades de oito a 18 anos.
No curso de iniciação musical, a idade mĂnima requerida Ă© seis anos.
As inscriçÔes estarĂŁo abertas entre 1Âș e 12 de fevereiro, nos polos onde acontecem as aulas de mĂșsica. Eles podem ser consultados no site www.projetoguri.com.br.
As aulas começam no dia 22 de fevereiro, com uma semana de atividades de integração entre novos e antigos alunos. Na matrĂcula, o estudante deve estar acompanhado de pai ou responsĂĄvel.
Fonte: Folha de S.Paulo - 25/01/10.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php