O DIA DAS CRIANĂAS
10/10/2008 -
MANCHETES DA SEMANA
PROTEJA NOSSAS CRIANĂAS
SERVAS - Serviço VoluntĂĄrio de AssistĂȘncia Social. Combate Ă todas as formas de violĂȘncia contra crianças e adolescentes.
http://www.servas.org.br/interna.aspx?id=96
DIA DAS CRIANĂAS
O Dia das Crianças Ă© comemorado em vĂĄrios paĂses, em datas diferentes. No Brasil, o 12 de outubro foi criado na dĂ©cada de 1920, por iniciativa de um deputado federal. A iniciativa de criar um dia especialmente dedicado Ă s crianças foi do deputado federal Galdino do Valle Filho, ainda na dĂ©cada de 1920. Depois de aprovada pelos deputados, o 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nÂș 4867, de 5 de novembro de 1924.
Mas a data sĂł "pegou" mesmo em 1960, quando Eber Alfred Goldberg, diretor comercial da FĂĄbrica de Brinquedos Estrela, fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do BebĂȘ Robusto". Logo depois, as empresas decidiram criar a Semana da Criança, como meio de aumentar as vendas. Como a proposta surgiu no final de junho e os organizadores pretendiam fazer algo ainda naquele ano, o mĂȘs escolhido para a comemoração acabou sendo outubro. A idĂ©ia foi um ĂȘxito.
No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um Ășnico dia para a promoção e "ressucitaram" o antigo decreto. A partir daĂ, o 12 de outubro se transformou em uma das datas mais importantes do ano para o setor de brinquedos.
Fonte: http://www.klickeducacao.com.br
VISĂO MUNDIAL
Construindo um mundo melhor para nossas crianças.
http://www.visaomundial.org.br/visaomundial/
MISSĂO CRIANĂA
A Missão Criança foi escolhida como uma das 100 melhores organizaçÔes do terceiro setor do mundo.
http://www.missaocrianca.org.br/novo/
CRIANĂA FELIZ
Conheça um pouco da nossa história e faça parte dela, ajudando a fazer um final feliz.
http://www.criancafeliz.org.br/index.php
FLORESCER
A ONG Florescer atende cerca de 850 crianças de 06 a 16 anos.
http://www.ongflorescer.com.br/
OCAS - ORGANIZAĂĂO CIVIL DE AĂĂO SOCIAL
Saindo das ruas. Saiba mais sobre o projeto:
http://www.ocas.org.br/
ESCOLAS ANTECIPAM DIA DAS CRIANĂAS EM BH
Uma semana descontraĂda na escola, com atraçÔes, brincadeiras, jogos e uma programação que valorize a infĂąncia. Ă dessa forma que muitas instituiçÔes de Belo Horizonte estĂŁo recebendo os alunos para comemorar o Dia das Crianças. No colĂ©gio Padre EustĂĄquio, regiĂŁo Noroeste da capital, o clima jĂĄ esquentou com as comemoraçÔes. Anteontem, 230 crianças, de 2 a 6 anos, que estudam na unidade realizaram o "dia do esquisito". A garotada abusou da criatividade e foi para a escola com fantasias inusitadas. De presidiĂĄrio a super-herĂłi, era possĂvel encontrar de tudo. A coordenadora da educação infantil do colĂ©gio, RosĂ©lia Assis Azevedo, ressalta a importĂąncia de se comemorar o Dia das Crianças nas escolas."A aprendizagem se dĂĄ atravĂ©s do brincar. E com a brincadeira, ela constrĂłi conhecimento. Desenvolver atividades lĂșdicas durante essa semana valoriza a auto-estima das crianças, pois toda a equipe da escola a coloca em evidĂȘncia", avalia. No ColĂ©gio Magnum, no bairro Cidade Nova, na regiĂŁo Nordeste de Belo Horizonte, as 600 crianças da educação infantil terĂŁo oficinas de culinĂĄria, confecção de brinquedos, teatro e show de mĂĄgica.
Hellem Malta - Fonte: O Tempo - 09/10/08.
DIREITOS DAS CRIANĂAS
No dia 20 de novembro de 1959, a Assembléia Geral das NaçÔes Unidas divulgou a Declaração dos Direitos da Criança. A partir desta data, criou-se um padrão que o mundo todo deve perseguir:
1Âș Toda criança, sem exceção, sem distinção ou discriminação de raça, cor, sexo, lĂngua, religiĂŁo, opiniĂŁo polĂtica ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento ou qualquer outra condição, quer sua ou de sua famĂlia, terĂŁo os direitos abaixo assegurados.
2Âș A criança gozarĂĄ proteção especial e deverĂĄ ser feito tudo o que for possĂvel para que seu desenvolvimento fĂsico, mental, moral, espiritual e social seja atingido de forma sadia e normal e em condiçÔes de liberdade e dignidade.
3Âș Desde o nascimento, toda criança terĂĄ direito a um nome e a uma nacionalidade.
4Âș Toda criança tem direito a crescer e criar-se com saĂșde, com acesso a alimentação, habitação, recreação e assistĂȘncia mĂ©dica adequadas.
5Âș A criança incapacitada fĂsica, mental ou socialmente serĂŁo proporcionados o tratamento, a educação e os cuidados especiais a que necessita.
6Âș Para o desenvolvimento completo e harmonioso de sua personalidade, a criança precisa de amor e compreensĂŁo.
7Âș A criança terĂĄ direito a receber educação, que serĂĄ gratuita pelo menos no grau primĂĄrio. E tambĂ©m a oportunidade de brincar e divertir-se.
8Âș A criança estarĂĄ sempre entre os primeiros a receber proteção e socorro.
9Âș A criança nĂŁo pode trabalhar antes de completar 16 anos e nĂŁo pode ser explorada.
10Âș A criança tem proteção total contra atos que possam suscitar discriminação racial, religiosa ou de qualquer outra natureza.
Fonte: Terra.
UM MUNDO DE CRIANĂAS
No Dia das Crianças, aproveitamos para lançar um desafio para vocĂȘ, leitor. Que tal dar uma voltinha pelo globo terrestre e descobrir como vivem as crianças da AntĂĄrtica, da PolĂŽnia, do IrĂŁ, do Nepal e de muitas outras naçÔes? Calma! Essa viagem pode ser feita sem sair de casa, atravĂ©s de uma leitura prĂĄ lĂĄ de interessante.
Saiba que jĂĄ estĂĄ nas livrarias "Um Mundo de Crianças", da editora Panda Books, uma aventura pelo planeta afora. Seus autores Ana Busch e Caio Vilela viajaram por dezenas de paĂses e trouxeram de lĂĄ vĂĄrias fotos e tambĂ©m dicas de seus pequenos habitantes. Fazer essa viagem pelo mundo revelou que, embora de culturas diferentes, as crianças de paĂses distintos tĂȘm, sim, muito em comum. "No geral, a molecada estĂĄ sempre curiosa e disposta a conhecer o novo, o diferente, um hĂĄbito que os adultos acabam perdendo", explica Caio Vilela, que ficou responsĂĄvel por "clicar" meninos e meninas para as pĂĄginas do livro.
Acompanhando as belas imagens, vocĂȘ encontra tambĂ©m textos sobre o dia-a-dia das crianças das mais diferentes nacionalidades. Ă a oportunidade de saber, por exemplo, que as crianças que moram em uma regiĂŁo chamada Nunavut, no CanadĂĄ, precisam colocar muitos agasalhos antes de saĂrem para brincar. Isso porque o inverno lĂĄ Ă© rigoroso e sĂł hĂĄ luz solar duas horas por dia. Uma rotina muito diferente da vivida pelos meninos e meninas havaianas, que costumam ir Ă praia e gostam muito de churrasco de peixe.
As crianças da CorĂ©ia do Sul, porĂ©m, ganham no quesito hĂĄbitos diferentes. Quando vĂŁo ao cinema, por exemplo, elas nĂŁo levam pipoca, mas, sim, um saquinho de baratinhas bem fritas e crocantes para beliscarem. Esquisito? Que nada, sĂŁo apenas alguns dos hĂĄbitos das crianças que vivem em outros paĂses e que merecem ser conhecidos!
Fonte: O Tempinho - 11/10/08.
Um Mundo de Crianças (O livro) - http://i.s8.com.br/books_productdetails.asp?Query=&ProdTypeId=1&CatId=11826&PrevCatId=11821&ProdId=1897679
CURIOSIDADES SOBRE BRINQUEDOS
De astronauta a vegetariana, quase todas as meninas jĂĄ sonharam em ter uma Barbie em casa. A boneca foi apresentada ao pĂșblico pela primeira vez em 1959 em Nova York, e desde entĂŁo Ă© a preferida das meninas. JĂĄ a bola Ă© o brinquedo mais antigo do mundo. O objeto que embala sonhos de um dia ser famoso e rico por causa dos talentos em campo existe hĂĄ mais de 6.500 anos.
No Brasil, o jogo de botĂŁo surgiu pela primeira vez em 1930, quando um aluno de uma escola no Rio de Janeiro inventou moda ao arrancar os botĂ”es da cueca para brincar na grande base de madeira. Mais tarde os meninos começaram a jogar as partidas com os botĂ”es das calças. A reação da escola: proibiram o brinquedo. JĂĄ os primeiros carrinhos eram feitos de madeira e surgiram com a criação dos automĂłveis pela indĂșstria Renault. Atualmente, os carrinhos encontrados nas lojas sĂŁo de plĂĄstico, de metal ou acrĂlico. Mas os tradicionais de madeira tambĂ©m ainda podem ser encontrados.
Fonte: O Tempinho - 11/10/08.
MCB HOMENAGEIA AS CRIANĂAS
Museu da Casa Brasileira homenageia as crianças com oficina de xilogravura do AteliĂȘ Acaia, show de Badi Assad e apresentação de capoeira.
O Museu da Casa Brasileira, da Secretaria de Estado da Cultura, realiza dois eventos em homenagem ao Dia da Criança.
Dia 12, das 14h30 Ă s 17h30, o AteliĂȘ Acaia, dirigido pela artista plĂĄstica Elisa Bracher, faz no MCB uma oficina de xilogravura para crianças e jovens, de 11 a 17 anos. As inscriçÔes sĂŁo gratuitas e devem ser realizadas de 29/9 a 10/10, pelo telefone 3032-2499. SĂŁo 20 vagas. Ao mesmo tempo, no jardim de 6.600 metros quadrados do MCB, haverĂĄ uma apresentação de capoeira com mestre Geraldo e alunos do Acaia.
Nos Ășltimos cinco anos, Elisa Bracher manteve um vĂnculo intenso com os moradores da Favela da Linha, localizada no entorno do Ceagesp (Companhia de Entrepostos e ArmazĂ©ns Gerais de SĂŁo Paulo), no bairro Vila Leopoldina, em SĂŁo Paulo. Esse contato foi iniciado pela proximidade entre a comunidade e seu ateliĂȘ, que passou a chamar a atenção dos habitantes da regiĂŁo. Assim foi criado o AteliĂȘ Acaia, um espaço de convivĂȘncia e atividades que, atravĂ©s do ensino da arte, auxilia crianças e jovens que vivem no local e suas famĂlias. A exposição âA cidade e suas margensâ, em cartaz no MCB, traz fotos de Elisa Bracher da Favela da Linha e de locais de origem de seus moradores.
Dia 19, às 11h, Badi Assad e convidados fazem show em homenagem às crianças
O universo da criança e o que ela significa para o mundo Ă© o tema do espetĂĄculo de Badi Assad e seus convidados Fernanda de Paula (contadora de estĂłria, voz e percussĂŁo), Beto Angerosa (percussĂŁo) e Carlinhos Antunes (violĂŁo, viola, cuatro e nâgoni) no domingo, 19/10, Ă s 11hs, no terraço do MCB. O espetĂĄculo integra o projeto MĂșsica no Museu, que conta com apoio da Gerdau. Especialmente criado para esta apresentação, o show terĂĄ um repertĂłrio com mĂșsicas infantis, como âVamos nanar nenĂ©mâ e âBicharadaâ, compostas por Badi Assad, que nos palcos revela-se uma das artistas mais completas e virtuoses do momento. Com o encanto de uma diva, ela canta, dança, toca violĂŁo e transforma seu prĂłprio corpo numa percussĂŁo. Fernanda de Paula, cantora e contadora de histĂłria que acompanha Badi Assad nesse espetĂĄculo, vai nos brindar com a âHistĂłria dito e feitoâ, de origem norte-americana.
RepertĂłrio: The being between & eu te amo tanto (Badi Assad); O sol jĂĄ foi dormir (Badi Assad); Vamos nanar nenĂ©m (Badi Assad); Bicharada (Badi Assad); Eu serei qualquer coisa por vocĂȘ (Badi Assad); Drume negrita (folclore cubano); Male betulia (folclore mexicano); Maria rosa (Carlinhos Antunes);Cantigas de Burkina(dom.popular); BaiĂŁo de cinco (Gabriel Levy); O verde Ă© maravilha (Rui Mauriti); HistĂłria dito e feito (domĂnio pĂșblico) serĂĄ contada por Fernanda de Paula; Ai que saudade d'ocĂȘ (Vital Farias).
Serviço
Local: Museu da Casa Brasileira â Terraço - Av. Brig. Faria Lima, 2705 Tel. 3032-3727 Jardim Paulistano Site: www.mcb.sp.gov.br
Estacionamento: R$ 10,00
Visitação: de terça a domingo, das 10h às 18h
Ingresso: R$ 4,00 Estudantes R$ 2,00 Domingo sempre gratuito
Acesso a portadores de deficiĂȘncia fĂsica.
Visitas monitoradas: 3032-2564
Classificação indicativa: livre
www.acaia.org.br
tel: 011 3832 5804
Menezes Comunicação
Av. Pedroso de Moraes, 631 cj 93
05419-000 - SĂŁo Paulo - SP
tels. 11 3815-1243/0381 9983-5946
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