ROBOMANIA ANTICOLISĂO
08/10/2009 -
EU DIGITAL
EPOROS ROBOT NISSAN
English:
http://news.bbc.co.uk/2/hi/technology/8286500.stm
http://www.nissan-global.com/EN/NEWS/2009/_STORY/091001-01-e.html
A fabricante de carros japonesa Nissan apresentou Ă imprensa do paĂs a nova sĂ©rie de carros robĂŽs que possui tecnologia anticolisĂŁo. Os coloridos e simpĂĄticos robozinhos ganharam o nome de Eporos.
Os robÎs motorizados são equipados com sistemas de comunicação wireless, que permitem, por exemplo, medir a distùncia de um obståculo e mudar a rota automaticamente.
A montadora jå havia apresentado um carro robÎ com sistema parecido em setembro do ano passado, inspirado no sistema anticolisão das abelhas. Mas esta versão, que nasceu da observação de cardumes de peixes, tem uma capacidade muito maior de se desviar de barreiras dispostas num ùngulo de 180 graus.
A invenção permite também que vårios robozinhos possam correr lado a lado num caminho cheio de obståculos sem esbarrar uns nos outros. Cada aparelho pode mudar a direção automaticamente quando necessårio.
"Nós, do mundo motorizado, temos muito a aprender com o comportamento de um cardume de peixes em termos de liberdade e segurança que cada animal tem dentro do grupo", disse o gerente do laboratório de mobilidade da Nissan, Toshiyuki Andou.
A Nissan espera aplicar, num futuro prĂłximo, a tecnologia em carros de passeio e, assim, evitar acidentes.
A empresa vai fazer a primeira demonstração dos carros robÎs andando juntos na feira de tecnologia Ceatec Japan, que estå para começar capital japonesa.
Ewerthon Tobace â Fonte: Portal Terra â 01/10/09.
Mais detalhes:
http://news.bbc.co.uk/2/hi/technology/8286500.stm
http://www.nissan-global.com/EN/NEWS/2009/_STORY/091001-01-e.html
100 GREATEST HITS OF YOUTUBE IN 4 MINUTES...
HĂĄ dez anos, se uma mamĂŁe panda tomasse um susto com o espirro de seu filhote, provavelmente ninguĂ©m alĂ©m das testemunhas oculares riria com o fato. Hoje em dia, na era do YouTube e com a disseminação de cĂąmeras de vĂdeo em celulares, bobagens como essa viram campeĂ”es de audiĂȘncia, de dar inveja Ă novela das 8. Um usuĂĄrio do YouTube montou uma compilação dos cem vĂdeos mais famosos da internet, e o clipe ultrapassou rapidamente a marca de 1 milhĂŁo de acessos. AlĂ©m do susto da mamĂŁe panda, podemos lembrar outros clĂĄssicos, como a marmota dramĂĄtica e o gordinho Jedi. Para quem nĂŁo conhece, Ă© uma boa chance de se atualizar.
Confira o vĂdeo: http://www.youtube.com/watch?v=BudhFVnN2o0
Rafael Pereira - Bombou na Web (http://www.bombounaweb.com.br/) - Fonte: Ăpoca - Edição 594.
BOA NOITE, DURMA BEM
JĂĄ estĂĄ na rede o trailer do remake de "A Hora do Pesadelo", clĂĄssico que imortalizou Freddie Krueger como um dos vilĂ”es mais malignos do cinema. A julgar pelas cenas do vĂdeo, o filme tem potencial para deixar bastante gente de cabelo em pĂ© (e matar outros de rir, jĂĄ que Krueger, com seu visual tosco, continua meio ridĂculo).
Fonte: Folha de S.Paulo - 05/10/09.
Confira: http://www.youtube.com/watch?v=A4TkFCRXlO8
SEU NOME NA INTERNET
Este site faz uma varredura do seu nome na internet. O resultado Ă© um grĂĄfico que diz quem Ă© vocĂȘ. http://personas.media.mit.edu/.
Fonte: Super Interessante - Edição 270.
GAMES HISTĂRICOS
O Raposo Shopping (rod. Raposo Tavares, km 14,5, São Paulo, tel. 0/xx/11/3735-0780) promove até o dia 12 de outubro a exposição "A História dos Games". Os visitantes poderão conhecer a história dos videogames desde o Odyssey ao Playstation 3, aproveitando para testå-los na pråtica, por meia hora. Das 14h às 20h, de graça. 12 anos.
Fonte: Folha de S.Paulo - 05/10/09.
Mais detalhes: http://www.raposo.com.br/
SELEĂĂO BRASILEIRA
Foram escolhidos os brasileiros que vão representar o Brasil em novembro no World Cyber Games (campeonato mundial de games), em Chengdu (China). Segundo a organização do evento, 20 mil pessoas assistiram à final. São nove atletas, todos menores de 23 anos. Força no dedão!
Fonte: Folha de S.Paulo - 05/10/09.
O site oficial: http://www.wcg.com.pt/wcg_sp/grandfinal/gf_2009.php
RECORDE DE ACESSOS
O Portal da TransparĂȘncia â que divulga os gastos do governo federal â atingiu em setembro o recorde de visitantes em um Ășnico mĂȘs desde que foi criado, hĂĄ cinco anos, pela Controladoria Geral da UniĂŁo. O nĂșmero de visitas chegou a 2,2 milhĂ”es em 30 dias.
Aparte - Fonte: O Tempo â 06/10/09.
O Portal - http://www.portaltransparencia.gov.br/
PUBLICIDADE MAIOR NA INTERNET
O Reino Unido Ă© o primeiro do mundo a registrar gasto maior de publicidade na internet do que na televisĂŁo. No primeiro semestre, 23,5% das verbas publicitĂĄrias locais foram destinadas Ă web. A TV ficou com 21,9%. A GrĂŁ Bretanha Ă© a lĂder em publicidade online devido ao uso de redes sociais, banda larga rĂĄpida e popularidade de novos formatos de anĂșncios.
Plug @do - Fonte: O Tempo â 06/10/09.
EDITOR FAZ LIVRO ARTESANAL COM TECNOLOGIA DIGITAL
O editor Vanderley Mendonça, criador do selo DemÎnio Negro, ilustra bem as possibilidades do novo modelo de impressão digital. "A gente chama de "on demand", é uma mescla entre artesanal e os sistemas de impressão modernos", diz.
Ele acaba de lançar uma edição de "O Guesa", de Sousùndrade (1833-1902), em parceria com a editora Annablume. Os caracteres e a diagramação das påginas são semelhantes à composição tipogråfica utilizada no século 19. Mendonça acrescenta uma capa dura com tecido alemão impresso em prensa de tipos móveis.
"Somos da ĂĄrea de tecnologia grĂĄfica, usamos recursos que permitem que nosso tipo de publicação nĂŁo fique igual a dos outros. O miolo Ă© todo digital, o que permite usar uma gama de papel muito grande. Usamos essas possibilidades e damos um acabamento mais artĂstico e menos convencional."
Além disso, existe a questão econÎmica. "Poesia não tem como fazer 10 mil, 5.000, 3.000 exemplares. A impressão "on demand" veio para isso", diz.
"As tecnologias novas barateiam, mas ainda nĂŁo tĂȘm o nĂvel de qualidade dos sistemas antigos", diz. "A impressĂŁo digital nĂŁo Ă© melhor que a off set. As tintas nĂŁo resistem a certas intempĂ©ries. Mas as [impressoras] mais modernas encadernam e costuram. JĂĄ uma impressĂŁo tipogrĂĄfica antiga dura 500 anos, mais do que o off set."
Para Mendonça, a impressĂŁo sob encomenda tambĂ©m permite a economia de papel, jĂĄ que os estoques diminuem. "No CanadĂĄ e na Alemanha, economizar papel Ă© uma polĂtica social. A questĂŁo ecolĂłgica Ă© muito importante. E os alemĂŁes, como criadores das artes grĂĄficas modernas, usam um acabamento mais sofisticado". "No CanadĂĄ nĂŁo existe mais o sistema convencional", afirma.
O selo DemÎnio Negro ainda pretende lançar "ReDuchamp", de Augusto de Campos, "99 Poemas", do catalão Joan Brossa, e "Pedra de Sol", de Octavio Paz. (MS)
Fonte: Folha de S.Paulo - 03/10/09.
PLAYLIST â SELEĂĂES MUSICAIS
Se vocĂȘ nĂŁo tem pretensĂ”es de se apresentar para plateias nem de criar suas prĂłprias composiçÔes, pode se arriscar na ĂĄrea de seleçÔes musicais. Diversos sites na internet ajudam os fĂŁs de mĂșsica a compilar seleçÔes, que podem ser colocadas em sites e blogs.
O Grooveshark (http://www.grooveshark.com) Ă© um dos mais prĂĄticos do gĂȘnero. O site permite que vocĂȘ escute mĂșsica sob demanda -ou seja, sem baixĂĄ-la para o seu computador. "Encontre qualquer mĂșsica do mundo e escute-a instantaneamente", "seja apresentado a novas mĂșsicas e a novos amigos" e "adicione faixas e tenha acesso a elas de qualquer lugar" sĂŁo os motes do site.
Para começar a fazer sua playlist, cadastre-se no site. Em seguida, digite na caixa de busca o nome da mĂșsica ou do artista que vocĂȘ quer ouvir. Assim que o resultado aparecer, vocĂȘ terĂĄ opçÔes como ouvir, compartilhar, colocar em um site, marcar como favorito ou, finalmente, adicionar a uma playlist. Fazendo isso, uma caixinha se abre. Clique em Create new e dĂȘ um nome Ă sua seleção. Em seguida, escolha mais mĂșsicas e vĂĄ adicionando-as Ă sua playlist.
Quando se der por satisfeito, clique no seu login, opção que fica do lado direito. VĂĄ a View Music e Playlist. Selecione sua mais nova criação e clique na seta Embed, que vai levĂĄ-lo Ă criação de um widget, o que vai permitir que vocĂȘ coloque a seleção em seu blog.
Escolha entre Mirror Changes e Copy Songs, selecione o estilo do tocador que vai aparecer na pĂĄgina e clique em Next Step. Se nĂŁo quiser fazer mais modificaçÔes, clique em Finish. O programa estarĂĄ pronto e vocĂȘ terĂĄ a opção de colocĂĄ-lo em diversos sites, como Blogger, Wordpress, Live Spaces, MySpace, iGoogle e Orkut.
Outras opçÔes para criar playlists são o http://Blip.fm, o Slacker (http://www.slacker.com/) e o 8tracks (http://8tracks.com). Em todos os casos, faça seu cadastro e siga os passos.
Podcast
Para quem gosta de podcasts, hĂĄ opçÔes como o Podomatic (http://www.podomatic.com), que permite criar, mixar, hospedar e compartilhar seleçÔes diretamente na internet. Para usar o serviço gratuito, basta se cadastrar. Nesse momento, vocĂȘ tambĂ©m escolhe a URL do seu podcast. Por exemplo: seunome.podomatic.com. Se vocĂȘ quiser fazer locução, vai precisar ter um microfone.
Em seguida, vĂĄ a My Podcast e a Post New Episode. VocĂȘ tem como opçÔes usar o Flash uploader -uma janela se abrirĂĄ e vocĂȘ poderĂĄ subir arquivos de atĂ© 350 Mbytes; escolher arquivos de seu micro; e gravar voz, entre outras.
DĂȘ nome ao seu podcast e adicione uma descrição. VocĂȘ pode incluir uma foto e acrescentar tags, etiquetas que tornam seu podcast mais localizĂĄvel pelos demais usuĂĄrios.
Para finalizar, clique em Post Episode. Espere um pouco para que os arquivos sejam processados e veja o resultado. Basta clicar no Play para ouvir a seleção. VocĂȘ ainda pode postar o podcast em redes sociais, colocĂĄ-lo em sites e ver estatĂsticas sobre ele.
Daniela Arrais - Fonte: Folha de S.Paulo â 07/10/09.
ĂLBUNS DE NOVATOS
Fazer do internauta um produtor musical Ă© a proposta do site holandĂȘs SellaBand (http://www.sellaband.com/), que desafia o usuĂĄrio a atuar como empresa de discos, descobrindo a "estrela de amanhĂŁ".
O site Ă© dividido em duas categorias, os artistas e os "believers" (os que acreditam nos artistas). O artista faz seu perfil e oferece algumas mĂșsicas para serem baixadas. Se o internauta acreditar no potencial do artista, pode investir nele, comprando cotas, que custam US$ 10 cada uma.
O artista que conseguir um investimento de US$ 50 mil ganha a produção de um CD. A renda é dividida igualmente entre o artista, os seus apoiadores e o SellaBand. Segundo o site, que estå no ar desde 2006, mais de 20 artistas, de nove nacionalidades, jå gravaram um CD financiado dessa forma.
Concorrente do SellaBand, o site francĂȘs http://www.mymajorcompany.com/ revelou o cantor GrĂ©goire no ano passado. Em menos de cinco meses, GrĂ©goire reuniu 70 mil, com 347 investidores. O ĂĄlbum dele virou disco de diamante, e os internautas/produtores receberam 53 por cota de 10 -um lucro de mais de 400%.
O britùnico http://www.slicethepie.com/ é outro exemplo desse modelo de atuação.
JĂĄ o francĂȘs http://www.kisskissbankbank.com/, criado no mĂȘs passado, propĂ”e investir em artistas conhecidos. "Somos uma plataforma de relacionamento entre internautas e produtores profissionais", diz Vincent Ricordeau, presidente do site.
DJ SOUND
Com notĂcias, agenda, comunidade de DJs, entrevistas e diversas outras seçÔes, o DJ Sound (http://djsound.virgula.uol.com.br/) tambĂ©m tem seção de downloads, com programas de criação de mĂșsica e som, por exemplo.
FINETUNE
Para mudar o jeito como vocĂȘ ouve mĂșsica, o Finetune (http://www.finetune.com/) propĂ”e uma experiĂȘncia mais completa. VocĂȘ digita o nome de um DJ e recebe informaçÔes como sua discografia e que artistas tĂȘm relação com ele. TambĂ©m vĂȘ quais sĂŁo suas faixas mais populares e quem sĂŁo seus fĂŁs. Ă preciso fazer cadastro.
Phalene de la Valetter - Fonte: Folha de S.Paulo â 07/10/09.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php