TURMAS CEARENSES
19/11/2013 -
TURMAS DO FM
CUMBUCO OFERECE LAGOA, MAR, DUNAS E MUITO VENTO
English:
Folha.uol.com.br/en/cumbuco
Cumbuco â
Portalcumbuco.com.br
Cumbuco-ceara.com.br
Facebook/Whatsonincumbuco
Facebook/Cumbuco.CE
Sensação do litoral, praia fica a apenas 25 km do centro de Fortaleza, numa região repleta de atividades 'radicais'.
Visitantes podem recorrer a ĂŽnibus de linha ou a pacotes de agĂȘncias de turismo, que fazem o percurso.
A apenas 25 km do centro de Fortaleza, a praia de Cumbuco, no Cearå, é a escolha de quem busca emoção no próximo verão, com um cardåpio repleto de atividades "radicais" --graças às dunas, ondas e ventos que compÔem a paisagem-- ou simplesmente para quem prefere se esticar na areia e não fazer nada.
Para o primeiro grupo, o forte Ă© o kitesurfe, esporte que a cada temporada ganha novos adeptos no paĂs.
Hå ainda passeio de buggy, verdadeira montanha-russa nas dunas, que inclui o esquibunda'' (descer uma duna sentado em uma prancha), toboågua, tirolesa, jangada, banana boat (espécie de barco inflåvel puxado por lancha), caiaque e outras.
As dunas jå compensam a visita. Suas subidas levam a visÔes panorùmicas da praia e de extensas lagoas cercadas pela vegetação do semiårido cearense. à nelas que o visitante pode se refrescar, nas åguas geladas sob um sol escaldante na casa dos 30°C.
Descendo das dunas atĂ© a praia, os coqueiros se tornam predominantes e disputam o cĂ©u com as pipas do kitesurfe, esporte muito popular em Cumbuco, no qual se usa uma prancha e uma pipa para ser impulsionado pelo vento e fazer manobras nos ares. Na praia, o visitante tem a opção de aproveitar a boa infraestrutura turĂstica das barracas, que oferecem atĂ© piscina, ou procurar trechos menos movimentados seguindo em direção Ă Barra do Cauipe, onde predomina o visual do mar azul-claro e dos coqueiros ao fundo.
A parada obrigatória é na lagoa da Barra do Cauipe, onde mar e lagoa dividem a paisagem com distùncia de poucos metros entre um e outro. O banho na lagoa é ainda mais gelado do que o de mar, mas o banhista disputarå espaço com kitesurfistas.
O mar, vale ressaltar, Ă© agitado e mais indicado para a prĂĄtica de surfe e kitesurfe.
Foi justamente o "kite" que hĂĄ pouco mais de cinco anos provocou um boom no turismo de Cumbuco, atraindo visitantes de todo o mundo interessados no vento do litoral cearense. Atualmente, Cumbuco tem boa infraestrutura turĂstica, com restaurantes, hotĂ©is, pousadas e barracas de praia. Faz parte do municĂpio de Caucaia (regiĂŁo metropolitana de Fortaleza).
Como o local Ă© perto da capital cearense, fica fĂĄcil ir e voltar no mesmo dia. HĂĄ ĂŽnibus de linha e pacotes de agĂȘncias de turismo que fazem esse percurso.
AlĂ©m dos turistas, os fortalezenses sĂŁo presença constante em Cumbuco. "EstĂĄ crescendo aqui o nĂșmero de empreendimentos imobiliĂĄrios de apartamentos e casas de veraneio para os moradores de Fortaleza", diz o secretĂĄrio de Turismo de Caucaia, Silvio Lobato.
DĂ UMA ESTICADINHA
Quem procura tranquilidade também tem boas opçÔes nos arredores de Cumbuco.
Uma delas Ă© a lagoa do Banana, a cerca de 5 km do centro de Cumbuco. LĂĄ, os visitantes podem aproveitar um banho nas ĂĄguas calmas ou relaxar nas redes montadas nas ĂĄreas dos restaurantes.
Durante a semana, o local tem pouco movimento e permite um descanso mais tranquilo, porém, costuma encher aos fins de semana.
TambĂ©m hĂĄ, pouco antes do Cumbuco, a praia de IcaraĂ, com trechos praticamente desertos. Isso porque IcaraĂ vive uma fase de decadĂȘncia, por causa do avanço do mar em direção ao continente, que afastou banhistas e as barracas de praia. Atenção: a marĂ© Ă© muito agitada e torna o banho de mar perigoso.
Aguirre Talento â Fonte: Folha de S.Paulo â 07/11/13.
Cumbuco â
Portalcumbuco.com.br
Cumbuco-ceara.com.br
Facebook/Whatsonincumbuco
Facebook/Cumbuco.CE
BIBLIOTECA DAS TURMAS DO FM
SĂO PAULO: UMA INTERPRETAĂĂO
A histĂłria do caos urbano...
Mais de 11 milhĂ”es de brasileiros decidiram fazer de SĂŁo Paulo sua casa e, ainda assim, ao ouvir qualquer um deles falar, parece nĂŁo haver razĂŁo para viver em uma cidade tĂŁo fraca em atrativos, tĂŁo atribulada em seus problemas. âSĂŁo Paulo, Uma Interpretaçãoâ, do urbanista Jorge Wilheim, traz a histĂłria da formação da maior cidade do Brasil e seus defeitos, desde a Ă©poca da aldeia do cacique Tibiriçå. AtravĂ©s do livro do urbanista, descobre-se como a malha viĂĄria e o transporte coletivo insuficientes surgiram â e como a cidade tomou suas feiçÔes quase caĂłticas. TambĂ©m sĂŁo discutidos diversos projetos de reforma, que nĂŁo deram resultado ou nĂŁo saĂram do papel.
São Paulo: Uma Interpretação
Jorge Wilheim
Senac
240 pĂĄginas
Fonte: Aventuras na HistĂłria â Edição 123 â Outubro 2013.
Detalhes:
Editorasenacsp.com.br/SP
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php