O POVO E O PODER
22/10/2008 -
EDITORIAL
SerĂĄ que o povo brasileiro tem realmente o poder com a Democracia?
Dia 25/10 Ă© o Dia da Democracia. Na democracia, como se disse, o poder vem do povo ("demos" = povo e "kratos" = poder). Os governantes sĂŁo eleitos por um perĂodo limitado de tempo e sua atuação sempre estĂĄ subordinada Ă lei, ou seja, a uma ordem jurĂdica. Nasceu na GrĂ©cia, no sĂ©culo 6 a.C., onde o povo se reunia na ĂĄgora, que era a praça pĂșblica de Atenas, e deliberava sobre as questĂ”es relacionadas Ă cidade e, o voto era direto. Atualmente as democracias sĂŁo representativas. O povo vota em pessoas que os representam no governo. Da democracia direta passamos Ă democracia representativa.
Nesse dia 26/10, muitas cidades do paĂs tĂȘm as eleiçÔes para prefeitos em segundo turno e, se o pensamento estiver voltado apenas para o perĂodo eleitoral, nĂŁo hĂĄ dĂșvidas que o povo tem o poder.
Ocorre que Democracia nĂŁo Ă© sĂł votar, Ă© muito mais. Democracia Ă© escola para todos, condiçÔes de vida digna para o povo, saĂșde pĂșblica de boa qualidade, futuro para os jovens, trabalho, moradia, segurança, esperança. NĂŁo se vive numa democracia plena se hĂĄ injustiça, desigualdade, corrupção e violĂȘncia. Para que essa plenitude seja conseguida Ă© necessĂĄrio haver um mĂnimo de igualdade social, com acesso Ă educação, renda e emprego.
A vida polĂtica, numa democracia, se faz com a participação de todos, todos os dias, com pessoas participando de movimentos sociais, de entidades estudantis, de grupos profissionais, de sindicatos, de partidos polĂticos, de organizaçÔes nĂŁo governamentais, de ĂłrgĂŁos de imprensa e de tantos outros grupos para pressionar, discutir, reivindicar, sugerir e cobrar açÔes dos governantes.
Esse Ă© o caminho para que o povo brasileiro tenha realmente o poder nas mĂŁos.
Educação, Paz, SaĂșde e Democracia para todos!
"O pessimista vĂȘ a dificuldade em cada oportunidade. O otimista, a oportunidade em cada dificuldade." (Albert Flanders)
Foto: Partenon, templo construĂdo no sĂ©culo V antes de Cristo, no alto da AcrĂłpole, em Atenas, em homenagem Ă deusa Atena, tornou-se sĂmbolo da arquitetura grega clĂĄssica e da Democracia.
Fontes de pesquisa:
UOL Educação - http://educacao.uol.com.br/
Portal da Democracia - http://www.portaldademocracia.org.br/
A Nova Democracia - http://www.anovademocracia.com.br/
DEMOCRACIA BRASIL - http://www.democraciabrasil.com.br/
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php