A QUESTĂO SANITĂRIA
13/09/2013 -
MARILENE CAROLINA
VASO SANITĂRIO PRODUZ ĂGUA, ADUBO E ENERGIA
English:
http://10ebgspedro.weebly.com/5/archives/09-2013/1.html
Bill and Melinda Foundation â
http://www.gatesfoundation.org/
Facebook.com/billmelindagatesfoundation
Popular Science â
https://www.facebook.com/#!/PopSci?fref=ts
Parece mentira, mas infelizmente cerca de 2,6 bilhĂ”es de pessoas no mundo nĂŁo tĂȘm acesso a um sanitĂĄrio. Para tentar melhorar essa situação, a Fundação Bill e Melinda Gates doou oito bolsas de estudo no ano passado para cientistas e engenheiros com o objetivo de inventarem um vaso sanitĂĄrio que poderia funcionar sem ĂĄgua encanada, sistema de esgoto ou eletricidade. O vaso tambĂ©m deveria custa menos de 5 centavos de dĂłlar por dia para operar.
Com o financiamento, os cientistas trabalham para utilizar processos como a evaporação, combustĂŁo, a pirĂłlise (reação de decomposição que ocorre pela ação de altas temperaturas) e a digestĂŁo anaerĂłbia de microrganismos para transformar os resĂduos dos banheiros em trĂȘs recursos essenciais: ĂĄgua, fertilizantes e combustĂvel.
⹠Vaso sanitårio de Bill Gates cozinha dejetos, gera energia, é barato⊠e não roda Windows
Assim como a separação entre plåstico, papel e todos os outros materiais reciclåveis torna a reciclagem mais eficiente, o simples fato de isolar a urina das fezes faz com que a produção de fontes de energia, fertilizantes e ågua estéril (que pode ser utilizada para irrigação) seja mais eficaz.
Na Europa, jĂĄ Ă© comum encontrar vasos sanitĂĄrios que separam a urina das fezes. Agora, os cientistas projetaram um banheiro para separar as ĂĄreas sem ĂĄgua corrente, o que inclui uma bomba de mĂŁo para operar tubos que eliminam os resĂduos indesejados.
âą Tampas de plĂĄstico podem funcionar para tratamento de esgoto
O recipiente da urina possui apenas um destino: a evaporação. O xixi Ă© aquecido pela cĂąmara de combustĂŁo e evapora (1 litro de urina requer 620 calorias para evaporar), deixando para trĂĄs sais e nutrientes. O nitrogĂȘnio, o fĂłsforo e o potĂĄssico acabarĂŁo fazendo parte do fertilizante. A ĂĄgua, condensada, Ă© coletada em um tanque vizinho.
As fezes passam por trĂȘs processos: a combustĂŁo, a pirĂłlise e a digestĂŁo anaerĂłbia. No primeiro, sĂŁo misturadas a materiais como cinzas resultantes da combustĂŁo da madeira, cascas de arroz e terra para secar antes de serem queimadas na jĂĄ mencionada cĂąmara de combustĂŁo. Desse processo, resultam cinzas, Ășteis como fertilizante, e calor, que serĂĄ aproveitado para a produção de energia.
Na pirĂłlise, as fezes sĂŁo secas e entĂŁo aquecidas em uma cĂąmara livre de oxigĂȘnio a quase 550°C. Com isso, cria-se o âbiocarvĂŁoâ (conhecido internacionalmente como âbiocharâ), um carvĂŁo de alta qualidade que Ă© capaz de agir como uma esponja para absorver nutrientes do solo. O monĂłxido de carbono e o hidrogĂȘnio da combustĂŁo tambĂ©m sĂŁo utilizados como fonte de energia.
âą Super vaso sanitĂĄrio transforma fezes em eletricidade e fertilizante
A Ășltima e mais complexa fase Ă© a da digestĂŁo anaerĂłbia. Uma bactĂ©ria anaerĂłbia decompĂ”e as fezes em nutrientes e ĂĄcidos orgĂąnicos, tais como o vinagre, que pode ser transformado em metano ou em gasolina. O resĂduo indesejado Ă© filtrado por uma ultra-membrana, transformando-o em um lĂquido estĂ©ril adequado para a fertilização. Os microrganismos presentes convertem as sobras em metano â prĂłprio para a produção de energia.
A outra alternativa da digestĂŁo anaerĂłbia envolve o iodofĂłrmio, substĂąncia usada como antissĂ©ptico em hospitais, interrompe a produção de metano. A ĂĄgua e os sais sĂŁo separados e uma quantidade de calcĂĄrio Ă© adicionada e entĂŁo aquecida. A adição de gĂĄs hidrogĂȘnio produz ĂĄlcool isopropĂlico, que, ao passar pelo catalisador de argila, vira gasolina.
A gasolina se soma ao metano, o monĂłxido de carbono, o hidrogĂȘnio e o calor â resultado dos demais processos â para a produção de energia. Essa energia, por sua, vez, Ă© o que alimenta e aciona a evaporação no reservatĂłrio de urina. E o ciclo se reinicia.
Fonte: Portal HypeScience (Colaboração: A. M. Borges)
http://10ebgspedro.weebly.com/5/archives/09-2013/1.html
Bill and Melinda Foundation â
http://www.gatesfoundation.org/
Facebook.com/billmelindagatesfoundation
Popular Science â
https://www.facebook.com/#!/PopSci?fref=ts
O ORIENTADOR âPIRAâ
Esse post foi escrito com uma finalidade: mostrar o que pode acabar com o humor do seu orientador. Consequentemente, vamos te ajudar a evitar possĂveis transtornos durante a pĂłs-graduação (que jĂĄ Ă© ĂĄrdua por si sĂł).
Claro que toda regra tem uma exceção mas, no geral, orientador é tudo igual!
Existe orientador que leva na rédea curta, outros que nem rédeas colocam⊠Tem o amigão da galera e o que tem a fama de carrasco! Mas quando envolve dissertação/tese, artigos e reuniÔes eles ficam todos iguais!
Então⊠FICA A DICA!
1 â Prazo de entrega de relatĂłrios/dissertação/tese
JĂĄ pensou na alegria do seu orientador quando vocĂȘ furar a data que programou? Ele vai ter que gastar o precioso tempo dele enviando um e-mail pra te cobrar.
Tudo isso pode piorar se o relatĂłrio que ele pediu for pra enviar junto com o projeto dele para a agĂȘncia financiadora!
2 â âTĂĄ sertoâ
Ce iço te irrita, imajina como o seu orientador vai ficar cuando corrigir sua dissertação xeia de erros?
3 â InglĂȘs âThe book is on the tableâ
âŠe na hora de escrever o artigo vocĂȘ percebe que sĂł passou na proficiĂȘncia porque liberaram o uso do dicionĂĄrio e o orientador vai ter um trabalho enorme pra reescrever tudo!
4 â ReuniĂŁo
Ai o Sr. Orientador marca uma reuniĂŁo com vocĂȘ e vocĂȘâŠ:
a) nĂŁo aparece e envia um e-mail em cima da hora;
b) nĂŁo comparece porque estĂĄ de ressaca ou tem aniversĂĄrio da tia-avĂł da irmĂŁ da cunhada da sua namorada (e dĂĄ essa justificativa por e-mail);
c) comparece e esquece de levar tudo o que ele te pediu.
5 â O dono da verdade
Errar é humano, mas esfregar na cara do orientador que ele estå errado⊠é mortal!
Ou jĂĄ pensou se vocĂȘ ficar interrompendo o raciocĂnio dele como se estivesse tentando adivinhar o que ele vai falar?
Se ele nĂŁo ficar bravo, vai ficar com a certeza de que vocĂȘ Ă© um chato!
E aĂ⊠O que vocĂȘ jĂĄ fez que tirou seu orientador do sĂ©rio?
Obs 1: Não nos responsabilizamos se alguém usar este post para o mal!
Obs 2: Orientador, me perdoe pelas vezes que te irritei!
Por Bianca Trama - Fonte: PĂłs Graduando - 09/09/13.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php