DIA MUNDIAL SEM TABACO
03/06/2010 -
MANCHETES DA SEMANA
GĂNERO E TABACO COM UMA ĂNFASE NO MARKETING PARA MULHERES
English:
http://www.who.int/tobacco/communications/events/wntd/en/index.html
http://www.who.int/mediacentre/events/annual/wntd/en/index.html
Em 1987, a AssemblĂ©ia Mundial de SaĂșde criou o Dia Mundial sem Tabaco que passou a ser comemorado anualmente no dia 31 de maio. Desde entĂŁo, a Organização Mundial da SaĂșde (OMS) articula esta atividade em todo o mundo, definindo um tema a ser abordado a cada ano.
Para 2010, o tema escolhido foi "GĂȘnero e tabaco com uma ĂȘnfase no marketing para mulheres". A data direciona a atenção Ă s mulheres, buscando protegĂȘ-las das estratĂ©gias de marketing da indĂșstria do tabaco, que visa aumentar a comercialização de seus produtos entre o sexo feminino.
Agressivamente e de uma forma constante, a indĂșstria do tabaco procura novos usuĂĄrios para repor o contingente populacional que conseguiu se desvencilhar do vĂcio de fumar. Entre os seus muitos objetivos, o de agregar mais mulheres entre os fumantes constitui um dos maiores. Isso ocorre em razĂŁo do nĂșmero de mulheres ser relativamente menor que o dos homens entre os fumantes â estima-se que entre 1 bilhĂŁo de fumantes no mundo, apenas 200 milhĂ”es sĂŁo mulheres - o que as tornam uma grande possibilidade de expansĂŁo do mercado consumidor de produtos de tabaco. Enquanto a epidemia de tabagismo entre os homens estĂĄ em declĂnio lento em alguns paĂses, em outros ela estĂĄ aumentando entre as mulheres.
O futuro da epidemia global do tabaco entre as mulheres pode ser visto nos hĂĄbitos das meninas de hoje. Em vĂĄrias partes do mundo o consumo de produtos de tabaco entre as jovens tem sido incrementado. O fato aponta para a possibilidade de aumento de prevalĂȘncia entre as mulheres do futuro, jĂĄ que os adolescentes que fumam sĂŁo susceptĂveis a se tornarem fumantes regulares na vida adulta.
Dos mais de cinco milhĂ”es de pessoas que morrem a cada ano pelo uso do tabaco, cerca de 1,5 milhĂ”es sĂŁo mulheres. A menos que sejam tomadas medidas urgentes, o uso do tabaco poderĂĄ matar mais de oito milhĂ”es de pessoas atĂ© 2030, dos quais 2,5 milhĂ”es serĂŁo mulheres. Cerca de trĂȘs quartos dessas mortes poderĂŁo ocorrer em mulheres de baixa renda e nos paĂses de renda mĂ©dia. Cada uma destas mortes prematuras poderem ser evitadas.
Neste ano, a campanha tem como objetivo chamar a atenção sobre os efeitos negativos do marketing direcionado para mulheres e meninas. Nessa perspectiva, a intenção Ă© mobilizar os 170 Estados Partes da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco, para que proĂbam totalmente a propaganda e a promoção de produtos de tabaco, assim como o patrocĂnio de eventos por esses produtos.
O Dia Mundial Sem Tabaco 2010 ressalta os danos que o marketing do tabaco causa Ă s mulheres. Ao mesmo tempo, procura tornar os homens mais conscientes da sua responsabilidade de evitar o tabagismo entre as mulheres com quem vivem e trabalham.
O controle da epidemia do tabaco entre as mulheres Ă© uma parte importante de qualquer estratĂ©gia de controle do tabaco. Como diretora geral da OMS, Margaret Chan, disse: "Proteger e promover a saĂșde das mulheres Ă© crucial para a saĂșde e desenvolvimento - nĂŁo sĂł para os cidadĂŁos de hoje, mas tambĂ©m para os das geraçÔes futuras".
Para 2010, a OMS produziu uma sĂ©rie de materiais que estĂĄ sendo adaptado para a RegiĂŁo das AmĂ©ricas, para que possam ser utilizados pelos paĂses. O material grĂĄfico enfatiza o contraste da beleza feminina com os danos causados pelo uso do tabaco, associando o vĂcio ao slogan da campanha: Fumar Ă© feio!!!
No Brasil, felizmente, a prevalĂȘncia de tabagismo vem caindo, conforme dados da Ășltima pesquisa do MinistĂ©rio da SaĂșde realizada em parceria com o IBGE (Pesquisa Nacional por Amostra de DomicĂlios - Tabagismo - 2008), no entanto, a redução da prevalĂȘncia entre mulheres foi menor do que entre homens. Em algumas regiĂ”es as meninas estĂŁo experimentando cigarros com maior freqĂŒĂȘncia do que os meninos, provavelmente sob a influĂȘncia do marketing para produtos de tabaco, ainda permitido no Brasil.
Fonte: http://new.paho.org/bra/
O FUMO E AS MULHERES
A Organização Mundial da SaĂșde escolheu para este ano a temĂĄtica mulheres e a indĂșstia do tabaco para a campanha global do Dia Mundial Sem Tabaco 2010, que acontece anualmente no dia 31 de maio.
Leia mais:
http://www.prdu.unicamp.br/vivamais/dia_mundial_sem_tabaco/2010/index.html
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php