BERĂO DA CIVILIZAĂĂO II
21/05/2007 -
NOSSOS COLUNISTAS
O INTRIGANTE IRAQUE II
VocĂȘ sabia que a terra onde se disputa uma guerra com interesses mundiais em razĂŁo do petrĂłleo possui memorĂĄveis histĂłrias e mitos da civilização? Se vocĂȘ nĂŁo sabe, veja a seguir:
O jardim do Ăden era no Iraque.
(Colaboração: Waldeyr)
PROFESSOR X
AlĂŽ pessoal,
Nessa edição vamos resolver o desafio da semana passada. VocĂȘs lembram da questĂŁo? NĂŁo? EntĂŁo, vejam a questĂŁo novamente e logo abaixo a solução. Divirtam-se.
QuestĂŁo da prova do ITA
Rasgue a mente! A questĂŁo abaixo caiu na prova do ITA do ano passado, portanto aĂ vai um exemplo para os que almejam estudar nas melhores universidades do paĂs, ok? Pura matemĂĄtica.
Uma mĂŁe Ă© 21 anos mais velha que o filho.
Daqui hĂĄ seis anos a mĂŁe terĂĄ uma idade 5 vezes maior que o filho.
Pergunta : Onde estĂĄ o pai agora ?
HĂĄ que fazer alguns cĂĄlculos para obter a resposta.
Por mais incrĂvel que pareça a resposta Ă© dada pela matemĂĄtica.
Solução
Analisando Hoje :
A mĂŁe tem hoje Y anos.
O menino tem hoje X anos.
Portanto com a mĂŁe 21 anos mais velha : Y = X + 21
Daqui a 6 anos : ( Y + 6 ) e ( X + 6 )
Portanto com a mĂŁe 5 vezes mais que filho: Y + 6 = 5 ( X + 6 )
Resolvendo:
Y + 6 = 5 X + 30
Y = 5X + 24
Dai, substituindo na primeira equação:Y = X + 21, teremos:
5X + 24 = X + 21
Logo:
- 4X = 3
X = -3/4
O menino tem hoje -3/4 anos, ou seja, - 9 meses (menos nove meses !!).
A resposta Ă© lĂłgica:
Se o menino tem exatos menos 9 meses, ele nascerĂĄ daqui a nove meses, entĂŁo:
Resposta do problema proposto: O pai transando com a mĂŁe enquanto vocĂȘ esquenta a cabeça. Brilhante !!!!!!!!!!!
(Colaboração: Kolivan)
FĂĄcil, nĂŁo? Semana que vem eu volto.
Abraços e boa semana,
Professor X
PROFESSORA PASQUALINA
ATENĂĂO: AULAS DE INGLĂS. Aulas de inglĂȘs para pequenos grupos com a Professora Pasqualina e sua parceira Professora PatrĂcia. No Barreiro e no Eldorado. Contato - 33889365.
Dando inĂcio Ă correção do texto O que precisa ser mudado, observa-se que contĂ©m crĂtica Ă idĂ©ia de substituir o exame vestibular pela anĂĄlise curricular como mĂ©todo de seleção de candidatos ao ensino superior: falta ao sistema educacional do paĂs o amadurecimento necessĂĄrio Ă implementação da proposta. E o motivo disso Ă© o desnĂvel em que, de modo geral, encontram-se as escolas pĂșblicas e as privadas de ensino fundamental e mĂ©dio, situação em que Ă© difĂcil afirmar que notas idĂȘnticas representem nĂveis semelhantes de conhecimento.
A maneira de introduzir a idĂ©ia central, entretanto, parece subestimar o leitor. O perĂodo encabeçado pela conjunção adversativa âmasâ nĂŁo se opĂ”e ao anterior, antes explicita Ăłbvio. HĂĄ certa dificuldade de estabelecer os nexos exatos entre as idĂ©ias. Isso tambĂ©m ocorre no segundo parĂĄgrafo, quando a expressĂŁo âcom base nissoâ, que deveria introduzir uma relação de conseqĂŒĂȘncia, apenas explica o que jĂĄ foi dito.
O desenvolvimento das idĂ©ias deixa a desejar. O problema reduziu-se a uma oposição entre alunos da rede pĂșblica e alunos da rede particular, aqueles com menos condiçÔes que estes de seguir a vida universitĂĄria. Mesmo vĂĄlido, esse nĂŁo deixa de ser um raciocĂnio um tanto fĂĄcil. Centrado na preocupação de ordem tĂ©cnica, omite outros aspectos da questĂŁo.
A conclusĂŁo do texto, apesar de previsĂvel, Ă© pertinente. Afinal, Ă© inegĂĄvel que a melhoria do sistema educacional como um todo seja o verdadeiro alvo de uma tĂŁo necessĂĄria reforma.
Na próxima edição, faremos as consideraçÔes gramaticais.
Boa semana a todos!
Professora Pasqualina
AlĂŽ galera: Mande suas mensagens, dĂșvidas e/ou perguntas para o Professor X e Professora Pasqualina atravĂ©s do Fale Conosco de nosso site.
Clique aqui e envie sua mensagem: http://www.faculdademental.com.br/fale.php
Aproveitem a oportunidade!