PENSANDO EM REDAĂĂES
21/04/2013 -
PENSE!
SOFTWARE: CORREĂĂO ARTIFICIAL
English:
http://www.nytimes.com/2013/04/05/science/new-test-for-computers-grading-essays-at-college-level.html?_r=0
EDX â
https://www.edx.org/
http://www.facebook.com/EdxOnline?ref=ts&fref=ts
Hewlett Foundation â
http://www.hewlett.org/
http://www.facebook.com/HewlettFoundation?ref=ts&fref=ts
Software corrige redaçÔes. CrĂticos dizem que correção artificial nĂŁo tem qualidade. Avaliação de textos feita por software provoca debate.
Imagine que, ao fazer um exame da faculdade, em vez de vocĂȘ receber sua nota do professor algumas semanas depois, vocĂȘ possa clicar no botĂŁo "Enviar" ao terminar o teste e receber de volta instantaneamente o resultado, tendo sua redação avaliada por um programa de computador. Agora imagine que esse sistema permita que vocĂȘ imediatamente refaça o exame para tentar melhorar a nota.
EdX, uma empresa sem fins lucrativos fundada pela Universidade Harvard e pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) para oferecer cursos on-line, lançou esse sistema e vai disponibilizar seu software automatizado de graça na internet para qualquer instituição que queira uså-lo.
O software utiliza inteligĂȘncia artificial para avaliar as redaçÔes e respostas curtas por escrito, liberando os professores para outras tarefas.
Embora os sistemas de notas automĂĄticas para testes de mĂșltipla escolha estejam disseminados, o uso da tecnologia para dar notas a redaçÔes ainda nĂŁo recebeu apoio generalizado de educadores e tem muitos crĂticos.
Anant Agarwal, presidente da EdX, previu que o software de notas instantĂąneas seria uma ferramenta pedagĂłgica Ăștil, permitindo que os estudantes façam testes e escrevam redaçÔes vĂĄrias vezes para melhorar a qualidade de suas respostas. "Os alunos nos dizem que estĂŁo aprendendo muito mais com o 'feedback' instantĂąneo", disse o doutor Agarwal.
Mas os céticos dizem que o sistema automåtico não se compara a professores reais.
Um antigo crĂtico, Les Perelman, chamou a atenção vĂĄrias vezes ao criar redaçÔes absurdas que enganaram o software, fazendo-o dar notas altas.
"Minha primeira e maior objeção Ă pesquisa Ă© que eles nĂŁo fizeram um teste estatĂstico vĂĄlido comparando o software com avaliadores humanos", disse Perelman, diretor de redação aposentado e atual pesquisador no MIT.
Ele faz parte de um grupo de educadores que circula uma petição contra o software de avaliação automåtica. O grupo jå coletou quase 2.000 assinaturas.
"Vamos encarar a realidade das notas de testes automĂĄticos", diz uma parte da declaração do grupo. "Os computadores nĂŁo sabem ler. Eles nĂŁo podem medir os fatores essenciais da comunicação escrita eficaz: precisĂŁo, raciocĂnio, adequação de evidĂȘncias, bom senso, posicionamento Ă©tico, argumentação convincente, organização significativa, clareza e veracidade, entre outros."
A ferramenta de avaliação EdX exige que professores ou avaliadores humanos primeiro deem nota a cem redaçÔes. EntĂŁo o sistema usa as tĂ©cnicas de aprendizado mecĂąnico para se treinar e ser capaz de dar notas a qualquer nĂșmero de redaçÔes ou respostas quase instantaneamente.
O software vai atribuir uma nota dependendo do sistema de avaliação criado pelo professor e fornecerå um "feedback" geral, como dizer a um estudante se uma resposta tratava do assunto certo.
O doutor Agarwal acredita que o software se aproxima da capacidade de avaliação humana. "Hå um longo caminho a percorrer no aprendizado mecùnico, mas ele jå é bom o suficiente e a vantagem é muito grande", disse. "Descobrimos que a qualidade das notas é semelhante à variação encontrada de instrutor para instrutor."
A EdX não é a primeira a usar tecnologia automatizada de avaliação, que data dos primeiros computadores "mainframe" dos anos 1960. Vårias companhias oferecem programas comerciais para dar notas a respostas em testes escritos. Em alguns casos, o software é usado como um "segundo leitor" para verificar a confiabilidade dos avaliadores humanos.
A Universidade Stanford, na Califórnia, anunciou recentemente que vai trabalhar com a EdX para desenvolver um sistema educacional conjunto que incorporarå a tecnologia de avaliação automåtica.
Duas start-ups fundadas recentemente por professores de Stanford para criar "cursos abertos de massa on-line" (Mooc, na sigla em inglĂȘs) tambĂ©m se dedicam a sistemas de avaliação automĂĄtica.
No ano passado, a Fundação Hewlett patrocinou dois prĂȘmios de US$ 100 mil destinados a aperfeiçoar um software que avalia testes de respostas curtas.
Mark D. Shermis, professor da Universidade de Akron, em Ohio, supervisionou o concurso da Fundação Hewlett.
Na opiniĂŁo dele, a tecnologia -embora imperfeita- tem seu lugar no ambiente educacional.
Com classes cada vez maiores, Ă© impossĂvel para grande parte dos professores dar aos estudantes um "feedback" significativo sobre tarefas de redação, segundo Shermis.
AlĂ©m disso, ele notou que os crĂticos da tecnologia tendem a vir das melhores universidades americanas.
"Muitas vezes, eles vĂȘm de instituiçÔes muito prestigiosas, onde o 'feedback' recebido pelos alunos Ă© muito melhor do que uma mĂĄquina seria capaz de dar", disse o doutor Shermis. "Falta a percepção do que acontece de fato no mundo real."
John Markoff â Fonte: Folha de S.Paulo â 15/04/13.
MatĂ©ria original em inglĂȘs do âThe New York Timesâ:
http://www.nytimes.com/2013/04/05/science/new-test-for-computers-grading-essays-at-college-level.html?_r=0
EDX â
https://www.edx.org/
http://www.facebook.com/EdxOnline?ref=ts&fref=ts
Fundação Hewlett â
http://www.hewlett.org/
http://www.facebook.com/HewlettFoundation?ref=ts&fref=ts
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