DEFINIĂĂES...
23/04/2007 -
RAPIDINHAS
DEFINIĂĂO
Definição de privilégio = Veja foto.
(Colaboração: Araceli - Barcelona/Espanha)
TEMPESTADE NO MAR
Vejam seqĂŒĂȘncia de fotos de um navio sofrendo com uma forte tempestade, em Fotos de Eventos.
(Colaboração: Geller)
CARINHA
Na Ășltima quinta-feira 26/04, no Aeroporto de Congonhas em SĂŁo Paulo, os passageiros do vĂŽo das 19:30 hs para Confins, sofreram com os consecutivos atrasos. O embarque começou Ă s 20:20 hs. Depois de 30 minutos que todos haviam embarcado, chegou o aviso: Nossa tripulação estĂĄ direcionada para UberlĂąndia. Estamos apenas aguardando a tripulação desse vĂŽo chegar. Mais de 1 hora e meia apĂłs, a tripulação chegou. Resumo: A aeronave da TAM decolou somente Ă s 22:20 hs. Duas horas apĂłs o embarque dos passageiros. E nĂŁo decolou antes, pois nĂŁo havia tripulação. Uma versĂŁo do filme: Apertem os cintos...O piloto sumiu!!!, rebatizado com o nome: Apertem os cintos...O piloto, o Co-piloto, a tripulação sumiu!!!
ORIGEM DA EXPRESSĂO "Foi um fiasco"
Tem origem no teatro italiano. Conta-se que um comediante foi tentar fazer malabarismos e brincadeiras com uma garrafa (fiasco, em italiano), mas ficou todo atrapalhado. NĂŁo teve ĂȘxito. A expressĂŁo pegou e se propagou. Quando uma ação ou algo fracassa, diz-se que ela foi um fiasco.
Fonte: O Guia dos Curiosos â LĂngua Portuguesa, de Marcelo Duarte (Cia. das Letras, 2003). "Almanaque de Cultura Popular - Brasil. nr.96 - abril/2007."
O LĂPIS
O primeiro registro do uso de um lĂĄpis com interior de grafite foi em 1565, na Inglaterra. De lĂĄ para cĂĄ, esse simples, prĂĄtico e popular objeto de arte e escrita ganhou o mundo.
Ao contrĂĄrio das canetas, vocĂȘ nĂŁo correrĂĄ risco de ser envenenado se for furado por um lĂĄpis. O grafite, diferentemente da tinta, nĂŁo Ă© tĂłxico.
O nome grafite deriva do grego graphein, que significa "para escrever".
Teoricamente, Ă© possĂvel escrever 45 mil palavras com um lĂĄpis ou traçar uma linha de 56 quilĂŽmetros. Mas, atĂ© onde se sabe, ninguĂ©m testou essa teoria.
Anualmente são fabricados cerca de 10 bilhÔes de låpis no mundo. Se tudo isso fosse enfileirado, daria para dar 40 voltas ao redor do planeta.
Uma lenda diz que os Estados Unidos gastaram milhÔes de dólares nos anos 60 para desenvolver uma caneta capaz de escrever no espaço, onde não hå gravidade. Os soviéticos teriam resolvido usando o låpis. Mas é mentira. Uma empresa chamada Fisher fabricou uma caneta espacial de graça para as duas naçÔes em 1965.
A ĂĄrvore mais usada para fabricar o lĂĄpis Ă© o Pinus caribaea, conhecido popularmente como pinheiro tropical.
Uma só årvore produz cerca de 3 mil låpis. Um hectare quadrado rende 3,5 milhÔes de låpis.
Professora Etelvina
Fonte: Ăpoca - nĂșmero 466.