4 LUGARES ONDE MORRER NĂO Ă PERMITIDO...
24/03/2012 -
COLUNA DO CANALHA
PROIBIDO MORRER
English:
http://www.odditycentral.com/pics/4-places-where-dying-is-not-allowed.html#
Quando algo tĂŁo natural e inevitĂĄvel como a morte Ă© banida, parece um pouco ilĂłgico. VocĂȘ ficaria surpreso ao saber que realmente existem alguns lugares na Terra onde a morte foi proibida e considerada ilegal. Na verdade, parece que esta Ă© realmente uma prĂĄtica antiga, o mais antigo exemplo conhecido de proibição da morte foi no sĂ©culo 5 aC, quando morrer nĂŁo era permitido por motivos religiosos na ilha grega de Delos. Cada lugar tem uma razĂŁo prĂłpria, variando de crenças religiosas a fatores ambientais.
Vamos dar uma olhada em quatro lugares onde a morte Ă© proibida no mundo de hoje:
Itsukushima - JapĂŁo
Segundo a crença xintoĂsta, a ilha japonesa de Itsukushima Ă© um lugar sagrado, e a manutenção de sua pureza Ă© a maior preocupação. Assim, em uma tentativa de manter a santidade da ilha, os sacerdotes do santuĂĄrio tĂȘm trabalhado muito duro para garantir que nĂŁo ocorram mortes. Desde o ano de 1878, nem mortes ou nascimentos foram permitidos prĂłximo ao santuĂĄrio. As mulheres grĂĄvidas prĂłximas do trabalho de parto nĂŁo sĂŁo permitidas ali, nem os idosos ou doentes terminais.
A Ășnica batalha que jĂĄ ocorreu em Itsukushima foi a Batalha de Miyajima, em 1555, apĂłs a qual o vitorioso comandante ordenou que os corpos fossem removidos imediatamente para o continente. Toda a ilha ficou purificada do sangue que foi derramado, o solo encharcado de sangue foi jogado fora da ilha, e atĂ© mesmo os edifĂcios foram limpos novamente. AtĂ© hoje nĂŁo Ă© permitido morrer em Itsukushima.
Longyearbyen - Noruega
A cidade do Ărtico Longyearbyen nas Ilhas Svalbard da Noruega tem uma regra semelhante. Morte Ă© proibida, e a cidade tem apenas um pequeno cemitĂ©rio, que parou de aceitar novos enterros hĂĄ 70 anos. A razĂŁo - os corpos nunca se decompĂ”em. Foi descoberto que os corpos enterrados em Longyearbyen, na verdade foram perfeitamente preservados pelo "permafrost" (permanentemente congelados). Os cientistas jĂĄ removeram tecido de um homem que morreu lĂĄ e encontraram vestĂgios intactos do vĂrus da gripe Influenza, causa da morte durante a epidemia de 1917.
As pessoas que estĂŁo gravemente doentes ou que estĂŁo para morrer logo sĂŁo despachadas por via aĂ©rea ou marĂtima para outros lugares da Noruega, onde passam os Ășltimos dias de suas vidas.
AlphaSarpourenx - França
Um decreto que proĂbe as pessoas de morrer foi novamente emitido pelo prefeito de Sarpourenx, uma pitoresca aldeia no sudoeste da França. A decisĂŁo foi tomada depois que um tribunal francĂȘs recusou permissĂŁo de planejamento para alargar o cemitĂ©rio existente na cidade. Mas o prefeito Gerard Lalanne tem realmente tomado as precauçÔes, pois nĂŁo Ă© sĂł proibido, mas aqueles que se atreverem a morrer serĂŁo severamente punidos. Embora, ainda nĂŁo estĂĄ claro quais serĂŁo as sançÔes. Afinal, como vocĂȘ poderia punir os mortos? Um caixĂŁo sem forro? A decisĂŁo do prefeito deixou os moradores de Sarpourenx preocupados. "O que vai acontecer comigo se eu morrer", eles perguntam Bem, nĂłs realmente nĂŁo queremos saber isso agora...
Falciano del Massico - ItĂĄlia
Na cidade italiana de Falciano del Massico, a morte pode até bater à porta, mas os moradores não podem abri-la de jeito nenhum.
Isso porque o prefeito da localidade (que fica a cerca de 50 km de NĂĄpoles, no sul da ItĂĄlia) emitiu um decreto no inĂcio deste mĂȘs que proĂbe a população de "ultrapassar os limites da vida terrena para ir para a outra vida".
A proibição deve durar até a cidade de aproximadamente 4.000 habitantes construir seu cemitério próprio, afirma o prefeito Giulio Cesare Fava, que é médico.
Os moradores de Falciano del Massico dividiam o cemitério com os da vizinha Carinola (da qual se tornou autÎnoma em 1964), mas o local estå cheio, e os dirigentes das duas cidades não conseguiram chegar a um acordo sobre a expansão.
Assim, enquanto a prefeitura não recebe a permissão para construir o cemitério, a solução foi banir a morte.
Desde que o documento foi publicado, dois moradores não respeitaram as ordens. Porém, nem eles nem seus familiares deverão ser punidos.
Fonte: http://www.odditycentral.com/ - 16/03/12 e Folha de S.Paulo - 17/03/12.
Original em inglĂȘs:
http://www.odditycentral.com/pics/4-places-where-dying-is-not-allowed.html#
Mais detalhes:
http://www.diarioinsano.com.br/2012/03/quatro-locais-onde-morrer-nao-e.html
http://g1.globo.com/Noticias/PlanetaBizarro/0,,MUL342819-6091,00.html
Blog do HermĂno: http://www.herminio.com.br/
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php