CRIATIVIDADE NO MARKETING XXVI
03/07/2008 -
NOSSOS COLUNISTAS
PROPAGANDAS INTELIGENTES XXVI (SOB MEDIDA)
AlmapBBDO desenvolve anĂșncios para Volkswagen CaminhĂ”es.
A AlmapBBDO assina o comercial âCaixasâ, para a Volkswagen CaminhĂ”es, que faz parte da campanha que conquistou LeĂ”es de Prata em Cannes, em Press e Outdoor.
A Volkswagen CaminhĂ”es reforça sua campanha institucional composta por este comercial, anĂșncios seqĂŒenciais e em pĂĄginas duplas, spot, peças de internet, PDV e endomarketing.
A campanha foi criada a partir dos anĂșncios e cartazes desenvolvidos pelos diretores de Arte Marcus Kawamura, Ary Nogueira e pelo redator Eduardo Andrietta, mostrando que os caminhĂ”es da Volkswagen sĂŁo como as embalagens dos produtos: feitos sob medida para cada carga.
Em toda a campanha, os personagens principais sĂŁo as embalagens que, com desenho, transformam-se em caminhĂ”es Volkswagen. Tudo para lembrar que os caminhĂ”es Volkswagen sĂŁo âos Ășnicos no Brasil feitos sob medida para o seu negĂłcioâ.
Fonte: http://www.revistapublicidad.com. Veja o vĂdeo (Sob medida):
http://www.vwcaminhoeseonibus.com.br/index.asp#
PROFESSOR X
O SENAI NA MIRA DO GOVERNO
Depois de conhecerem o Senai em SĂŁo Paulo, diretores de escolas de formação profissional da Alemanha mencionaram em seus relatĂłrios que nĂŁo seria apropriado oferecer cooperação tĂ©cnica Ă s escolas visitadas. No mĂĄximo, poderiam trocar experiĂȘncias. Em minha passagem pela OIT e pelo Banco Mundial, o Senai era sempre citado como o exemplo mais eloqĂŒente de boa formação profissional em paĂs do Terceiro Mundo. Visitei dezenas de suas escolas e somente nos doutorados o Brasil oferece qualidade equivalente.
Nos dias que correm, duelam o governo e o Senai. Mais uma tentativa de estatização? Ou de arrancar uma lasca do seu orçamento? O MEC quer ensinar ao "Sistema S" como operar suas escolas? Como as propostas nĂŁo sĂŁo escritas, fica tudo meio no ar. Disputa de poder com sindicatos patronais? Exumação tardia das controvĂ©rsias entre soluçÔes privadas e pĂșblicas? Talvez os fatos iluminem as batalhas polĂticas e ideolĂłgicas.
Afirma-se que o "Sistema S" nĂŁo deveria cobrar dos tĂ©cnicos (o que ocorre em alguns estados), e sim oferecer-lhes ensino gratuito, uma vez que recebe verbas pĂșblicas. Esse argumento Ă© tolo. Justificadamente, para poder oferecer mais cursos, o sistema passou a cobrar das empresas e de alunos capazes de pagar. Mas usa todo o tributo compulsĂłrio para oferecer cursos gratuitos ou subsidiados a 1,1 milhĂŁo de operĂĄrios. Comprometidos os recursos, nĂŁo hĂĄ como oferecer mais gratuidade. Para cada tĂ©cnico dispensado de cobrança seria necessĂĄrio tirar vĂĄrios operĂĄrios do sistema.
Um argumento politicamente explosivo Ă© o de que as federaçÔes surripiam recursos do Senai, permitindo-se mordomias espantosas. Tal promiscuidade Ă© injustificĂĄvel. Felizmente, os gastos do Senai sĂŁo rotineiramente examinados pelo Tribunal de Contas da UniĂŁo e pelos ĂłrgĂŁos estaduais correspondentes. Como nos Ășltimos cinco anos nĂŁo foram impugnados vazamentos para federaçÔes, se eles existem, a falha Ă© dos tribunais.
A guerra dos nĂșmeros ainda nĂŁo tem vencedores. O Senai Ă© acusado pelo MEC de ser mais caro (por aluno/hora) que os tĂ©cnicos e universidades federais. Dados do Senai revelam equĂvocos nas estimativas do MEC que, quando corrigidos, mostram o Senai menos caro, mesmo sem incluir os aposentados do MEC (que, para economistas, sĂŁo um custo inalienĂĄvel). Ainda assim, o Senai ofereceu no ano passado 100 000 atendimentos Ă s empresas, faz pesquisa aplicada, patenteia e mantĂ©m equipamentos de Ășltima geração em suas escolas.
O MEC propĂ”e criar um fundo com o orçamento do "Sistema S" para ser distribuĂdo de acordo com os mĂ©ritos de cada curso, medidos por testes que vai preparar. Na teoria, parece interessante (aliĂĄs, por que o governo nĂŁo aplica o sistema antes em suas prĂłprias universidades e com seus prĂłprios tĂ©cnicos e tecnĂłlogos? Ou no FAT?). Na prĂĄtica, hĂĄ cursos profissionalizantes para centenas de ocupaçÔes, cada um podendo ser oferecido em diversos nĂveis. NĂŁo hĂĄ como o MEC realizar 2 milhĂ”es de testes profissionais em oficinas, sobretudo porque jamais fez algum. Tampouco o MinistĂ©rio do Trabalho conseguiu fazer certificação ocupacional, depois de trombetear suas intençÔes por dĂ©cadas. Por outro lado, a prĂĄtica consagrada internacionalmente Ă© avaliar os cursos pela empregabilidade efetiva dos graduados e pelo desempenho nos empregos. Sob tais critĂ©rios, o "Sistema S" mostra bons resultados. Mas isso jamais foi praticado pelo MEC, que desconhece o destino dos graduados de suas escolas tĂ©cnicas e universidades.
Obviamente, o "Sistema S" tem falhas que precisam ser impiedosamente cobradas. O Senai e o Senac acumularam uma sĂłlida reputação, mas sĂŁo teimosos como mulas e respondem lentamente. O Sebrae Ă© criativo, mas com altos e baixos. Como o Sesi e o Sesc nĂŁo oferecem formação profissional, para alguns sĂŁo uma relĂquia do papel paternalista dos empresĂĄrios no Estado Novo. Por que, por exemplo, seus orçamentos sĂŁo superiores aos do Senai e do Senac?
Ă um risco trocar um operador historicamente bem-sucedido pela ingerĂȘncia de outro com folha corrida muito mais incerta. Arriscamo-nos a passar de cavalo para burro. Mas, se as ameaças servirem para corrigir as falhas do "Sistema S", nĂŁo terĂŁo sido em vĂŁo.
Ponto de vista: Claudio de Moura Castro - Fonte: Veja - Edição 2067.
Senai - S.P. - http://www1.sp.senai.br
OIT - http://www.oitbrasil.org.br/
Banco Mundial - http://web.worldbank.org
MEC - http://portal.mec.gov.br/index.php
Tribunal de Contas da UniĂŁo - http://www.tcu.gov.br/
PROFESSORA PASQUALINA
LIVROS PARA SE LER
TĂtulo: Livro do Desassossego
Autor: Fernando Pessoa
Categoria: Literatura
Idioma: PortuguĂȘs
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=24204
(Colaboração: A.M.B.)
NOVO PRAZO - ENEM 2008 REABRE INSCRIĂĂES PELA INTERNET
Quem tiver perdido o prazo para se inscrever no Enem (Exame Nacional do Ensino MĂ©dio) 2008 terĂĄ mais uma chance nessa semana: as inscriçÔes serĂŁo reabertas pela internet, entre os dias 7 e 11. O MEC (MinistĂ©rio da Educação) afirma que a reabertura se deve ao grande nĂșmero de estudantes que nĂŁo conseguiram fazer a inscrição no tempo determinado. O perĂodo da inscrição serĂĄ das 8h do dia 7 atĂ© as 23h59 do dia 11, e deverĂĄ ser realizada pelo site www.enem.inep.gov.br. A taxa Ă© de R$ 35. O prazo para o pagamento Ă© atĂ© o prĂłximo dia 14. As provas serĂŁo aplicadas no dia 31 de agosto.
Fonte: Folha de S.Paulo - 05/07/08.
POESIA - Festival alemĂŁo aborda lĂngua portuguesa
A nona edição do Festival de Poesia de Berlim, que começou em 05/07 e vai atĂ© 13 de julho, serĂĄ dedicada Ă lĂngua portuguesa. Paulo Henriques Britto, Marco Lucchesi, AngĂ©lica de Freitas e Ricardo Domeneck sĂŁo os brasileiros que vĂŁo participar do festival. Outros seis poetas de Portugal e da Ăfrica tambĂ©m integram o evento.
O festival estuda as relaçÔes da poesia com o cinema, mĂșsica, entre outros. O resultado desse encontro serĂĄ um livro bilingue, lançado em 2009.
Fonte: Folha de S.Paulo - 05/07/08.
INTERNAUTAS PREFEREM MACHADO
Em enquetes da Folha Online, cujos endereços foram publicados na edição anterior do Mais!, Machado de Assis foi considerado maior escritor do que Guimarães Rosa. O resultado acompanha a enquete apresentada pelo caderno, em que intelectuais consultados preferiram o fluminense. Mas em ambos os casos respostas como "ambos são grandes escritores" e "não då para comparar um ao outro" foram maioria.
Quanto à melhor obra, "Dom Casmurro" superou "Grande Sertão: Veredas". A votação on-line foi restrita aos dois livros, que haviam empatado em primeiro nas indicaçÔes livres dos especialistas. Veja os resultados:
Qual Ă© o maior escritor? (total - 439 votos)
Machado de Assis - 34%
GuimarĂŁes Rosa - 13%
Ambos sĂŁo grandes escritores - 28%
NĂŁo dĂĄ para comparar um ao outro - 25%
Qual Ă© a obra mais importante? (total - 318 votos)
"Dom Casmurro", de Machado de Assis - 59%
"Grande SertĂŁo: Veredas", de GuimarĂŁes Rosa - 41%
Fonte: Folha de S.Paulo - 29/06/08.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php