FALANDO EM MONITORAMENTO AMBIENTAL
03/10/2012 -
FALOU NO FM? TĂ FALADO!
CHIP BIODEGRADĂVEL
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Dentro do corpo: Cientistas desenvolvem chip biodegradĂĄvel.
EletrĂŽnicos ultrafinos que dissolvem dentro do corpo humano foram desenvolvidos por cientistas da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. A expectativa Ă© que o dispositivo seja usado no monitoramento ambiental, retendo materiais biodegradĂĄveis e, principalmente, em implantes mĂ©dicos. Os equipamentos, que podem desaparecer fisicamente quando seu trabalho Ă© cumprido, tĂȘm cobertura de seda, silĂcio e Ăłxido de magnĂ©sio. Sua composição estĂĄ descrita na edição desta semana da revista âScienceâ. âNos referimos a esse tipo de tecnologia como eletrĂŽnicos transitĂłriosâ, explicou John Rogers, professor de engenharia da Universidade de Illinois, que liderou a pesquisa multidisciplinar.
Interessa - Etc â Fonte: O Tempo â 29/09/12.
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MENSAGENS DE NOSSOS LEITORES E COLABORADORES
AULA DE DIREITO
Uma manhã, quando nosso novo professor de "Introdução ao Direito" entrou na sala, a primeira coisa que fez foi perguntar o nome a um aluno que estava sentado na primeira fila:
- Como te chamas?
- Chamo-me Juan, senhor.
- Saia de minha aula e nĂŁo quero que voltes nunca mais! - gritou o desagradĂĄvel professor.
Juan estava desconcertado.
Quando voltou a si, levantou-se rapidamente, recolheu suas coisas e saiu da sala.
Todos eståvamos assustados e indignados, porém ninguém falou nada.
- Agora sim! - e perguntou o professor - para que servem as leis?...
SeguĂamos assustados, porĂ©m pouco a pouco começamos a responder Ă sua pergunta:
- Para que haja uma ordem em nossa sociedade.
- NĂŁo! - respondia o professor.
- Para cumpri-las.
- NĂŁo!
- Para que as pessoas erradas paguem por seus atos.
- NĂŁo!!
- Serå que ninguém sabe responder a esta pergunta?!
- Para que haja justiça - falou timidamente uma garota.
- Até que enfim! à isso... para que haja justiça.
E agora, para que serve a justiça?
Todos começåvamos a ficar incomodados pela atitude tão grosseira.
PorĂ©m, seguĂamos respondendo:
- Para salvaguardar os direitos humanos...
- Bem, que mais? - perguntava o professor.
- Para diferençar o certo do errado... Para premiar a quem faz o bem...
- Ok, não estå mal, porém... respondam a esta pergunta:
Agi corretamente ao expulsar Juan da sala de aula?...
Todos ficamos calados, ninguém respondia.
- Quero uma resposta decidida e unĂąnime!
- NĂŁo!! - respondemos todos a uma sĂł voz.
- Poderia dizer-se que cometi uma injustiça?
- Sim!!!
- E por que ninguém fez nada a respeito?
Para que queremos leis e regras se nĂŁo dispomos da vontade necessĂĄria para pratica-las?
- Cada um de vocĂȘs tem a obrigação de reclamar quando presenciar uma injustiça. Todos.
NĂŁo voltem a ficar calados, nunca mais!
- VĂĄ buscar o Juan - disse, olhando-me fixamente.
Naquele dia recebi a lição mais pråtica no meu curso de Direito.
Quando nĂŁo defendemos nossos direitos perdemos a dignidade e a dignidade nĂŁo se negocia.
LEMBRE-SE DISSO QUANDO VOTAR...
(Colaboração: Waldeyr E. de Paula Junior)
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
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