COMO Ă DIFĂCIL DEPENDER DOS OUTROS!
21/05/2007 -
EDITORIAL
NĂŁo hĂĄ como fugir dessa dependĂȘncia, ainda mais na atualidade, com a exigĂȘncia cada vez maior do trabalho em equipe. No entanto, Ă© realmente muito difĂcil depender da boa vontade alheia.
Chega a ser irritante a falta de compromisso de muitos na realização de trabalhos previamente programados para serem realizados em grupo. Uns trabalham e outros só observam sem arregaçar as mangas sequer um minuto. Muitas vezes då vontade de jogar a toalha e ir para casa ver televisão, tomar um drink, bater papo com amigos e familiares, ao invés de ficar tentando, em vão, conseguir o compromisso de um time.
Outro fator de irritação Ă© a dificuldade, inclusive, de se manter um relacionamento transparente. Se houvesse transparĂȘncia, talvez essa questĂŁo da dependĂȘncia poderia ser, em parte, amenizada. O que custa, dar uma satisfação, uma explicação, um telefonema, ou atĂ© mesmo, atender o telefone? Muitas vezes, os âcompanheirosâ nem perguntam se o trabalho estĂĄ pronto, ou, atĂ© mesmo, se foi entregue em tempo. Se nĂŁo foi entregue, normalmente, vem aquela pergunta: Porque vocĂȘ nĂŁo me avisou?
Mas a vida Ă© assim. Dependemos o tempo todo uns dos outros e temos que aprender o tempo todo a conviver em grupos. Ă difĂcil? NĂŁo hĂĄ dĂșvida, mas temos que persistir.
HĂĄ que se ter tambĂ©m o bom senso para analisar a situação. Se a sensação for de âfundo do poçoâ, o melhor Ă© parar (dar um tempo), pensar e decidir se vale a pena continuar.
O semestre estĂĄ chegando ao fim e as famosas dificuldades do trabalho em grupo vĂȘm Ă tona. A verificação dessas dificuldades nĂŁo se dĂĄ apenas no ambiente acadĂȘmico, mas em nossas vidas profissionais, pessoais, etc.
Para quem estĂĄ começando, uma dica: Participe intensamente dos trabalhos em grupo, das reuniĂ”es e decisĂ”es em equipe. Vai chegar um momento, que vocĂȘ vai ter que fazer um trabalho sozinho e aĂ, suas dificuldades, provavelmente, serĂŁo imensas, pois vai faltar âexperiĂȘnciaâ.
SĂł nos resta desejar boa sorte a todos e bom trabalho em grupo.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php