CRIATIVIDADE NO MARKETING CXVI
08/04/2010 -
NOSSOS COLUNISTAS
PROPAGANDAS INTELIGENTES CXVI (WHISKAS)
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http://www.adverblog.com/archives/003012.htm
De gato a tigre. Para crescer... simples, engraçado e efetivo para passar a mensagem.
(Colaboração: Jenny Squaiella - SP)
Mais detalhes:
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PROFESSOR TOM COELHO
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Como Pedir Aumento
* por Tom Coelho
âSe vocĂȘ pensa que pode, vocĂȘ pode. E se vocĂȘ pensa que nĂŁo pode, vocĂȘ estĂĄ certo.â (Mary Kay Ash)
O mundo corporativo coloca em polos opostos o empregado, acreditando-se injustiçado porque ganha menos do que julga merecer, e o empregador, convencido de que paga mais do que deveria pela produção gerada.
Para vencer a batalha de conseguir um aumento salarial, informação e astĂșcia sĂŁo os ingredientes bĂĄsicos, aplicados conforme as dicas a seguir.
1. Faça uma autoavaliação criteriosa. Aumentos devem ser obtidos por mĂ©rito antes mesmo de serem desejados. Por isso, pondere sobre sua performance. Acompanhe seus relatĂłrios de avaliação de desempenho e competĂȘncias e o feedback de seu supervisor e colegas de trabalho.
2. Pesquise o mercado. Analise a média salarial do seu cargo no mercado comparando-a com a média paga por sua empresa. Lembre-se de considerar o porte da companhia. Não se pode esperar de uma pequena corporação a mesma capacidade de remuneração de uma multinacional.
3. Conheça a polĂtica salarial de sua empresa. Uma companhia com plano de cargos e salĂĄrios bem estruturado apresenta regras para promoção, premiação e remuneração. Assim, pode haver critĂ©rios que considerem nĂŁo apenas questĂ”es qualitativas, vinculadas a resultados, mas tambĂ©m ciclos cronolĂłgicos relacionados Ă s faixas salariais. As normas podem atĂ© mesmo limitar a autonomia do gestor na concessĂŁo de aumentos, impedindo-o de atender Ă sua demanda.
4. Estude o ambiente. Observe o desenvolvimento de seus colegas de trabalho. Procure identificar um padrĂŁo de comportamento que possa ter conduzido alguns profissionais a uma posição superior. Examine o mercado e a posição relativa de sua empresa para descobrir como anda sua saĂșde financeira no momento. Faça uma leitura do perfil e das reaçÔes de seu gestor a fim de notar a melhor ocasiĂŁo para abordĂĄ-lo.
5. Prepare o terreno. Faça um levantamento de suas atividades buscando mensurar os resultados alcançados. Elabore uma relação dos benefĂcios que vocĂȘ traz para a corporação e como pode potencializĂĄ-los. Prepare uma proposta de solicitação de elevação salarial atrelada Ă s metas da empresa, com um planejamento detalhado para um horizonte de 12 meses, por exemplo, com gatilhos de incremento em seus proventos a cada fase concluĂda do projeto.
6. DĂȘ o bote. O melhor local: na prĂłpria empresa, em uma reuniĂŁo a portas fechadas para minimizar o risco de interrupçÔes. O momento certo: logo apĂłs a realização de um projeto bem sucedido e num dia em que o gestor esteja de bom humor. A abordagem recomendada: clareza e objetividade na exposição, porĂ©m sem denotar agressividade. Iniciar enaltecendo com autenticidade a companhia, o cargo exercido, a liderança e a equipe. Explicitar o trabalho realizado, os pontos positivos e as perspectivas futuras, conforme o planejamento traçado anteriormente.
7. Quanto negociar. NĂŁo hĂĄ uma regra para isso. Primeiro, porque depende da polĂtica da empresa. Os dissĂdios coletivos anuais sĂŁo da ordem de 5%. JĂĄ os aumentos vinculados ao tempo de serviço ou mudança de função dentro do plano de cargos e salĂĄrios giram em torno de 10%. Maiores Ăndices podem ser obtidos quando acoplados aos resultados da companhia.
8. Esqueça os apelos emocionais. A corporação nĂŁo estĂĄ preocupada com o fato de sua famĂlia aguardar a chegada de trigĂȘmeos, o filho mais velho ter ingressado numa universidade privada ou seu avĂŽ exigir um carĂssimo tratamento mĂ©dico. Separe a pessoa do problema. Justificativas de cunho emocional podem atĂ© funcionar uma primeira vez, mas o risco maior Ă© causar constrangimento e denunciar que vocĂȘ Ă© um mau administrador de suas finanças pessoais âe, por conseguinte, um pĂ©ssimo exemplo de gerenciamento para a prĂłpria companhia. O foco deve estar em seu desempenho e o nome do jogo Ă© meritocracia.
9. Esteja pronto para negociar. Evidentemente, sua proposta pode ser total ou parcialmente recusada. Neste caso, negocie benefĂcios, objetivando ganhar mais no longo prazo com base em seu desenvolvimento pessoal. Assim, um curso de idiomas ou um MBA podem representar uma transferĂȘncia de despesa pessoal que vocĂȘ teria e que serĂĄ assumido pela empresa.
10. Mantenha a confiança e a autoestima. Uma postura determinada e segura compĂ”e uma imagem adequada ao seu marketing pessoal. AlĂ©m disso, calcule os riscos de sua iniciativa. Cuidado tambĂ©m com a opção de flertar com oferta de trabalho de outra empresa. PoderĂĄ receber um âatĂ© logoâ quando imaginava que a proposta seria coberta.
VocĂȘ avaliou seu desempenho, estudou o mercado e sua companhia, planejou uma argumentação sĂłlida e coerente para respaldar seu pedido de aumento salarial e negociou. Se mesmo assim a empresa tem sucessivamente negado um reconhecimento efetivo pelo trabalho, Ă© hora de considerar a possibilidade de mudar de emprego. Afinal, tapinha nas costas nĂŁo paga contas.
* Tom Coelho Ă© educador, conferencista e escritor com artigos publicados por mais de 400 veĂculos da mĂdia em 15 paĂses. Ă autor de âSete Vidas â LiçÔes para construir seu equilĂbrio pessoal e profissionalâ, pela Editora Saraiva, e coautor de outros quatro livros. Contatos atravĂ©s do e-mail tomcoelho@tomcoelho.com.br. Visite: www.tomcoelho.com.br e www.setevidas.com.br.
ADM. MARIZETE FURBINO
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BOM SENSO Ă© fundamental!
Por Adm. Marizete Furbino
"Um homem de bom senso saberĂĄ criar melhores oportunidades do que aquelas que se lhe deparam.â (Francis Bacon)
O bom senso é a peça fundamental em qualquer tomada de decisão. Quando se tem bom senso, o administrador realiza anålise de diversas variåveis, tanto internas quanto externas, antes da tomada de decisão, visualizando e ponderando importantes variåveis; assim, além de deter maior controle sobre a situação vivida, possui maior chance de realizar uma tomada de decisão acertada.
Insta manifestar que, como no mundo dos negócios a vida não permite ensaios, torna-se de suma importùncia que o administrador tenha bom senso antes de agir, pois é sabido que toda e qualquer tomada de decisão poderå contribuir tanto para a ascensão, quanto para a submersão de qualquer empresa; portanto, toda cautela, serenidade e ponderação devem ser levadas em conta.
Ă importante tratar toda e qualquer tomada de decisĂŁo com o cuidado devido, e o bom senso faz parte deste cuidado, uma vez que, alĂ©m de agregar valor, contribui no que tange ao alcance da eficiĂȘncia e eficĂĄcia no resultado.
Sob esta Ăłtica, Ă© importante afirmar que, quando se tem bom senso, o administrador possui sĂłlidos princĂpios, alĂ©m de uma capacidade de agir baseada nĂŁo somente nos conhecimentos, mas de agir de forma a avaliar a situação vivida levando em consideração valores Ă©ticos, com bastante inteligĂȘncia, ponderação, sensatez, juĂzo claro, verdade, confiança, responsabilidade, discrição, cautela e serenidade, o que o permite enfrentar o mercado com bastante âpulsoâ, direcionando a empresa rumo ao sucesso.
Ă nesta vertente que hoje o mercado exige que o gestor nĂŁo somente seja um grande lĂder. AlĂ©m de saber liderar, deverĂĄ saber lidar com pessoas. Saber conviver e se relacionar com as pessoas Ă© fator sine qua non no mundo dos negĂłcios. Sabemos que cada ser humano Ă© Ășnico, com culturas, valores e princĂpios diferenciados, que devem ser respeitados.
Neste diapasĂŁo ponderamos, por oportuno, dizer que quando se tem respeito verifica-se que se tem nitidamente conhecimento de seus limites e assim nĂŁo hĂĄ invasĂŁo dos limites de outrem.
Contudo, devemos observar que uma boa convivĂȘncia exige que tenhamos, alĂ©m do respeito pelo outro, uma boa educação, muita paciĂȘncia, empatia, Ă©tica e muito bom senso em tudo o que nos propusermos a fazer.
No contexto mercadolĂłgico torna-se de fundamental importĂąncia perceber que a falta de bom senso na tomada de decisĂŁo poderĂĄ levar a empresa a um verdadeiro caos. Sem bom senso, o gestor analisarĂĄ os fatos de âolhos vendadosâ, sem fazer uma investigação detalhada e profunda dos mesmos e, por conseqĂŒĂȘncia, sem âmedirâ e/ou âpesarâ cada fato de forma devida. De âolhos vendadosâ ele agirĂĄ sem estudar e sem avaliar os prĂłs e os contras de cada caso, o que o impedirĂĄ de enxergar os problemas e/ou fatos de forma segmentada, dimensionando suas consequĂȘncias em todos os envolvidos, o que, alĂ©m de dificultar e muito uma tomada de decisĂŁo acertada, comprometerĂĄ a sua integridade.
VĂȘ-se, portanto, que na falta do bom senso, o gestor preocupa somente em levar vantagens em toda e qualquer situação, nĂŁo se interessando, nĂŁo se incomodando e/ou nĂŁo se preocupando se sua decisĂŁo prejudicarĂĄ em demasia o outro e/ou atĂ© mesmo a prĂłpria empresa.
Em meio ao mercado em que vivemos, altamente competitivo e exigente, atitude e comportamento constituem dois grandes pilares que dão sustentação a qualquer profissional no mercado. O que se observa é que, quando hå falta de bom senso, o gestor parece não enxergar, não se preocupar e não considerar tais pilares, o que poderå ser considerado um agravante certeiro em sua carreira profissional.
Por esta razĂŁo, o gestor serĂĄ sempre muito visĂvel, alĂ©m de visado. Valores morais e princĂpios de conduta dos gestores sĂŁo vistos com âbinĂłculosâ por toda a âplatĂ©iaâ; portanto, toda cautela Ă© pouca, pois a mais Ănfima falha poderĂĄ ser fatal, comprometendo nĂŁo somente sua vida profissional, mas a vida organizacional.
Neste sentido, preocupar-se em agir com muito bom senso, permeado sempre pela conduta Ă©tica, torna-se de suma importĂąncia, pois o bom senso poderĂĄ ser considerado a mola propulsora que o conduzirĂĄ a grandes subidas.
Por fim, percebe-se claramente que o gestor que possui bom senso, alĂ©m de ser um profissional bastante reconhecido â e, por consequĂȘncia, valorizado â Ă© recheado de equilĂbrio, alĂ©m de ser conhecedor de seus limites. Ele sabe aonde quer chegar, por isso Ă© centrado e procura manter sempre o foco em direção ao alvo a ser perseguido. Ele sabe que âestradaâ trilhar e quais as ferramentas e estratĂ©gias utilizar. Assim, este profissional com bom senso, sĂł tende a ganhar.
25/10/2008 - Marizete Furbino, com formação em Pedagogia e Administração pela UNILESTE-MG, especialização em Empreendedorismo, Marketing e Finanças pelo UNILESTE-MG. à Administradora, Consultora de Empresa e Professora Universitåria no Vale do Aço/MG.
Contatos através do e-mail: marizetefurbino@yahoo.com.br
Reprodução autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado a autora e o site www.marizetefurbino.com e comunicada sua utilização através do e-mail marizetefurbino@yahoo.com.br
PROFESSOR X
NA ENTREVISTA, TENTE AGRADAR AO GERENTE
Num processo de seleção, a Ășltima pergunta que o gerente me fez foi: âQual Ă© o seu diferencial?â. Respondi que tinha muita experiĂȘncia e formação mais do que adequada para a vaga. Creio que essa nĂŁo era a resposta que ele estava esperando, porque nĂŁo consegui o emprego. O que eu deveria ter respondido?
HĂĄ vĂĄrias respostas satisfatĂłrias, mas a eficĂĄcia de cada uma delas depende do estilo do gerente. Ele pode ser liberal ou conservador, centralizador ou delegante, voltado mais para os processos ou mais para as pessoas. A melhor resposta Ă© aquela que nĂŁo vai desagradar ao gerente, qualquer que seja o estilo dele. Mas vamos supor que vocĂȘ nĂŁo conheça o gerente e ele, durante a entrevista, nĂŁo tenha dado nenhuma pista sobre o estilo dele. Nesse caso, a resposta mais apropriada seria: âEu sou maleĂĄvel. Nunca tive problemas com meus superiores porque sou capaz de me adaptar rapidamente a qualquer situaçãoâ. Para quem responde, isso pode parecer inĂłcuo. Mas, para um futuro chefe que estĂĄ ouvindo, a certeza de que terĂĄ um subordinado que vai apoiĂĄ-lo incondicionalmente Ă© um tremendo diferencial.
Max Gehringer (http://twitter.com/MaxGehringer) - Fonte: Ăpoca - Edição 607.
PROFESSORA PASQUALINA
LĂNGUA PORTUGUESA - SEMINĂRIO DEBATE ACORDO ORTOGRĂFICO
No dia 14, Ă s 8h30, o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) promoverĂĄ o seminĂĄrio "LĂngua portuguesa falada no Brasil: dificuldades na implantação do Acordo OrtogrĂĄfico de Unificação". O evento acontece na rua TabapuĂŁ, 445, Itaim Bibi. As inscriçÔes para o seminĂĄrio sĂŁo gratuitas e devem ser feitas pelo site www.ciee.org.br.
Fonte: Folha de S.Paulo - 05/04/10.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php