FALANDO EM BANIMENTO
18/12/2011 -
FALOU NO FM? TĂ FALADO!
O FILTRO DAS PALAVRAS
English:
http://globalvoicesonline.org/2011/11/23/pakistan-pta-plans-to-filter-around-1500-words-in-sms-communication/
http://tribune.com.pk/story/294788/deadline-looms-on-pakistan-obscene-text-message-ban/
1695 palavras estĂŁo numa lista de termos que autoridades do PaquistĂŁo querem banir das mensagens de texto no paĂs - entre eles "camisinha" e "Jesus Cristo". O controle, que deverĂĄ ser feito pelas operadoras, supostamente visa a diminuir os spams via celular.
Fonte: Super Interessante - Edição 299.
Mais detalhes:
http://globalvoicesonline.org/2011/11/23/pakistan-pta-plans-to-filter-around-1500-words-in-sms-communication/
http://tribune.com.pk/story/294788/deadline-looms-on-pakistan-obscene-text-message-ban/
MENSAGENS DE NOSSOS LEITORES E COLABORADORES
TOCA AQUI
Aperto de mĂŁo Ă© um antigo gesto ritualĂstico ainda em voga.
HierĂłglifos egĂpcios sĂŁo as mais antigas inscriçÔes que registram o aperto de mĂŁo. Era representado como a maneira que um Deus concedia seu poder ao faraĂł, sua representação na Terra. Os hierĂłglifos significam o verbo "dar". Apertar a mĂŁo direita de outra pessoa Ă© um ritual contemporĂąneo. Como Ă© praticado o tempo todo, de certa forma perdeu o sentido de uniĂŁo entre duas pessoas por um propĂłsito comum. Mas ainda significa respeito, consideração e amizade.
Na GrĂ©cia antiga, por volta do sĂ©culo 5 a.C., era tradição, pouco antes dos Jogos OlĂmpicos, um emissĂĄrio percorrer as cidades anunciando a "ekcheiria" (o "aperto de mĂŁo"), ou trĂ©gua, um momento sagrado em que mesmo os que estivessem em guerra deveriam guardar as armas para competir pacificamente no esporte. E as guerras de fato eram interrompidas. No ImpĂ©rio Romano, tornou-se tĂŁo popular o hĂĄbito de esconder um punhal na manga que se desenvolveu uma saudação precavida, na qual as mĂŁoes apertavam o pulso do outro. Tornou-se a saudação-padrĂŁo do ImpĂ©rio.
Apertos de mĂŁo codificados sĂŁo uma maneira de reconhecer outro integrante de uma sociedade secreta. Ao estender a mĂŁo, os maçons, por exemplo, tocam o pulso do companheiro com o indicador. "No mundo moderno, a saudação por aperto de mĂŁoes tornou-se universal pelo domĂnio da cultura do Ocidente", diz o antropĂłlogo da Unicamp Pedro Paulo Funari. A mais comum das saudaçÔes do Oriente consiste em curvar-se ao cumprimentado. Ainda hoje, entre radicais islĂąmicos, Ă© proibido o aperto de mĂŁos entre homens e mulheres que nĂŁo tĂȘm parentesco sanguĂneo, sob a punição de flagelação em praça pĂșblica.
Tratados importantes foram selados com a saudação, como o acordo de paz entre o primeiro-ministro de Israel Yitzhak Rabin e o lĂder palestino Yasser Arafat, em 1993, sob o olhar do presidente americano Bill Clinton, em Camp David. E criou situaçÔes inusitadas e constrangedoras, como o caloroso aperto de mĂŁo que o venezuelano Hugo ChĂĄvez deu em Barack Obama em 2009. ÂŽ
Fonte: Aventuras na História - Edição 101.
ORIGEM DA EXPRESSĂO: VĂ SE QUEIXAR AO BISPO
No sĂ©culo 17, ter filhos no Brasil era algo primordial. A Igreja atĂ© incentivava que as moças ficassem grĂĄvidas antes de subir ao altar, para comprovar que o homem era fĂ©rtil â desde que depois o casamento se consumasse. O que acontecia, porĂ©m, Ă© que muitos homens sumiam apĂłs os primeiros namoros. E as mulheres, o que faziam? Iam se queixar ao bispo, que mandava alguĂ©m atrĂĄs do noivo fujĂŁo. Da prĂĄtica teria nascido a expressĂŁo usada atĂ© hoje.
Fonte: Almanaque Brasil (http://www.almanaquebrasil.com.br/).
MADAME NATASHA
Madame Natasha zela pelas relaçÔes do idioma com os bons modos e intrigou-se com a quantidade de mensagens eletrĂŽnicas vindas de pessoas que jamais viu, convidando-a para fazer isso ou aquilo, com um terrĂvel fecho:
"Aguardo retorno".
A senhora crĂȘ que esse tom imperativo sĂł se justifica quando o remetente tem uma relação de superioridade hierĂĄrquica com o destinatĂĄrio, maus modos e maus bofes.
Natasha sugere:
"Agradeço seu retorno".
NĂŁo custa ser gentil.
Elio Gaspari - Fonte: Folha de S.Paulo - 18/12/11.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php