FALANDO EM IDĂIAS I
01/10/2008 -
FALOU NO FM? TĂ FALADO!
IDĂIAS DIVERTIDAS I
English:
http://www.hottrix.com/
Programa criativo e barato para seu iPhone:
Loira gelada - Por US$ 2,99, o iBeer transforma seu aparelho num copo de cerveja. Ao girar o aparelho, a cerveja faz espuma. Para os politicamente corretos, hĂĄ uma versĂŁo âcopo de leiteâ e outra âsaco de pipocasâ.
Fonte: Ăpoca - NĂșmero 541.
MENSAGENS DE NOSSOS LEITORES E COLABORADORES
"Preciso do nĂșmero da lei que trata da nova regra gramatical, recentemente assinada pelo presidente Luiz InĂĄcio Lula da Silva ou mesmo o site" FM: Oi. NĂŁo se trata de lei, mas sim de um acordo entre os paĂses de LĂngua Portuguesa. O que o Lula assinou foi um decreto estabelecendo prazos para a implantação da nova regra gramatical. Confira: http://www.cplp.org/Default.aspx e http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL777493-5604,00.html. Abraços.
"OlĂĄ Pessoal. Apenas para lembrar, foi lançado o site www.museudofutebol.org.br. Abraços, Marcio Okabe - www.konfide.com.br" FM: Agradecemos a colaboração. Informação tambĂ©m disponĂvel na coluna "Futebol Show".
"VALORIZEM O DIA DE VOCĂS!!! Forte abraço e um Ăłtimo final de semana!!!" FM: Bom fim de semana tambĂ©m e um abração. "Perceba o que vocĂȘ tem!" estĂĄ na coluna "Rapidinhas".
"Essa Ă© de mineiro messs!" FM: Ă messs!!! "AcarmĂŽ" estĂĄ disponibilizada no "Cantinho do Humor". Brigadimmmm.
"SE FOI MESMO IDĂIA DA RITA LEE, EU NĂO CONFIRMEI. MAS O QUE IMPORTA? A IDĂIA Ă MUUUUUITO BOA!!! IdĂ©ia de Rita Lee, no programa do Amaury Jr., a cantora e ativista Rita Lee teve uma daquelas idĂ©ias brilhantes, dignas do seu gĂȘnio criativo. Reclamando da inutilidade de programas como o Big Brother, ela deu a seguinte sugestĂŁo: 'Colocar todos os prĂ©-candidatos Ă presidĂȘncia da RepĂșblica trancados em uma casa, debatendo e discutindo seus respectivos programas de governo. Sem marqueteiros, sem mĂĄscaras e sem discursos ensaiados. Toda semana o pĂșblico vota e elimina um. No final do programa o vencedor ganharia o cargo pĂșblico mĂĄximo do paĂs. AlĂ©m de acabar com o enfadonho e repetitivo horĂĄrio polĂtico, a população conheceria o verdadeiro carĂĄter dos candidatos. A idĂ©ia nĂŁo Ă© incrivelmente boa? Se vocĂȘ tambĂ©m gostou, mande essa mensagem para os amigos e faça coro pela campanha: Casa dos PolĂticos JĂ! (Colaboração: Tadeu - Curitiba)" FM: Falou no FM? TĂĄ falado!
"Como enlouquecer um homem. Bem que falam que muda somente o CPF". FM: Antes que fiquemos loucos, jĂĄ colocamos "Porque as Mulheres enlouquecem os homens" no Cantinho do Humor. Gratos.
O BĂ-Ă-BĂ DOS RANKINGS
Depois de Enem, Saeb e Ideb, CPC e IGC sĂŁo as duas novas siglas criadas pelo MinistĂ©rio da Educação (MEC) para se referir a avaliaçÔes do ensino â ambas recĂ©m-divulgadas. O fato de jĂĄ haver tantas dessas aferiçÔes sobre a qualidade da educação no Brasil â em todos os nĂveis â Ă© um grande avanço. Sem tais mediçÔes, julgar o padrĂŁo de uma escola se limitaria a uma tarefa impressionista. AtĂ© hoje, no entanto, esses indicadores sĂŁo pouco usados. Em parte porque, diante da mirĂade de siglas, as pessoas desconhecem os propĂłsitos de cada uma. A pedido de VEJA, um grupo de especialistas explica neste Guia o objetivo das seis avaliaçÔes oficiais. Eles fazem ressalvas quanto Ă s suas aplicaçÔes e mostram em que situaçÔes os rankings sĂŁo de fato Ășteis num momento que costuma ser difĂcil para pais e estudantes: a escolha de uma escola ou uma faculdade em meio a tantas disponĂveis.
NO ENSINO BĂSICO:
Enem (Exame Nacional do Ensino MĂ©dio)
Objetivo: testar os conhecimentos dos concluintes do ensino médio em todas as disciplinas
Periodicidade: anual
Por que Ă© Ăștil
âą Permite saber o nĂvel de um aluno em comparação Ă mĂ©dia dos estudantes e aos campeĂ”es na prova
⹠Funciona como alternativa ao vestibular em 600 faculdades, que jå consideram a nota no exame em seus processos de seleção
âą Ă o Ășnico indicador que produz um ranking de escolas particulares
A palavra dos especialistas: como a inscrição para o exame é voluntåria, o ranking das escolas pode não refletir a realidade. Se apenas os melhores alunos fazem a prova, a média naturalmente sobe. à melhor consultar as notas dos colégios "com correção de participação", cålculo que o MEC divulga justamente para atenuar eventuais distorçÔes
Prova Brasil
Objetivo: avaliar nas escolas pĂșblicas as habilidades dos estudantes de 4ÂȘ e 8ÂȘ sĂ©ries em leitura e resolução de problemas matemĂĄticos
Periodicidade: a cada dois anos
Por que Ă© Ăștil
âą Mostra em que lugar do ranking se situa uma determinada escola
âą Compara o resultado dos 5 564 municĂpios brasileiros
âą Permite acompanhar a evolução do ensino nos municĂpios
A palavra dos especialistas: ao consultar na internet a mĂ©dia das escolas na Prova Brasil, Ă© possĂvel saber muito mais sobre um colĂ©gio. O MEC divulga, entre outros indicadores, as taxas de aprovação e o nĂșmero de professores com curso superior que dĂŁo aula lĂĄ
Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Båsica)
Objetivo: aferir o nĂvel de estudantes de ensino fundamental e mĂ©dio em portuguĂȘs e matemĂĄtica. As provas sĂŁo aplicadas a uma amostra das escolas pĂșblicas e particulares
Periodicidade: a cada dois anos
Por que Ă© Ăștil
⹠Compara a qualidade da educação nos estados
âą Permite acompanhar a evolução do nĂvel de ensino em cada estado
A palavra dos especialistas: como o Saeb Ă© aplicado apenas a uma amostra dos alunos, nĂŁo serve para comparar o desempenho individual ou o dos colĂ©gios â apenas fornece informaçÔes sobre as redes de ensino
Ideb (Ăndice de Desenvolvimento da Educação BĂĄsica)
Objetivo: conferir Ă s escolas pĂșblicas notas de zero a 10 com base nas taxas de aprovação e nos resultados dos estudantes em exames oficiais. A partir daĂ, o MEC estabelece metas para o avanço de cada escola
Periodicidade: a cada dois anos
Por que Ă© Ăștil
âą Compara o nĂvel do ensino nas escolas, tal qual a Prova Brasil â sĂł que aplicando um indicador mais completo
âą Resulta em rankings de ensino para estados e municĂpios
âą Permite acompanhar a evolução da educação no paĂs
A palavra dos especialistas: o Ideb sobressai aos demais indicadores porque, com base nele, o MEC traça metas concretas para o avanço do ensino numa escola ou num municĂpio, o que facilita a cobrança de resultados por parte dos pais. NĂŁo hĂĄ nada parecido para colĂ©gios particulares
NO ENSINO SUPERIOR:
CPC (Conceito Preliminar de Curso)
Objetivo: avaliar os cursos de graduação de uma mesma årea
Periodicidade: as carreiras sĂŁo avaliadas a cada trĂȘs anos
Por que Ă© Ăștil
âą Ranqueia os cursos por carreira
âą Ă um parĂąmetro para o MEC cobrar a qualidade mĂnima dos cursos â e fechĂĄ-los, se for preciso
A palavra dos especialistas: o novo indicador reuniu medidores mais antigos, entre eles um que afere o nĂvel da infra-estrutura e dos professores. Esses dados sĂł importam, no entanto, quando contribuem para bons resultados acadĂȘmicos â e isso sĂł o Enade (prova aplicada aos estudantes) Ă© capaz de medir. DaĂ ser melhor consultar apenas a nota no exame do que olhar para o CPC
IGC (Ăndice Geral de Cursos)
Objetivo: avaliar as instituiçÔes de ensino superior â e nĂŁo os cursos. Para tal, reĂșne indicadores de qualidade da graduação e da pĂłs-graduação
Periodicidade: anual
Por que Ă© Ăștil
âą Informa em que lugar do ranking se situa uma universidade
A palavra dos especialistas: Ă© melhor olhar para os Ăndices de graduação e pĂłs-graduação separadamente. O dado desagregado Ă© mais preciso, uma vez que nem sempre a qualidade desses dois nĂveis de ensino Ă© igual numa mesma universidade
Monica Weinberg - Fonte: Veja - Edição 2080.
AS MELHORES UNIVERSIDADES DO MUNDO
Uma comparação entre os trĂȘs mais relevantes rankings internacionais do ensino superior:
No topo: Harvard (http://www.harvard.edu/)Ă© a primeira colocada em todos os rankings.
The Times (http://www.topuniversities.com/)
O Ășnico que considera a opiniĂŁo do mercado de trabalho sobre a universidade â critĂ©rio que responde por 10% da nota final. TambĂ©m Ă© o ranking que dĂĄ maior peso Ă avaliação da instituição feita pelos prĂłprios acadĂȘmicos
Universidade de Shangai Jiao Tong (http://www.arwu.org/)
Ă o que mais valoriza critĂ©rios objetivos de produtividade cientĂfica. Inclui na avaliação o nĂșmero de alunos e professores com prĂȘmios Nobel e o de pesquisadores que aparecem entre os mais citados em suas ĂĄreas
US News (http://www.usnews.com/)
Avalia apenas universidades americanas. Ă o mais detalhado dos trĂȘs, uma vez que nĂŁo sĂł dĂĄ a classificação das instituiçÔes como tambĂ©m produz listas especĂficas sobre as melhores escolas para cada curso
Especialistas consultados: Claudio de Moura Castro, Gustavo Ioschpe, Maria InĂȘs Fini e Silvia Colello
Fonte: Veja - Edição 2080.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php