COMBATE Ă DISCRIMINAĂĂO NO FUTEBOL
18/05/2013 -
FUTEBOL SHOW
RACISMO PODERĂ GERAR ATĂ REBAIXAMENTO
English:
http://www.canada.com/sports/racism
Fare â
http://www.farenet.org/default.asp?intPageID=6
http://www.facebook.com/farenetwork
FIFA Federação cria pacote de propostas para combater discriminação, com puniçÔes financeiras e esportivas.
A Fifa anunciou a criação de um pacote de medidas para tentar combater casos de racismo no futebol. O plano da entidade que dirige a modalidade Ă© estabelecer regras universais, que se apliquem em todos os nĂveis.
A implantação dessa espĂ©cie de "cĂłdigo de conduta" serĂĄ votada no prĂłximo Congresso da Fifa, no fim do mĂȘs, em MaurĂcio, na Ăfrica.
O plano tem trĂȘs pontos principais. O primeiro Ă© ter um funcionĂĄrio da Fifa em cada estĂĄdio para identificar atos racistas nas torcidas e, assim, "aliviar a pressĂŁo sobre os ĂĄrbitros e auxiliares".
O segundo ponto Ă© ter uma lista de puniçÔes a serem aplicadas. Para o que a entidade considera "delitos menores" ou "primĂĄrios", as penas seriam basicamente financeiras --multas, advertĂȘncias, jogos com portĂ”es fechados para a torcida.
Os casos considerados graves ou as reincidĂȘncias seriam punidos com perda de pontos, desclassificação de torneios e atĂ© rebaixamento.
O terceiro ponto do plano da Fifa é justamente responsabilizar os clubes e as federaçÔes pelo comportamento de jogadores, funcionårios e até dos torcedores.
PRESSĂO NOS ĂRBITROS
Hå quatro anos, a Uefa divulgou suas orientaçÔes para os årbitros caso percebam atos de racismo em campo.
Eles deveriam, primeiro, parar o jogo e pedir para o sistema de som do estĂĄdio advertir os torcedores, depois, suspender a partida por algum tempo e, finalmente, dar o jogo por encerrado.
Ontem, o ĂĄrbitro Howard Webb, que apitou a final da Ășltima Copa do Mundo, afirmou que "os ĂĄrbitros precisam de ajuda" porque "estĂŁo prestando mais atenção no que se passa em campo".
DaĂ a proposta da Fifa de ter pelo menos um observador nas arquibancadas, para ajudĂĄ-los nesse trabalho.
Foram muitos os casos de racismo no futebol nos Ășltimos anos. Os ingleses Ashley Cole e Ashley Young sofreram ofensas desse tipo durante a Eurocopa de 2012, disputada na PolĂŽnia e na UcrĂąnia.
Astros como o italiano Balotelli e o camaronĂȘs Samuel Eto'o tambĂ©m jĂĄ foram vĂtimas de insultos racistas.
Fonte: Folha de S.Paulo â 07/05/13.
Mais detalhes:
http://www.canada.com/sports/racism
Fare â
http://www.farenet.org/default.asp?intPageID=6
http://www.facebook.com/farenetwork
FIFA PRODUZ MINI DOCUMENTĂRIO OFICIAL SOBRE AS CONQUISTAS DO CORINTHIANS
Divulgado nesta segunda, o documentĂĄrio da FIFA estuda o poder do Corinthians e sua trajetĂłria para a conquista da Libertadores. Publicado no canal oficial da instituição no Youtube, a descrição do vĂdeo trazia: "O Clube de futebol mais rico do Brasil ganhou de a Clubes da FIFA Copa do Mundo do ano passado, depois de afirmar sua primeira Copa Libertadores da histĂłria. O que os torna tĂŁo especial?".
Com a proposta de responder essa pergunta, o vĂdeo relembra a trajetĂłria do Mundial, a primeira conquista da Libertadores e entrevista protagonistas como Sheik e Tite que exaltaram acima de tudo a torcida e toda a organização do Corinthians.
A passagem de Ronaldo pelo time tambĂ©m Ă© comentada, assim como a construção do CT de alto nĂvel e o o trabalho de marketing realizado nos Ășltimos anos, que se tornaram os marcos mais importantes dessa transformação, que elevou o Corinthians ao patamar de clube mais rico do Brasil.
Clique para assistir o http://www.youtube.com/watch?v=DWv6NzU2hBA no Youtube.
Fonte: http://www.meutimao.com.br/.
FUTEBOL NO DESERTO
Estas fotos intrigantes de campos de futebol no deserto demonstram o quanto os ĂĄrabes amam o futebol: http://www.greenprophet.com/2013/05/desert-soccer-pitches-reveal-arab-obsession-with-football/
Fonte: Green Prophet (http://www.facebook.com/#!/greenprophet) â 08/05/13.
Mais detalhes:
http://www.facebook.com/desertsoccer
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php