CAPOEIRA - A ARTE MARCIAL BRASILEIRA
31/07/2008 -
MANCHETES DA SEMANA
CAPOEIRA - PATRIMĂNIO IMATERIAL BRASILEIRO
English:
http://www.go-cap.com/
http://www.capoeira.com/news.php
ExpressĂŁo brasileira surgida nos guetos negros hĂĄ mais de um sĂ©culo como forma de protesto Ă s injustiças sociais, arte que se confunde com esporte, mas que jĂĄ foi considerada luta, a capoeira foi reconhecida como patrimĂŽnio imaterial da cultura brasileira. A decisĂŁo do Instituto do PatrimĂŽnio HistĂłrico e ArtĂstico Nacional (Iphan) foi concretizada em julho no PalĂĄcio Rio Branco, em Salvador.
Para comemorar o resultado, que é definido pelos 22 membros do Conselho Consultivo do Iphan, foi inaugurada, no mesmo local, a exposição Rodas de Capoeira, com pinturas, esculturas em barro, instrumentos musicais, xilogravuras e folhetos de cordel que retratam o universo da arte que agora é patrimÎnio.
O ministro da Cultura, Gilberto Gil, jĂĄ havia declarado, em reuniĂŁo da Organização das NaçÔes Unidas (ONU) que homenageava o embaixador SĂ©rgio Vieira de Mello morto durante atentado terrorista na guerra do Iraque, que a capoeira do Brasil "poderia ser vista como instrumento da construção da paz mundial" e levou uma roda de capoeira para se apresentar aos lĂderes.
Desde então, as açÔes do ministério voltadas à valorização da capoeira como a criação do programa Capoeira Viva começaram a se voltar para o reconhecimento da expressão como patrimÎnio, segundo a diretora de PatrimÎnio Imaterial do Iphan, Mårcia Sant'anna.
"O começo do processo de registro jĂĄ começou no Ăąmbito dessas açÔes de apoio. Foi um projeto iniciado pelo ministĂ©rio e do Iphan, mas contou com a participação de estudiosos e pesquisadores de trĂȘs estados do Brasil: do Rio de Janeiro, da Bahia e de Pernambuco", conta a diretora.
Ela acrescenta que o registro é de significado simbólico. "Ocorre um aumento muito grande da auto-estima dessas pessoas. Embora a capoeira esteja disseminada em todo o mundo, alguns mestres da tradição oral nunca tiveram, pelo menos até recentemente, nenhum programa de valorização do seu saber", aponta.
A capoeira Ă© a 14ÂȘ expressĂŁo artĂstica do paĂs registrada como patrimĂŽnio imaterial. A diferença deste registro para o tombamento como patrimĂŽnio material caso de edifĂcios histĂłricos Ă© que "o registro volta-se a açÔes de apoio Ă s condiçÔes sociais, materiais, ambientais e de transmissĂŁo que permitem que esse tipo de bem cultural continue existindo", de acordo com Sant'anna.
O plano de preservação Ă© uma conseqĂŒĂȘncia do registro, e prevĂȘ medidas de suporte Ă capoeira como um plano de previdĂȘncia especial para os velhos mestres; o estabelecimento de um programa de incentivo desta manifestação no mundo; a criação de um Centro Nacional de ReferĂȘncia da Capoeira; e o plano de manejo da biriba --madeira utilizada na fabricação do berimbau-- e outros recursos naturais.
PatrimĂŽnio cultural imaterial sĂŁo representaçÔes da cultura brasileira como: as prĂĄticas, as forma de ver e pensar o mundo, as cerimĂŽnias (festejos e rituais religiosos), as danças, as mĂșsicas, as lendas e contos, a histĂłria, as brincadeiras e modos de fazer (comidas, artesanato, etc.), junto com os instrumentos, objetos e lugares que lhes sĂŁo associados, cuja tradição Ă© transmitida de geração em geração pelas comunidades brasileiras. Com a inclusĂŁo da capoeira, o Brasil passa a ter 14 bens culturais registrados.
Fonte: http://www.portalcapoeira.com/
03 DE AGOSTO - DIA DO CAPOEIRISTA
A roda de capoeira: A roda de capoeira Ă© o momento em que os capoeiristas encontram-se para colocar em prĂĄtica o que aprenderam nas aulas. Sentados em cĂrculo, os alunos batem palmas acompanhando o ritmo do berimbau, principal instrumento para a prĂĄtica da capoeira, e respondendo o "coro" (mĂșsica cantada pelos mestres ou alunos mais graduados).
Na capoeira, o respeito Ă© de extrema importĂąncia. Os mestres e alunos mais velhos ensinam aos mais jovens e inexperientes os golpes, as saĂdas e as "manhas" da capoeira, enquanto jogam dentro da roda.
HistĂłria: Presente no mercado de escravos e nas senzalas, a capoeira sempre foi uma atividade de rua. Passou a ser praticada em academias a partir de 1932, quando Manuel dos Reis Machado, o Mestre Bimba, abriu a primeira academia de capoeira em Salvador. A partir daĂ, ele passou a organizar o ensino como capoeira Regional Baiana. Resistindo Ă opressĂŁo e atĂ© o seu quase desaparecimento por completo, a capoeira chega aos dias de hoje com a sua força caracterĂstica, porĂ©m mais erudita e praticada em todo o mundo, unindo movimento de corpo e mĂșsica numa manifestação brasileira de dança, jogo e arte-luta com raĂzes africanas.
Leia mais:
http://www.portalcapoeira.com/Curiosidades/3-de-Agosto-Dia-do-Capoeirista-Materia-I
USP Ă A 113ÂȘ MELHOR DO MUNDO
A Universidade de SĂŁo Paulo (USP) foi considerada a 113ÂȘ melhor universidade do mundo em um ranking divulgado por um ĂłrgĂŁo de pesquisa do governo espanhol. A USP subiu 15 posiçÔes em relação a 2007. Entre as 200 mais bem posicionadas do mundo, a instituição foi a Ășnica brasileira citada.
ApĂłs a USP, as instituiçÔes brasileiras mais bem posicionadas sĂŁo a Unicamp (Campinas, em 212ÂȘ) e a UFRJ ( Rio, em 330Âș). As 25 melhores da lista sĂŁo norte-americanas. MIT, Harvard e Stanford ocupam as melhores posiçÔes. Foram analisadas 15 mil escolas e 4.000 foram ranqueadas.
Um dos principais indicadores avaliados pelo "Webometrics Ranking of World Universities (Ranking Mundial de Universidades na Web), Ă© o nĂșmero de acessos, via Internet, dos artigos produzidos pelas escolas.
Fonte: O Tempo - 03/08/08.
Webometrics Ranking of World Universities - http://www.webometrics.info/
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php