CRIATIVIDADE NO MARKETING LXXII
18/05/2009 -
NOSSOS COLUNISTAS
PROPAGANDAS INTELIGENTES LXXII (BRAZUCAS NO MOMA)
English:
http://www.coolhunting.com/archives/2009/05/moma_design_sto_1.php
MOMA:
http://www.momastore.org/)
Designers do Brasil expĂ”em e vendem criaçÔes na loja do Museu de Arte Moderna de Nova York; alguns produtos sĂŁo comercializados aqui. Uma visĂŁo americana do estilo de vida brasileiro estĂĄ exposta na loja do Museu de Arte Moderna de Nova York, o MoMA. A mostra "Destination: Brazil" reĂșne mais de 75 produtos criados por designers brasileiros. Os objetos estĂŁo Ă venda e tambĂ©m podem ser comprados pelo site da loja do museu (http://www.momastore.org/). Alguns sĂŁo vendidos no Brasil.
A seleção da mostra foi feita por uma comissão de diretores do MoMA, que visitou feiras de design e showrooms no Brasil.
Marco Pulchério, dono do showroom de design Marco 500, de São Paulo, auxiliou na curadoria. Algumas peças precisaram de adaptaçÔes para atender o mercado americano. "Havia vasos muito grandes, então recomendamos que o designer fizesse uma versão menor. As casas lå não são tão amplas", diz Pulchério.
A seleção do MoMA inclui uma bolsa com a bandeira do Brasil, mas sĂmbolos nacionais e artesanato nĂŁo predominaram. "A comissĂŁo se encantou com a cerĂąmica, com as peças de resina e com a mistura de materiais", diz PulchĂ©rio.
O estilo de vida brasileiro surge em citaçÔes discretas de trabalhos manuais, como no brinco Colmeia, de Camila Sarpi, com bordado sobre o metal. O banco Bate-Papo, de Flåvia Pagotti, é inspirado nos tradicionais móveis caipiras cujos assentos são próximos do chão. O copo "americano" Nadir Figueiredo estå lå também, por US$ 3 a unidade.
DĂ©bora Mismetti - Fonte: Folha de S.Paulo - 16/05/09.
Mais:
http://pt.brazilny.org/index.php?/consulado/boletim_cultural_evento/moma_design_destination_brazil
TRIPULAĂĂO NUA
"Nossos funcionĂĄrios nĂŁo tĂȘm nada a esconder." Com esse slogan, a companhia aĂ©rea neozelandesa Air New Zealand despiu funcionĂĄrios para uma campanha publicitĂĄria. Em um vĂdeo, integrantes da tripulação e atĂ© o diretor-executivo da companhia, Rob Fyfe, aparecem nus, com os uniformes pintados no corpo. O comercial virou hit na internet.
Fonte: Isto à - Edição 2062.
veja o vĂdeo:
http://www.flightglobal.com/blogs/asian-skies/2009/05/video-air-new-zealand-has-noth.html
PROFESSOR X
INVESTIR EM EDUCAĂĂO
O Brasil deveria dar uma maior atenção à educação, desde o ensino båsico até o superior. Escola de qualidade é aquela que oferece professores treinados, instalaçÔes adequadas e diretores competentes. Ao mesmo tempo, compete aos alunos maior empenho em suas tarefas, muitas horas de dedicação, visão técnica apurada e a busca por culturas diversificadas. Aliås, as escolas deveriam ensinar a seus alunos bom comportamento, envolvendo o ensino de ética, em razão do esquecimento da sociedade sobre o tema.
Para que todos esses critĂ©rios sejam atingidos, Ă© necessĂĄria a realização de investimentos pĂșblicos e privados em larga escala. Nesse caso, chamam a atenção as iniciativas propostas pela Ăndia, China e Cingapura. Ou seja, para combater a crise econĂŽmica global, a solução passa pela alocação de recursos em educação, com isenção do pagamento do Imposto de Renda para qualquer indivĂduo que declare ser graduado ou pĂłs-graduado.
Para ser um paĂs competitivo, um dos pilares Ă© o desenvolvimento educacional. Em ciĂȘncia, tecnologia e empreendedorismo, Ă© preciso fazer algo exemplar, como as iniciativas asiĂĄticas. E o Brasil, o que vem propondo?
Ao analisar a economia brasileira, percebe-se um elevado endividamento pĂșblico, com 42% dos gastos governamentais para o pagamento do funcionalismo. Ao mesmo tempo, as manchetes dos jornais e revistas de grande circulação estampam um noticiĂĄrio repleto de desvios de conduta dos representantes pĂșblicos. Quando o assunto Ă© educação, as iniciativas sĂŁo estapafĂșrdias. Observo tambĂ©m que as melhores escolas de ensino mĂ©dio ainda estĂŁo abaixo dos padrĂ”es internacionais.
Existem inĂșmeros casos de sucesso no Brasil que deveriam ser observados de perto, como fundaçÔes e institutos de pesquisas que honrosamente realizam suas atividades com parcos recursos, mas atingindo patamares internacionais. Logo, pensar no futuro da nação requer planejamento, gente preparada e qualificada.
Enquanto as escolas nos paĂses desenvolvidos vĂȘm se preocupando em elevar o nĂșmero de horas de estudos de seus alunos, remunerando melhor seus professores e preparando os estudantes para a vida, as propostas nacionais sĂŁo para redução da carga horĂĄria e do piso mĂnimo salarial.
As universidades norte-americanas, europeias e asiĂĄticas buscam recursos governamentais e privados para o financiamento de seus projetos, maior qualificação e resultados em suas avaliaçÔes em busca dos melhores alunos. JĂĄ as nacionais ainda avaliam um novo modelo de vestibular, algo proposto hĂĄ anos no exterior. EstarĂamos atrasados no "dever de casa"?
Conclui-se que o Brasil ainda caminha a passos curtos quando o assunto Ă© educação, com baixos investimentos e planejamento de longo prazo, ficando sua posição de grande potĂȘncia econĂŽmica ameaçada perante seus concorrentes externos e pela correlação do tema com inovação e competitividade.
Hugo F. B. Tadeu - Professor (FJP) - Fonte: O Tempo - 17/05/09.
FJP - Fundação João Pinheiro - http://www.fjp.gov.br/
PROFESSORA PASQUALINA
DOE SANGUE
Os Bancos de Sangue dos hospitais brasileiros estão sempre com estoques reduzidos. As pessoas costumam pensar em doar sangue somente quando algum conhecido tem uma cirurgia e precisa de doadores. Não tirar essa ideia da cabeça, jå é uma grande ação. Doe sangue.
Fique informado: http://www.huav.com.br/sangue.htm
O banco de sangue do Hospital FelĂcio Rocho em Belo Horizonte Ă© um exemplo.
Local de doação = Rua Juiz de Fora, 861 â Barro Preto (ao lado 12ÂșBI)
Telefones (31) 3335-6600 / 3295-4584 / 8466-3672 / 8466-9493
Atendimento â Segunda Ă sexta-feira de 08:00 Ă s 13:00 horas
SĂĄbados a partir das 08:00 horas (atendimento com hora marcada)
http://www.feliciorocho.org.br/hfr08/
LITERATURA - Bibliotecas tĂȘm palestras sobre livros obrigatĂłrios
Bibliotecas pĂșblicas da cidade de SĂŁo Paulo sediam desde abril uma sĂ©rie de palestras sobre os livros cobrados na Fuvest, na Unicamp e em outros vestibulares. O Centro Cultural da Juventude, na Vila Nova Cachoeirinha (zona norte), tambĂ©m participa da programação.
As palestras são gratuitas. Para participar, é necessårio inscrição prévia. As vagas são limitadas e variam de acordo com cada unidade. Haverå um ciclo de palestras também no segundo semestre, mas ele ainda não teve o calendårio fechado.
A programação estå em http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/noticias/?p=6000.
Fonte - Folha de S.Paulo - 19/05/09.
MUSEU VIAJA PELA LĂNGUA FRANCESA
França ganha exposição tecnolĂłgica no Museu da LĂngua Portuguesa atĂ© 13/9. Moda, culinĂĄria e dança sĂŁo abordadas na mostra, que traz curiosidades como o significado real de palavras francesas aportuguesadas.
NĂŁo Ă© preciso saber francĂȘs para tirar proveito do "bistrĂŽ" e da "aula de balĂ©" que o Museu da LĂngua Portuguesa apresenta aos seus frequentadores, dentro de uma mostra que pretende aproximar idiomas e revelar influĂȘncias culturais.
"O FrancĂȘs no Brasil em Todos os Sentidos" tem a mesma linguagem tecnolĂłgica jĂĄ conhecida do museu, como um labirinto de "viadutos" metĂĄlicos logo na abertura, com palavras iluminadas em movimento, muitas das 5.000 trazidas pelos franceses ao paĂs e incorporadas ou adaptadas ao portuguĂȘs. "Sugeri a cidade como um gancho criativo para juntar todos esses assuntos da cultura francesa", diz o cenĂłgrafo AndrĂ© Cortez. "VocĂȘ fica instigado a ler, e nĂŁo obrigado a ler, como acontece no dia-a-dia."
Nos letreiros de lojas antigas, o visitante se lembra da Ă©poca em que o francĂȘs prevalecia sobre o inglĂȘs. Em outro espaço, vĂdeos mostram a lĂngua em vĂĄrias partes do mundo, como na fronteira com a Guiana Francesa, em curta de 1998 do artista Lucas Bambozzi.
No "bistrĂŽ", um garçom atende fregueses fictĂcios, enquanto o pĂșblico de verdade pode conferir um menu com explicaçÔes culinĂĄrias, como a origem do pĂŁo francĂȘs ou do petit gĂąteau.
Ao lado da "aula de balé", onde bonecas exibem movimentos com seus respectivos nomes originais, placas mostram os passos da famosa dança de quadrilha de festa junina, que teve sua origem nas cortes francesas. Curiosidades, de fato, guiam toda a exposição, que aborda ainda termos de moda, como o tecido chiffon, usado em vestidos de luxo, mas cujo significado é "trapo".
"Para quem sabe francĂȘs, Ă© uma verdadeira aula. Para quem nĂŁo sabe, Ă© legal para perceber a presença francesa no paĂs", diz Marina Toledo, coordenadora do setor educativo.
O FRANCĂS NO BRASIL EM TODOS OS SENTIDOS
Quando: de ter. a dom., das 10h às 17h; até 13/9
Onde: Museu da LĂngua Portuguesa
Fernanda Ezabella - Fonte: Folha de S.Paulo - 17/05/09.
Museu da LĂngua Portuguesa - http://www.museulinguaportuguesa.org.br/museudalinguaportuguesa/index.html
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php