100SACIONAL - SĂ AS MELHORES DO "FAZENDO DIREITO"
27/11/2006 -
FAZENDO DIREITO
MENSAGEM DA SEMANA
"Nobres Leitores, Nos tempos modernos de globalização ficam bem mais visĂveis os varios tipos de governo, socialismo, capitalismo, parlamentarismo, monarquias. Mas ainda existem governantes que utilizam o imperialismo, apesar de nĂŁo ser a forma mais democratica de governo. Como Ă© do conhecimento de todos, existe um reino chamado HarryLand, onde o bruxo supremo, Harry Porter impoe as leis de forma autoritĂĄria e inquestionĂĄvel. Acontece que os bruxinhos aprendizes nĂŁo satisfeitos com as liçÔes ensinadas, estĂŁo organizando uma vassorata (carreata de vassouras) em busca de novos mestres. O que caiu nos ouvidos da corte suprema, que a esta altura jĂĄ esta ficando de cabelos brancos ou sem cabelos. Que fim terĂĄ esta novela? SerĂĄ que os bruxinhos irĂŁo bater em retirada em busca de Novos Horizontes? SerĂĄ que Harry Porter conseguirĂĄ se safar desta? NĂŁo percam os prĂłximos capitulos......".
100SACIONAL - SĂ AS MELHORES DO "FAZENDO DIREITO"
âPalestra de Latim, dia 20, auditĂłrio da faculdade. Professor Campolina chamado a palestrar sobre a importĂąncia do latim para os advogados... As expectativas sĂŁo diversas, algum cantor de nome Latim cantando a Festa do apĂȘ rolando bunda lelĂȘ... um cĂŁozinho pequeno soltando seu fraco latim... ... tantas emoçÔes... EstĂĄvamos reunidos indissoluvelmente no auditĂłrio, requisitados para nos encantarmos com a lĂngua que foi injustamente cortada da carga escolar em tempos antigos, o Latim. Termos dificĂlimos como Latu sensu, augustus, januarius (nĂŁo se trata do pai do Luiz Gonzaga e sim do mĂȘs de janeiro), abordagens que com certeza nos tornaram grandes estudiosos... pasmem... Um senhor que imprimiu um discurso fervoroso em prol da linguagem dos advogados, defendendo ardentemente a volta do latim para a grade curricular das escolas e, de repente... crĂticas a outros profissionais , atacando seus erros de portuguĂȘs e ingrĂȘs... (este ele mesmo utilizou...) Mas ao final da palestra a novidade, um livro , uma liquidação... 20,00... onde o conteĂșdo mais abordado eram casos contados dentro de salas onde outros profissionais sĂŁo relatados em seus erros, se Ă© que se trata de verdades e a oportunidade de vender seu peixe. Bem, Ăłbvio que qualquer um conhece a importĂąncia do Latim em nossa histĂłria, mas jĂĄ que surgiu o Latino no apĂȘ, porque nĂŁo um Latim pra vender? Ei, libera nosso horĂĄrio de lanche professor, lĂĄ tem refrigerante em latinha... Cuidado com as escolhas Professor...â. FM: Ă a arte de tentar fazer negĂłcios em palestras. Fato muito comum hoje em dia.
Pensamento da semana: âSe o seu namorado nĂŁo faz Direito, eu faço!
Encontre a Legislação Federal e Estadual por assunto ou por nĂșmero, alĂ©m de sĂșmulas dos STF, STJ e TST: www.soleis.adv.br
"ESSES ADVOGADOS": Um mĂ©dico estava em uma festa, quando chega uma senhora e pergunta: - Doutor, o que pode ser uma dor do lado que eu tenho aqui e jĂĄ consultei com vĂĄrios mĂ©dicos e nenhum acertou? Meio constrangido, o mĂ©dico conversou, disse que deveria procurar no consultĂłrio e foi saindo aos poucos. Ao encontrar um advogado conhecido, comentou: - Eu nĂŁo agĂŒento mais, pois em tudo que Ă© festa sempre tem alguĂ©m querendo uma "consulta de corredor". Ao que o advogado respondeu: - Faz que nem eu: eu respondo a dĂșvida, e no outro dia mando a conta da consulta. Funciona que Ă© uma beleza. No outro dia o mĂ©dico foi direto para a secretĂĄria: - Manda uma conta de R$ 120,00 para a dona fulana, especificando como "consulta particular em domicilio! Ao que a secretĂĄria respondeu: - Ainda bem que o Sr. falou, pois chegou a conta de um advogado de R$ 250,00 no mesmo estilo...
Ao jornal Faculdade Mental: Prezados alunos, Em relação ao artigo divulgado a respeito da impossibilidade do voto nulo anular, faço a seguinte correção:
Assim dispÔe o art. 224 do Código Eleitoral:
O artigo do Código Eleitoral que fala expressamente da possibilidade do voto nulo anular o pleito eleitoral. DispÔe o artigo 224 do Código Eleitoral:
Art. 224. Se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do PaĂs nas eleiçÔes presidenciais, do Estado nas eleiçÔes federais e estaduais, ou do MunicĂpio nas eleiçÔes municipais, julgar-se-ĂŁo prejudicadas as demais votaçÔes, e o Tribunal marcarĂĄ dia para nova eleição dentro do prazo de 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias.
§ 1Âș Se o Tribunal Regional, na ĂĄrea de sua competĂȘncia, deixar de cumprir o disposto neste artigo, o Procurador Regional levarĂĄ o fato ao conhecimento do Procurador-Geral, que providenciarĂĄ junto ao Tribunal Superior para que seja marcada imediatamente nova eleição.
§ 2Âș Ocorrendo qualquer dos casos previstos neste CapĂtulo, o MinistĂ©rio PĂșblico promoverĂĄ, imediatamente, a punição dos culpados.
Basta simples leitura do caput do artigo acima para compreender que se mais da metade dos votos em eleição majoritåria forem nulos, aquele pleito restarå prejudicado, sendo necessåria à convocação de novas eleiçÔes.
Acredito que independentemente das posiçÔes pessoais, devemos zelar pela divulgação correta das informaçÔes, sob pena de se estar distorcendo o entendimento das pessoas. Informação errÎnea é mais prejudicial do que a própria falta de informação! Um grande abraço, Profa. Andréa DŽAssunção Ferreira
A turma de direito, segundo perĂodo manhĂŁ estĂĄ demais. Comandadas pela Poliana e LĂ©ia, fizeram um prĂ©-aquecimento de copos no Kiwi antes do jogo do Brasil. Quase faltou cerveja.
Quem Ă© 10 tambĂ©m Ă© a aluna Diana Mascarenhas do primeiro perĂodo manhĂŁ de Direito. Altos papos no MSN, com a musa do Kiwi Aninha, Corsino e o Cara!!!
RECLAMAĂĂO: Uma comissĂŁo representando cerca de 50 alunos da turma do 2 perĂodo de Direito foi reivindicar seus Direitos Ă Diretoria. Literalmente pediram a cabeça do coordenador "Harry Potter" e melhores condiçÔes nas salas de aula. Um dos pontos bĂĄsicos da reclamação jĂĄ foi denunciado aqui pelo Faculdade Mental, em setembro, e nenhuma ação corretiva foi tomada pela FNH. Trata-se do excesso de alunos em determinadas aulas com a conseqĂŒente falta de carteiras, um absurdo em plena faculdade da capital mineira. Para convencer a FNH a tomar uma atitude enĂ©rgica, manifestaram a intenção de filmar e tirar fotos das salas durante as aulas e enviĂĄ-las ao FM para publicação no site, a qual foi, obviamente contida pela direção. NĂŁo vamos aqui questionar o mĂ©rito do direito da reivindicação, pois ele Ă© Ăłbvio, nem a inexperiĂȘncia e apatia da coordenação do curso de Direito para resolver problemas da coletividade que nĂŁo envolva seus apadrinhados, que sĂŁo mais Ăłbvias ainda. Vamos debater os argumentos dos dois lados, sejam da FNH, sejam dos alunos. O que esperamos Ă© uma solução que atenda a ambos para o bem da nossa FNH. FM: AlĂŽ galera! DIREITO Ă DIRETO e vocĂȘs sabem muito bem disso. O diĂĄlogo e a negociação Ă© sempre a melhor solução. Estamos com vocĂȘs nessa luta. Contem sempre conosco e sucesso a todos!
A CESAR O QUE Ă DE CESAR...: ParabĂ©ns Ă direção da FNH na condução das reivindicaçÔes dos alunos do 2 perĂodo de Direito noite. Elogios foram passados pelos alunos diretamente aos nossos colaboradores, e agora falta de carteiras em salas de aulas Ă© coisa do passado. Esperamos que o relacionamento alunos/coordenador tambĂ©m prossiga em harmonia. Ă isso aĂ, nossos futuros BacharĂ©is estĂŁo aprendendo na prĂĄtica a lutarem por seus direitos e a nĂŁo se intimidarem.
UM PODER JUDICIĂRIO ATUANTE: Acesse www.faculdademental.com.br e na coluna âFazendo direitoâ veja essa matĂ©ria de HĂLIO BICUDO, 84, advogado e jornalista, Ă© presidente da Fundação Interamericana de Defesa dos Direitos Humanos. Foi vice-prefeito do municĂpio de SĂŁo Paulo (gestĂŁo Marta Suplicy), deputado federal pelo PT-SP (1990-94 e 1995-98). Ă autor de "Meu Depoimento sobre o EsquadrĂŁo da Morte", entre outros livros.
Frase do advogado Daniel Silva referindo-se Ă invasĂŁo do congresso por membros do MLST: "Uma coisa Ă© preciso reconhecer nesse caso: Finalmente eles invadiram uma terra improdutiva"
ALUNO DE DIREITO: Um aluno de Direito Ă© chamado pelo professor para um exame oral: - O que Ă© estelionato? Responde o aluno: - Ă o que o senhor professor estĂĄ fazendo. O professor, muito indignado: - Ora essa, explique-se! - Segundo o CĂłdigo Penal, comete estelionato todo aquele que se aproveita da ignorĂąncia do outro para prejudicĂĄ-lo...
TRIBUNAL DE BAGDà CONDENA SADDAM HUSSEIN à MORTE NA FORCA: O ex-presidente do Iraque Saddam Hussein foi condenado a morte por enforcamento. Neste domingo, em Bagdå, um tribunal especial julgou o ex-ditador e sete de seus colaboradores pelo massacre de 148 xiitas no povoado de Dujail, em 1982, e por crimes contra a humanidade. O procedimento de apelação, acionado automaticamente, começa nesta segunda-feira. Confira matéria completa em www.faculdademental.com.br.
DIREITOS E DEVERES - COMO LIDAR COM O ALUNO-CLIENTE (As exigĂȘncias, a arrogĂąncia e os abusos do aluno que paga). MatĂ©ria muito interessante. Acesse www.faculdademental.com.br e confira!
RECLAMAĂĂO TRABALHISTA:
Eu pĂȘnis, solicito aumento de salĂĄrio pelas seguintes razĂ”es:
Faço esforço fĂsico no cumprimento de minhas funçÔes;
Trabalho em grandes profundidades;
Mergulho de cabeça em tudo que faço;
NĂŁo descanso em finais de semana ou feriados nacionais;
Trabalho em ambiente extremamente Ășmido;
NĂŁo recebo horas extras;
Trabalho em ambiente sem iluminação e sem ventilação adequada;
Trabalho sob altas temperaturas, sem climatização;
Meu trabalho me expÔe a doenças contagiosas.
RESPOSTA DA JUSTIĂA DO TRABALHO:
Sr PĂȘnis, apĂłs revisĂŁo do seu pedido e, considerando seus argumentos, a Justiça do Trabalho REJEITOU seu pedido, baseando-se nos seguintes fatos:
VocĂȘ nĂŁo trabalha oito horas ininterruptamente;
VocĂȘ dorme durante o expediente apĂłs curto perĂodos de trabalho;
VocĂȘ nĂŁo segue sempre as ordens da gerĂȘncia;
VocĂȘ nĂŁo permanece em seu local de trabalho;
VocĂȘ costuma visitar outras repartiçÔes;
VocĂȘ nĂŁo toma iniciativa; precisa ser estimulado para começar a trabalhar;
VocĂȘ deixa o seu local de trabalho uma bagunça e sujo ao final do expediente;
VocĂȘ nem sempre observa a norma de segurança tal qual, usar equipamento de proteção individual;
VocĂȘ se aposentarĂĄ muito antes dos 65 anos;
VocĂȘ Ă© incapaz de trabalhar em turnos dobrados;
Ăs vezes vocĂȘ abandona seu local de trabalho sem completar seu oficio;
E se tudo isso nĂŁo bastasse, temos observado vocĂȘ entrar e sair do seu local de trabalho carregando dois sacos de aparĂȘncia suspeita.