ROBOMANIA ABERTA
22/01/2009 -
EU DIGITAL
O PRIMEIRO ROBĂ LIVRE DO MUNDO
English:
http://www.theopenrobotproject.org/tiki-index.php?page=CP01
Os robÎs jå são capazes de vencer o ser humano em uma competição de xadrez, mas incompetentes para ir à geladeira, abrir e pegar uma maçã. Nas fåbricas, a utilização do robÎ em tarefas repetitivas ou que geram risco humano - como manipulação de produtos radioativos ou checagem de equipamentos submarinos em alto mar - é corriqueira, mas o desafio da robótica é levar essas måquinas programåveis para as casas dos consumidores comuns.
- A årea de robótica vai demandar muita pesquisa nos próximos 20 anos para encontrar este caminho até o consumidor - diz o professor Alexandre SimÔes, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Sorocaba.
Juntos, a Unesp e o Instituto TecnolĂłgico da AeronĂĄutica (ITA) comandam na Campus Party, que começou nesta segunda-feira no Centro de ExposiçÔes Imigrantes, em SĂŁo Paulo, o primeiro projeto de robĂŽ livre do mundo. Inspirado na aparĂȘncia humana, com 1m70 de altura, ele deverĂĄ ser totalmente articulado e caminhar e suas habilidades serĂŁo determinadas pela ação de pesquisadores de qualquer parte do mundo. ApĂłs desenvolver sua solução ou habilidade, o pesquisador faz o upload de sua modificação, que ficarĂĄ tambĂ©m disponĂvel na internet.
- O robÎ poderå fazer o que esta rede de pessoas quiser desenvolver - diz Guilherme Andrade, 26 anos, recém-formado em robótica na Unesp de Sorocaba e parte da equipe de 10 pessoas, entre alunos e professores, que desenvolvem o robÎ livre, batizado de CP01.
Para o Brasil, o CP01 Ă© uma oportunidade de articular uma rede mundial de desenvolvimento numa ĂĄrea em que as experiĂȘncias nacionais sĂł alcançam repercussĂŁo em eventos universitĂĄrios - como campeonatos de futebol de robĂŽ.
Segundo SimÔes, o Brasil praticamente não produz robótica, só importa equipamentos acabados, embora as universidades estejam aà para mostrar que as pesquisas avançam de forma acelerada.
A diferença entre o CP01 e o também articulado Asimo, o robÎ humanóide da Honda, é que os protocolos de funcionamento pertencem à empresa japonesa. O cidadão pode ver o Asimo funcionamento, mas não consegue saber em detalhe como é que isso acontece.
Até o fim desta semana, o CP01 estarå montado do tronco para cima na Campus Party. Jå é certo que terå sensor de distùncia, para caminhar sem bater em obståculos, serå totalmente articulado e terå interface visual capaz de identificar um rosto humano e transmitir imagem.
Pense no CP01 no futuro: vocĂȘ vai viajar e deixa o robĂŽ tomando conta da casa, transmitindo imagens do interior da residĂȘncia, com capacidade de locomoção e ação. Ou seja: vocĂȘ esqueceu a luz acesa ou a geladeira aberta? DĂȘ um comando via internet mĂłvel (por celular) e o CP01 apaga a luz, fecha a geladeira e desliga a tevĂȘ na hora em que vocĂȘ determinar.
Na årea de robótica, acreditem, o sonho ainda é fazer aquele robÎ do seriado dos Jetsons, que cumpre tarefas domésticas.
Apesar de o sonho nem ter virado realidade, hĂĄ a intenção de que esse robĂŽ tenha semelhanças com a aparĂȘncia humana. O CP01, por exemplo, terĂĄ bochechas de resina, para ficar mais fofinho e poder ficar vermelho na hora de simular estar envergonhado. Artistas plĂĄsticos vĂŁo produzir algumas peças de resina numa oficina durante o evento.
Este robĂŽ colaborativo Ă© uma chance para milhares de interessados no tema, muitos dos quais atuam simplesmente por hobby. Nas mesas da Campus Party, pequenos robĂŽs reproduzem formiga e aranha, por exemplo. Numa aranha, cada uma das pernas Ă© comandada por computador para o movimento.
SĂŁo computadores que parecem brinquedo e, justamente por isso, Ă© possĂvel supor que tenham aceitação de mercado e retorno garantido em prateleiras de lojas.
No espaço da RobĂłtica na Campus Party, fazem sucesso de pĂșblico justamente os brinquedos importados usados para demonstrar o que um robĂŽ Ă© capaz de fazer.
- O caminho para o desenvolvimento da robótica estå no setor de entretenimento - diz SimÔes.
Um dinossaurinho meigo caminha sozinho, luta para não perder a folha de brinquedo que lhe serve como comida, faz chamego ao ser acariciado e detecta presença levantando o nariz. Se segurado pelo rabo e colocado de cabeça para baixo, esperneia. Uma onça filhote faz chamego, abre e fecha os olhos ao ser acariciada, lembrando os filhotes do filme Rei Leão.
Ao lado deles, o R2-D2 foge se ouvir falar em Darth Vader (isso mesmo, Star Wars, jĂĄ estaria grisalho se nĂŁo fosse de lata) e o Wal-E caminha de um lado para o outro - e, acreditem, Ă© o mais burro de todos, porque sĂł faz isso.
Um robĂŽ branco sem nome, destes que facilmente estaria numa prateleira de loja de brinquedos, Ă© o mais "esperto" da turma porque suas açÔes nĂŁo vĂȘm prontas de fĂĄbrica: o usuĂĄrio decide o que ele deve fazer e programa no computador.
O CP01 tem projeto mecùnico e elétrico prontos. SimÔes, o professor de robótica da Unesp que coordena o projeto livre, afirma que a maior dificuldade do setor estå justamente na årea de software
- As partes mecĂąnicas e elĂ©tricas sĂŁo as mais desenvolvidas. O problema estĂĄ na ĂĄrea de computação, de fazer com que ele seja Ăștil. A ĂĄrea de software nĂŁo Ă© dominada e Ă© nela que o mundo vai trabalhar nas prĂłximas duas dĂ©cadas - diz ele.
SimĂ”es brinca e diz que a interação do robĂŽ com os seres humanos estĂĄ ligada Ă aparĂȘncia, ao design.
- Uma lata com aparĂȘncia humana Ă© diferente. O ser humano quer que a lata demonstre algum tipo de expressĂŁo - explica.
Fonte: Globo.com - 20/10/09.
Leia mais:
http://tecnologia.terra.com.br/campuspartybrasil/interna/0,,OI3355210-EI11308,00-Campus+Party+Brasil+tera+robo+construido+com+software+livre.html
O projeto: http://www.theopenrobotproject.org/tiki-index.php?page=CP01
Campus Party: http://www.campusparty.com.br/index.php/atividades-robotica.html
O PAPA Ă POP
O Vaticano lançou canal no Youtube, em uma tentativa de facilitar o diålogo com a geração digital; jå na estreia, Bento 16 då as boas-vindas aos visitantes. O endereço é http://www.youtube.com/vatican.
Fonte: Folha de S.Paulo - 24/01/09.
ADBUSTING
Alterar outdoors em estaçÔes de metrĂŽ tem se tornado uma forma de arte conhecida como adbusting. Em Berlim, na Alemanha, um grupo transformou uma propaganda com as cantoras Britney Spears, Leona Lewis e Christina Aguilera numa tela do programa de edição de imagens Photoshop, simulando as alteraçÔes nas fotos. A notĂcia sobre a ação teve 4 mil indicaçÔes no Digg. (para ver as fotos aqui http://www.flickr.com/photos/epoxy_one/sets/72157612253670730/detail/).
Renata Leal - Bombou na Web - Fonte: Ăpoca - NĂșmero 557.
CURSOS - COMPUTAĂĂO
A Universidade Federal de Minas Gerais irĂĄ oferecer oito cursos abertos ao pĂșblico na ĂĄrea de computação. Dentre eles estĂŁo o de desenvolvimento para Web com Java e JSF e Web Design. As incriçÔes e valores variam de acordo com o curso e a matrĂcula pode ser feita no site http://www.ufmg.br.
Fonte: O Tempo - 18/01/09.
DI CAVALCANTI
Conheça a obra de um dos maiores pintores brasileiros em http://www.dicavalcanti.com.br/.
Fonte: O Tempo - 19/01/09.
INTELIGĂNCIA ATRAI INTELIGĂNCIA
Mudamos sem trocar o endereço. Um site com a mesma qualidade de informação, mas com muito mais espaço para interagir. Confira: ĂĄrea para envio de ĂĄudios, fotos e vĂdeos, um painel de controle para vocĂȘ acompanhar o futebol e outras ferramentas web 2.0. Faça o teste http://www.cbn.com.br.
FAĂA SUA TV
Acesse http://fiztv.abril.com.br/ e veja o melhor da produção independente de vĂdeos para televisĂŁo.
Fonte: O Tempo - 22/01/09.
MUSEU DO PRADO
Uma parceria entre o Museu do Prado, na Espanha, e o Google levou fotos em altĂssima definição de 15 obras-primas do museu ao programa Google Earth. Entre elas estĂŁo As meninas, de VelĂĄzquez, e As trĂȘs Graças, de Rubens. Nas imagens, Ă© possĂvel explorar detalhes dificilmente percebidos a olho nu, graças Ă s mais de 8.200 fotos que serviram de base para as montagens. O vĂdeo explicativo foi visto 150 mil vezes.
Confira: http://www.youtube.com/watch?v=zXos0ZQ3W-M.
Renata Leal - Bombou na Web - Fonte: Ăpoca - NĂșmero 557.
BIBLIOTECA VIRTUAL
http://www.biblio.com.br/
As obras completas de 80 autores de lĂngua portuguesa estĂŁo ao alcance do mouse. Esta biblioteca virtual, inteiramente dedicada a livros que jĂĄ entraram em domĂnio pĂșblico, reĂșne textos de personalidades do porto de Gonçalves Dias (1823-1864), Olavo Bilac (1865-1918), Castro Alves (1847-1871) e AntĂŽnio Vieira (1608-1697). Vale a pena ler a carta de Pero Vaz de Caminha (1450-1500) sobre o descobrimento do Brasil e as memĂłrias do aviador Alberto Santos Dumond (1873-1932). Todas as obras do portal sĂŁo acompanhadas de um biografia dos autores.
Fonte: Aventuras na História - Edição 66.
PLAY - Indie 103.1 on-line
Agora eles estão aqui: http://www.indie1031.com/4045_Listen_Live.php?id=27. Ouça, continuam ótimos.
Escuta Aqui - Ălvaro Pereira JĂșnior - Fonte: Folha de S.Paulo - 19/01/09.
ENTRETENIMENTO - Festival Internacional de Cinema de RoterdĂŁ
O evento segue atĂ© 1Âș de fevereiro. Uma das novidades Ă© a possibilidade de assistir aos trailers dos filmes do festival pela internet. Em http://www.filmfestivalrotterdam.com/.
Fonte: Folha de S.Paulo - 21/01/09.
ARTE ON-LINE
DicionĂĄrio fotogrĂĄfico
http://thephotographicdictionary.org/home.html
Um dicionĂĄrio em inglĂȘs em que cada verbete Ă© ilustrado com fotos artĂsticas. O projeto estĂĄ em expansĂŁo, e os internautas podem enviar fotos para novos verbetes.
Poesia animada
http://www.youtube.com/user/poetryanimations
Um canal do YouTube em que imagens de poetas cĂ©lebres como Dylan Thomas, GarcĂa Lorca, Emily BrontĂ« e Baudelaire sĂŁo animadas para dar a impressĂŁo de que eles declamam suas poesias. O efeito Ă© muitas vezes bizarro, mas curioso.
Fonte: Folha de S.Paulo - 20/01/09.
QUAL Ă O MELHOR SITE PARA SEU ANIMAL?
O que explica o enorme sucesso dos sites de relacionamento exclusivos para cĂŁes, gatos, aves e rĂ©pteis. E o que isso revela sobre seus donos. As principais caracterĂsticas dos maiores sites de relacionamento de animais de estimação:
dogster.com (http://www.dogster.com/)
Criado nos Estados Unidos, foi o primeiro site de mascotes. Em 2005, ganhou o prĂȘmio Webby de melhor site de comunidade. Para os donos de gatos, a versĂŁo felina Ă© o Catster;
dogbook.com.au (http://dogbook.com.au/)
Quem tem perfil no Facebook pode fazer uma pĂĄgina com o perfil de seus cachorros, no DogBook, e gatos, no CatBook. O site tem quase um milhĂŁo de cadastros;
orkupet.com.br (http://orkupet.com.br/)
O Orkupet Ă© muito parecido com o Orkut. Esta rede social animal foi criada hĂĄ nove meses e jĂĄ tem mais de 50 mil âusuĂĄrios cadastradosâ;
pedi.jp (http://pedi.jp/)
Neste site japonĂȘs, podem-se achar parentes distantes de cĂŁes e gatos. O usuĂĄrio envia o certificado de pedigree e o site cruza os dados para encontrar seus parentes;
petkurt.com.br (http://petkurt.virgula.com.br/index2.php)
Criado em 2006, o Petkurt foi o primeiro site do Brasil dedicado aos bichos de estimação. Tem 200 mil mascotes cadastradas. A maioria dos perfis é de cachorros (80%);
plugpet.com.br (http://plugpet.com.br/)
AlĂ©m das pĂĄginas de recados, este site brasileiro traz boas informaçÔes e serviços aos donos. O fĂłrum tem um veterinĂĄrio e um adestrador para tirar as dĂșvidas dos usuĂĄrios.
ThaĂs Ferreira - Fonte: Ăpoca - NĂșmero 557.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php