CRIATIVIDADE NO MARKETING
18/02/2012 -
NOSSOS COLUNISTAS
PROPAGANDAS INTELIGENTES (DEVASSA)
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Hefner, "muso" da Devassa.
O criador e editor chefe da revista "Playboy" Hugh Hefner Ă© a mais nova "estrela" da Devassa. Personificação do playboy mulherengo e pegador - de loiras -, Hefner foi convidado pela cervejaria para estrelar a campanha que vai definir a nova garota-propaganda da Devassa. E a missĂŁo de Hugh serĂĄ escolher uma candidata em plena MarquĂȘs de SapucaĂ, durante o Carnaval do Rio de Janeiro, na segunda-feira (21). Toda a ação serĂĄ transmitida ao vivo, a partir do prĂłximo dia 20, pela fan page de Devassa no Facebook (www.facebook.com/Devassa). Esta serĂĄ a primeira vez que o idealizador da "Playboy" virĂĄ ao Brasil e ele jĂĄ adianta: "quero ver se a beleza das brasileiras faz jus Ă fama".
Lupa - Fonte: O Tempo - 15/02/12.
Mais detalhes / vĂdeo:
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PROFESSOR TOM COELHO
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Os LadrÔes de Tempo
*por Tom Coelho
âO tempo perdido nĂŁo se encontra nunca mais.â
(Benjamin Franklin)
No mundo corporativo, hå uma legião de ladrÔes de tempo, os chamados desperdiçadores. Eles agem sorrateiramente, reduzindo sua eficåcia, comprometendo suas metas, causando-lhe até mesmo stress. Veja a seguir os principais fatores mapeados e se estão presentes em sua vida.
1. InterrupçÔes: significa que vocĂȘ tem valor, amigos ou detĂ©m informaçÔes de interesse dos outros. As interrupçÔes acontecem por telefone, e-mail ou visitam vocĂȘ pessoalmente. Para reduzi-las:
- aprenda a dizer NĂO e seja firme;
- atenda às pessoas em pé;
- mantenha a porta da sala fechada;
- continue escrevendo enquanto atende alguém;
- filtre telefonemas e e-mails;
- evite ser receptivo a visitantes inesperados;
- retire ou desloque cadeiras da sala dificultando a acomodação de terceiros;
- use as palavras mĂĄgicas: desculpe-me, por favor e por gentileza.
2. Comunicação Deficiente: ocorre quando responsabilidades e autoridade não estão definidas com clareza na empresa ou quando hå subordinados em excesso. A posologia consiste em:
- defina com clareza metas e objetivos;
- determine responsabilidades e atribuiçÔes;
- utilize linguagem simples, concisa e sem ambigĂŒidades;
- na dĂșvida, pergunte: procure fazer certo na primeira vez;
- forneça informaçÔes seguras para permitir tomada de decisão consistente e ação imediata;
- lembre-se de que a regra de ouro chama-se delegar.
3. ReuniÔes: muitas são desnecessårias e agendadas sem critério. Duram muito tempo, tornam-se evasivas e não geram resultados. Para tornå-las produtivas:
- agende as reuniĂ”es com antecedĂȘncia;
- convoque apenas as pessoas diretamente envolvidas com o tema;
- defina a pauta e comunique a todos com antecedĂȘncia;
- determine horĂĄrio de inĂcio e tĂ©rmino;
- mantenha a pauta e busque a objetividade;
- não permita interrupçÔes externas e mantenha celulares desligados;
- promova debates, tire conclusÔes, tome decisÔes e determine como agir;
- faça ata ou memorando com resumo da reunião constando a assinatura dos participantes;
- faça reuniÔes curtas em pé.
4. Telefone: imprescindĂvel na vida moderna, constitui-se no maior vilĂŁo das interrupçÔes e, por conseguinte, numa das fontes mais significativas de desperdĂcio de tempo. Algumas dicas:
- reserve horårios para fazer e receber ligaçÔes;
- relacione os telefonemas a serem feitos em ordem de prioridade;
- prepare-se para cada uma das ligaçÔes, munindo-se previamente de informaçÔes;
- identifique-se no inĂcio da ligação â as pessoas nĂŁo sĂŁo obrigadas a reconhecer sua voz;
- deixe recados claros e concisos;
- concentre-se em ouvir a pessoa com quem estiver falando, evitando desviar a atenção;
- nunca prometa retornar uma ligação se estiver despreparado para tal ou nĂŁo desejar fazĂȘ-lo;
- nada de desculpas ou mentiras: use da honestidade dizendo que nĂŁo pode atender naquele momento;
- encerre suas conversas com cortesia, porém com objetividade.
5. Celular: na mesma proporção em que agiliza as comunicaçÔes, também atua como agente de interrupçÔes, invadindo inclusive sua privacidade. SugestÔes para otimizar seu uso:
- desligue o aparelho quando estiver em reunião ou realizando tarefa que exija concentração;
- mantenha-o em vibracall para atender urgĂȘncias;
- utilize o olho mågico para selecionar as ligaçÔes que merecem ser atendidas;
- recolha mensagens na caixa postal duas vezes por dia e retorne as ligaçÔes em horårios pré-determinados;
- grave uma mensagem personalizada no correio de voz;
- considere a possibilidade de habilitar um segundo aparelho apenas para emergĂȘncias, mas divulgue o nĂșmero com seletividade;
- evite atendĂȘ-lo quando estiver em casa.
6. E-mail: substitui o telefone com objetividade. Entretanto, quando utilizado sem critério, torna-se fonte de interrupçÔes, mal-entendidos e até disputas judiciais. Formas de gerenciå-lo:
- instale um serviço anti-spam;
- baixe suas mensagens no måximo quatro vezes por dia em horårios pré-definidos;
- responda de imediato as mensagens recebidas e determine um tempo para fazĂȘ-lo;
- utilize o subject (assunto) para classificar as mensagens;
- organize pastas diversas para arquivamento;
- crie regras de mensagens;
- tenha uma assinatura eletrĂŽnica;
- utilize um corretor ortogrĂĄfico.
7. Internet e Intranet: são instrumentos importantes para acelerar a comunicação e busca de informaçÔes. Mas vale lembrar que, às vezes, pode ser mais eficiente caminhar até a estação de trabalho de seu colega. Além disso:
- avalie de maneira criteriosa o uso da intranet e de comunicadores como ICQ e Messenger;
- tal qual o telefone e e-mail, seja seletivo e coerente no envio e recebimento de mensagens;
- atenção com os sites navegados em virtude do risco de vĂrus e spys (programas espiĂ”es);
- solicite suporte ao responsåvel pela manutenção da rede caso note alguma irregularidade;
- deixe de assinar e-zines e não autorize a divulgação de dados seus ou da empresa.
Decerto hĂĄ outros fatores de desperdĂcio de tempo que poderĂamos relacionar. Mas atentando para estes sete aspectos, Ă© certo que sua produtividade pessoal aumentarĂĄ.
E esteja sempre a postos para a ocorrĂȘncia de imprevistos. Eles sĂŁo imponderĂĄveis, por isso, deixe espaço em sua agenda para contratempos. Planeje seu dia e sua vida tendo em mente: âe se...â.
27/02/2007 - Tom Coelho Ă© educador, conferencista e escritor com artigos publicados em 15 paĂses. Ă autor de âSete Vidas â LiçÔes para construir seu equilĂbrio pessoal e profissionalâ, pela Editora Saraiva, e coautor de outros quatro livros. Contatos atravĂ©s do e-mail tomcoelho@tomcoelho.com.br. Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site www.tomcoelho.com.br e comunicada sua utilização atravĂ©s do e-mail talento@tomcoelho.com.br.
ADM. MARIZETE FURBINO
http://www.marizetefurbino.com/
Ă fĂĄcil ser um grande lĂder?
Por Adm. Marizete Furbino
"Os grandes lĂderes sĂŁo como os melhores maestros - eles vĂŁo alĂ©m das notas para alcançar a mĂĄgica dos mĂșsicos." (Blaine Lee)
Ser um lĂder nĂŁo Ă© nada fĂĄcil. Para realizar um Ăłtimo trabalho de liderança nas organizaçÔes do sĂ©c.XXI, o lĂder deve atender Ă s reais expectativas da organização e fazer com que a organização atenda Ă s reais expectativas dos colaboradores, tendo como conseqĂŒĂȘncia, a obtenção da eficiĂȘncia e da eficĂĄcia nas açÔes, assim, todos saem ganhando. O lĂder contribui nĂŁo sĂł com o desenvolvimento organizacional, mas tambĂ©m, com o desenvolvimento pessoal.
A figura de um lĂder dentro de qualquer organização Ă© importantĂssima, uma vez que Ă© atravĂ©s de seu trabalho, que a organização irĂĄ deslanchar no mercado, mercado este, globalizado e altamente competitivo.
Ă de responsabilidade de um grande lĂder, alĂ©m de saber selecionar, saber recrutar, saber colocar o colaborador certo no departamento certo, saber verificar se conhecimento e perfil estĂŁo condizentes com atribuição e cargo. Ă de suma importĂąncia tambĂ©m, saber capacitar, saber manter e saber reter o colaborador dentro da organização. Ă sabedor que, cada ser humano Ă© Ășnico, cheio de anseios, desejos, competĂȘncias e talentos, portanto, todos tĂȘm muito a contribuir com a organização, basta serem inseridos nos devidos lugares.
Um grande lĂder, alĂ©m de se preocupar com o desenvolvimento dos valores, missĂŁo e visĂŁo da organização, nĂŁo esquece o foco jamais, pois, sabe que se perder o foco, haverĂĄ dispersĂŁo e como conseqĂŒĂȘncia perda de tempo e tempo em se tratando de mercado, Ă© dinheiro. Seu trabalho Ă© centrado encima do que se quer alcançar.
Tem plena consciĂȘncia, que realiza atravĂ©s das pessoas, portanto, investe demasiadamente no pessoal envolvido, pois, sabe que as pessoas, constituem o maior patrimĂŽnio de uma organização, sabe tambĂ©m, que Ă© atravĂ©s das pessoas, que a organização poderĂĄ ascender e nĂŁo sĂł sobreviver, mas se perpetuar no mercado. Torna-se entĂŁo, um desafio constante para um lĂder, incentivar o colaborador, para que este trabalhe sempre motivado, vestindo de fato a meia, a cueca, o bonĂ©, a calça, a camisa e o sapato da organização, ou seja, que este realmente se doa, se entregue ao trabalho de corpo e alma. A partir do momento que existe esta entrega, esta doação, verifica-se que existe satisfação, harmonia, interação, integração e como conseqĂŒĂȘncia maior produtividade.
AtravĂ©s de todo trabalho, sempre realizado em equipe, o lĂder planeja, organiza suas açÔes, dirigindo, controlando e acompanhando todos os departamentos, realizando um monitoramento sistĂȘmico freqĂŒente, avaliando e confrontando as atividades planejadas com as atividades de fato executadas, enxergando os gargalos e atuando imediatamente em prol da melhoria contĂnua.
Um grande lĂder, para meros funcionĂĄrios, melhor assim denominĂĄ-los, Ă© odiado. Odiado porque, um grande lĂder irĂĄ exigir trabalho, comprometimento e envolvimento, e estes funcionĂĄrios nĂŁo sĂŁo de fato colaboradores, nĂŁo querem contribuir, mas tambĂ©m nĂŁo querem sair da organização, pois, necessitam da remuneração no final de cada mĂȘs para sobreviverem. Se estes funcionĂĄrios nĂŁo querem contribuir para com a organização, nĂŁo tem porque a organização contribuir para com os mesmos, restando entĂŁo, a demissĂŁo, pois, pessoas deste tipo constituem um entrave na organização. Caso o lĂder atue com o coração e nĂŁo com a razĂŁo, neste caso, nĂŁo realizando tais demissĂ”es, quem serĂĄ demitido em um futuro bem prĂłximo serĂĄ ele, o prĂłprio. Toda e qualquer organização, jamais deve permanecer com pessoas em seu quadro de pessoal, que nĂŁo queiram contribuir para com a mesma, pois, as pessoas sĂŁo remuneradas para o exercĂcio da função e o mercado exige hoje, excelĂȘncia em tudo que se faça. Se o empregador remunera, pode realizar a escolha dos que irĂŁo permanecer ou nĂŁo, dentro da organização.
Um grande lĂder, para os colaboradores, Ă© como se fosse um pilar dentro da organização, portanto, Ă© venerado, visado e espelhado por todos. O colaborador tem sede de contribuição, quer colaborar com a organização, quer se espelhar no lĂder e se tornar grande, portanto, se compromete e envolve com tudo que se faz, restando ao lĂder realizar um Ăłtimo trabalho para mantĂȘ-los e retĂȘ-los consigo.
Um grande lĂder, alĂ©m de saber ouvir as pessoas, sabe de fato o que Ă© exercer a função com Ă©tica, cidadania, parceria e empatia. Sabe-se relacionar muito bem com todos da organização. Preocupa-se muito com suas habilidades tĂ©cnicas e gerenciais, buscando sempre o conhecimento, para melhor atuar. Preocupa-se tambĂ©m, com suas atitudes e com o seu comportamento, porque tĂȘm consciĂȘncia que sĂŁo muitos os seus seguidores.
A figura de um lĂder Ă© de suma importĂąncia dentro de uma organização, pois, Ă© a partir do exercĂcio de sua função, que a organização poderĂĄ submergir ou emergir no mercado, o que torna seu papel crucial, porĂ©m nĂŁo pesaroso, devido ao fato de amar o que faz, portanto, temos que tirar o chapĂ©u para o lĂder , quando de fato , faz jus ao titulo de âgrandeâ lĂder.
29/09/2007 - Marizete Furbino, com formação em Pedagogia e Administração pela UNILESTE-MG, especialização em Empreendedorismo, Marketing e Finanças pelo UNILESTE-MG. à Administradora, Consultora de Empresa, Coach, Professora, Articulista, Colunista , Escritora e Palestrante. Contatos através do e-mail: marizetefurbino@yahoo.com.br. Reprodução autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado a autora e o site www.marizetefurbino.com e comunicada sua utilização através do e-mail marizetefurbino@yahoo.com.br.
PROFESSOR X
PERTO DO MUNDO, LONGE DO CARNAVAL
NĂŁo que eu compartilhe desse sentimento, nĂŁo mesmo, mas, se vocĂȘ sente Ăłdio pelo Carnaval, pelos sambas, frevos e marchinhas, pela atitude folgazĂŁ, se, durante o perĂodo de folia, vocĂȘ gostaria de morar em outra galĂĄxia, de preferĂȘncia numa dimensĂŁo alternativa, nĂŁo se desespere, porque a solução estĂĄ no seu bolso: o telefone celular.
Calma. NĂŁo estou propondo nenhuma maratona insana em que, ao primeiro ataque dos tamborins no sambĂłdromo, vocĂȘ saia ligando como louco para toda a lista de contatos do telefone mĂłvel e, destroçando as cordas vocais, fale sem parar atĂ© a Quarta-Feira de Cinzas. Nada disso.
O tema aqui Ă© uma equação muito simples, que tem embalado boa parte de minha vida nos Ășltimos meses. Acho que ela pode ser Ăștil tambĂ©m aos "Momo haters". A fĂłrmula: celular + internet = rĂĄdio. E nĂŁo um rĂĄdio qualquer -um rĂĄdio aberto para o mundo, para todos os sons, todas as lĂnguas, em todos os fusos horĂĄrios, que vai levar vocĂȘ para longe, bem longe do paĂs dos sambas-enredos e do Carlinhos Brown.
Mas, antes do caminho das pedras, um segundo de nostalgia. Ondas curtas, alguĂ©m se lembra? Eu me lembro, e como. Eram as Ășnicas frequĂȘncias de rĂĄdio que, a duras penas, conseguiam cruzar o planeta. Para moleques ĂĄvidos por novidades, em algum ponto do sĂ©culo passado, eram o caminho para saber o que tocava nas rĂĄdios estrangeiras.
Quer dizer, mais ou menos. Porque o que chegava ao Brasil nĂŁo eram exatamente as estaçÔes de outros paĂses -eram os serviços voltados para a AmĂ©rica Latina dessas rĂĄdios. Mas jĂĄ dava para o gasto.
O serviço brasileiro da BBC de Londres, as transmissĂ”es em espanhol da RĂĄdio Moscou (na era soviĂ©tica, propaganda comunista chegando ao Brasil da ditadura!), a RĂĄdio França Internacional em portuguĂȘs, rĂĄdios estatais da China, da Coreia do Sul, da SuĂça...
Em teoria, perfeito. SĂł que nĂŁo era tĂŁo fĂĄcil assim. Ainda mais morando em SĂŁo Paulo. O ouvinte paulistano de ondas curtas sofria com interferĂȘncias impiedosas, sinais que iam e vinham. E pior ainda: as frequĂȘncias mudavam a cada semana -por alguma razĂŁo tĂ©cnica, as rĂĄdios se deslocavam constantemente pelo dial. Era um sofrimento encontrar a estação preferida.
Assim, tendo passado tantos anos da juventude Ă s voltas com a precariedade das ondas curtas, nĂŁo Ă© com pouca alegria que me tornei usuĂĄrio, praticamente um dependente, dos aplicativos para celular que sintonizam rĂĄdios estrangeiras. AdiĂłs, ondas curtas. Bem-vindas, rĂĄdios pela internet mĂłvel!
Hå dezenas de aplicativos. O que eu uso, gråtis e muito fåcil, consegue captar, literalmente, cerca de 50 mil estaçÔes!
Se tem uma rĂĄdio estrangeira de sua preferĂȘncia, basta escrever o nome dela no campo de busca. Rapidamente, supondo que sua cidade tenha um sinal de celular OK, vocĂȘ vai viajar nos sons da web.
De novo, para quem sofreu com as ondas curtas, é uma alegria sem fim correr na lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio, ouvindo a BBC 6, de impecåvel programação musical.
Ou se exercitar no parque Villa-Lobos, em São Paulo, e até esquecer a medonha vista para a marginal Pinheiros, concentrado na seleção roqueira da KEXP, de Seattle.
Ou, ainda, voltar do trabalho muito tarde da noite, sintonizar a KCRW, de Los Angeles, onde ainda Ă© final de tarde, e escutar "All Things Considered", o excelente noticiĂĄrio da NPR, o sistema pĂșblico de rĂĄdio dos EUA. Tudo ocidental e Ăłbvio demais para vocĂȘ? Sem problemas: ouça a Triple J, animadĂssima rĂĄdio australiana de rock, pop, entrevistas, notĂcias e o que mais aparecer.
Essas sĂŁo as quatro que mais escuto, por isso as citei. Mas nĂŁo passam de uma gota Ănfima em um oceano de possibilidades sonoras.
Pronto, a rota estå dada. Despeça-se para sempre do Rei Momo. Diga um adeus definitivo à euforia do sambódromo carioca, à doideira dos blocos de Salvador. Esqueça a fuzarca que a turma de bagunceiros estå fazendo na casa que alugou ao lado da sua, nem esquente com o batuque de desocupados no boteco da esquina.
Aplicativo baixado, fones nos ouvidos e, pronto, acabou o Carnaval. Pelo menos para vocĂȘ. Porque, como escrevi lĂĄ no começo, eu gosto de acompanhar a folia, mesmo que de longe. Meu celular pode esperar atĂ© a Quarta-Feira de Cinzas.
Ălvaro Pereira JĂșnior - Fonte: Folha de S.Paulo - 18/02/12.
PROFESSORA PASQUALINA
EVENTO: INSCRIĂĂES PARA MUSEUS VĂO ATĂ FIM DO MĂS
Foram prorrogadas para atĂ© 29/2 as inscriçÔes para a 10ÂȘ Semana Nacional de Museus. O evento serĂĄ realizado entre os dias 14 e 20 de maio e as entidades culturais devem inscrever, em http://eventos.museus.gov.br/, açÔes como seminĂĄrios, exposiçÔes, oficinas, espetĂĄculos etc.
Fonte: Folha de S.Paulo - 13/02/12.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
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