CRIATIVIDADE NO MARKETING LXI
05/03/2009 -
NOSSOS COLUNISTAS
UM PRESENTE DA NATUREZA PARA AS MULHERES
PROPAGANDAS INTELIGENTES LXI (UM PRESENTE DA NATUREZA)
Dia internacional da mulher 2009 - Inclua a natureza em seus projetos e participe do programa que incentiva a preservação ambiental.
As sacolas Greensense sĂŁo ecolĂłgicas, bonitas, elegantes, multiutilizĂĄveis e excelente presente para o Dia Internacional da Mulher.
Confeccionados em algodĂŁo cru, pela Themis IndĂșstria, atuante no ramo de uniformes escolares e profissionais desde 1993.
Ajude o futuro de nosso planeta.
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http://www.greensense.com.br/noticias/dia-internacional-da-mulher-2009.html
PRĂMIO ABT
O PrĂȘmio ABT Ă© considerado atualmente o maior prĂȘmio corporativo setorial do Brasil, por receber anualmente mais de 200 inscriçÔes de cases de sucesso de grandes organizaçÔes que tĂȘm serviço de atendimento ao cliente estruturado. O objetivo do prĂȘmio Ă© contemplar empresas e profissionais que atuam em call center e contribuem de forma efetiva para o desenvolvimento do setor e com a valorização da atividade no Brasil. As inscriçÔes estarĂŁo abertas atĂ© o dia 13 de junho. InformaçÔes no site http://www.premioabt.com.br/.
Luiz Tito - Fonte: O Tempo - 01/03/09.
PROFESSOR X
VIDA DE GĂNIO - EINSTEIN
DocumentĂĄrio mostra os bastidores da teoria da relatividade, criada pelo cientista Albert Einstein. VocĂȘ talvez nĂŁo lembre o que significa E=mcÂČ, mas certamente jĂĄ se deparou com estas letras em algum momento. Trata-se da equação da teoria da relatividade, criada por Albert Einsten em 1905, provando que o tempo Ă© relativo. Suas ideias eram avançadas demias para a Ă©poca e o cientista foi ridicularizado. Para comprovar sua tese, ele foi atĂ© o mar russo, entre 1914 e 1919, observar eclipses solares. Essa aventura Ă© o assunto de Einstein, documentĂĄrio que mostra como ele penou pela ciĂȘncia.
Dia 13 de março - sexta-feira - 21 horas - History Channel.
Fonte: Monet - NĂșmero 72.
History Channel - Einstein - http://www.history.com/minisites/einstein
TELAS CHEIAS
Filosofia, psicanĂĄlise e uma ida Ă Pinacoteca.
http://www.radicalphilosophy.com/ - Revista britĂąnica de filosofia contemporĂąnea com vĂĄrios artigos muito bons sobre polĂtica e estĂ©tica.
http://www.lacan.com/ - Revista norte-americana de psicanålise onde também podem ser encontrados artigos interessantes sobre cinema.
http://www.art-press.fr/ - Com um pouco de paciĂȘncia, Ă© possĂvel encontrar bons artigos sobre arte.
http://www.ircam.fr/ - VĂĄrias informaçÔes e artigos sobre mĂșsica contemporĂąnea.
Pinacoteca do Estado (http://www.pinacoteca.org.br/)
Por fim, um lugar real: um dos raros museus de São Paulo onde hå boas exposiçÔes.
Vladimir Safatle Ă© professor de filosofia na USP - Fonte: Folha de S.Paulo - 01/03/09.
NOTA ZERO
Num artigo que escreveu para VEJA algum tempo atrĂĄs, o professor Claudio de Moura Castro, um dos peritos mais competentes do Brasil em questĂ”es de educação, relatou um fato espantoso. Numa palestra que fez para 800 professores, ele perguntou quantos, entre os presentes ali no auditĂłrio, tinham aprendido a ensinar a regra de trĂȘs nas faculdades de educação que haviam frequentado. Resposta: ninguĂ©m. Nem um, pelo menos, entre os 800? Nem um. NĂŁo Ă© preciso ser um especialista em pedagogia para ver o tamanho da encrenca em que estĂŁo metidos os alunos desses professores todos. O problema nĂŁo Ă© com "o Brasil", "a sociedade" ou a "educação nacional" â Ă© com os alunos mesmo, em carne e osso. Se os seus professores nĂŁo sabem ensinar a regra de trĂȘs, os alunos nĂŁo vĂŁo aprender; e, se nĂŁo sabem ensinar a regra de trĂȘs, Ă© provĂĄvel que nĂŁo saibam ensinar uma porção de outras coisas. Para os alunos, a situação estĂĄ ruim hoje e vai ficar pior amanhĂŁ. Pois, enquanto nĂŁo aprendem, com certeza outros, em outras escolas e com outros professores, estĂŁo aprendendo â e sĂŁo esses que, lĂĄ adiante, vĂŁo disputar com eles um lugar melhor na vida. Quem terĂĄ mais chances, entĂŁo? Se jĂĄ Ă© difĂcil para quem sabe, imagine-se para os que nĂŁo sabem. VĂŁo ter de contar com o acaso â coisa notoriamente arriscada, pois, como se sabe, hĂĄ vidas sem acaso.
O Brasil seria um paĂs de sorte se o episĂłdio narrado pelo professor Moura Castro fosse uma exceção. Mas nĂŁo Ă©. Para qualquer lado da educação que se olhe, a qualquer momento, o que se vĂȘ Ă© mais do mesmo â e nada poderia comprovar isso tĂŁo bem quanto a extraordinĂĄria disputa que acaba de dividir, em SĂŁo Paulo, a secretaria estadual da educação e professores temporĂĄrios da rede pĂșblica. Como foi noticiado, a secretaria realizou em dezembro Ășltimo uma prova de avaliação, anunciada desde maio, para medir a competĂȘncia desses professores e selecionar os melhores. Aconteceu que 1 500 deles tiraram nota zero no teste; conseguiram nĂŁo acertar nenhuma das 25 questĂ”es a que tinham de responder. AtĂ© aĂ, realmente, nada capaz de causar grande surpresa, quando se leva em conta a histĂłria da regra de trĂȘs jĂĄ descrita. Mas conseguiu-se, no caso, um prodĂgio: os 1 500 professores que tiraram nota zero vĂŁo, sim, dar aulas neste ano letivo de 2009 no ensino pĂșblico paulista. O sindicato da categoria alegou que se tratava de uma "provinha", recorreu Ă Justiça e convenceu uma juĂza da Fazenda PĂșblica a suspender, atravĂ©s de liminar, a aplicação dos resultados do teste. Para nĂŁo tumultuar o inĂcio das aulas, a secretaria desistiu de contestar a decisĂŁo; fica assim mesmo, e depois se vĂȘ.
Os detalhes tĂ©cnicos da disputa, Ă© claro, continuarĂŁo a ser discutidos, mas fica de pĂ© uma questĂŁo impossĂvel de evitar: como, pela lĂłgica mais rudimentar, poderĂĄ dar certo uma situação na qual 1.500 professores que erram todas as perguntas feitas num exame para avaliar sua capacidade sĂŁo autorizados a dar aulas na escola pĂșblica? VĂŁo ensinar o quĂȘ? A juĂza e o sindicato acham justo preservar o emprego dos "nota zero". Talvez nĂŁo achassem a mesma coisa se cidadĂŁos reprovados nos testes para obter um brevĂȘ de piloto, por exemplo, recebessem licença para dirigir aviĂ”es de carreira. Mas os prejudicados no caso sĂŁo apenas alunos; quem se importa? Se vĂŁo ter aulas com professores que nĂŁo sabem nada, problema deles. O resultado desse tipo de atitude jĂĄ estĂĄ mais do que definido. Garante-se hoje, com 100% de certeza, a produção de desigualdade para amanhĂŁ.
Isso, sim, deveria espantar o presidente Luiz InĂĄcio Lula da Silva â ele, que quase caiu da cadeira, outro dia, ao citar um dado grosseiramente falso sobre o analfabetismo em SĂŁo Paulo. Mas o seu interesse real, no caso, era falar mal do governo paulista, sĂł isso; tendo conseguido o que queria, mudou de assunto e seguiu em frente. A educação brasileira, antes e depois, continuou exatamente na mesma: um mundo onde o que realmente importa sĂŁo verbas, salĂĄrios de professores, direitos de funcionĂĄrios, partilha de cargos e sĂł no fim, bem no fim, a função de ensinar. O governo vive dizendo que o Brasil tem, com o Bolsa FamĂlia, o "maior programa de inclusĂŁo social" do mundo. Tem tambĂ©m, com o conjunto do sistema pĂșblico de ensino, o maior programa de exclusĂŁo social que um paĂs seria capaz de organizar. O encontro de uma coisa com a outra, infelizmente, nĂŁo acaba em zero a zero. A primeira Ă© propaganda polĂtica; em matĂ©ria de inclusĂŁo, sĂł faz manter os pobres incluĂdos na pobreza. A segunda, ao contrĂĄrio, nĂŁo tem nada de fantasia.
J.R. Guzzo - Fonte: Veja - Edição 2102.
PROFESSORA PASQUALINA
LEITURA PELA INTERNET
A presença da internet se amplia cada vez mais. Nela estĂĄ a mais extraordinĂĄria mina cultural de baixo custo que se possa sonhar. Toda a literatura clĂĄssica se encontra ali, muitas vezes em excelentes ediçÔes. O site da Biblioteca Nacional possui uma grande quantidade de livros digitalizados: http://www.bn.br/portal/. ColeçÔes inteiras de revistas, como a "Careta" (http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_periodicos/careta/careta_anos.htm), ou a "Scena Muda" e a "Cinearte" (estas duas na pĂĄgina do museu Lasar Segall, http://www.bjksdigital.museusegall.org.br/revistas.htm), estĂŁo disponĂveis. Basta fuçar. HĂĄ ainda a disponibilidade de inĂșmeros jornais do mundo inteiro, como o "The New York Times" (http://www.nytimes.com/), tĂŁo generoso que chega a oferecer um dicionĂĄrio para o leitor: clicando sobre uma palavra, aparece um ponto de interrogação que nos leva para o verbete!
Jorge Coli - Fonte: Folha de S.Paulo - 01/03/09.
ASSEMBLEIA, ENFIM, PERDE O ACENTO
O site da Assembleia Legislativa de Minas Gerais passou por uma ampla reformulação devido Ă recente reforma ortogrĂĄfica. A principal alteração diz respeito ao prĂłprio nome do Parlamento mineiro. O termo âassembleiaâ perdeu o antigo acento agudo, por ser paroxĂtono terminado em ditongo aberto. Desde o Ășltimo dia 16 de fevereiro, foi retirado o acento de todas as peças grĂĄficas produzidas pela Casa e tambĂ©m de todas as mĂdias do Legislativo, como o site, a TV Assembleia e o DiĂĄrio do Legislativo.
Fonte: O Tempo - 02/03/09.
ALMG - http://www.almg.gov.br/
PASSEIO PELA LĂNGUA
Se vocĂȘ quer conhecer melhor a histĂłria da nossa lĂngua, uma boa dica Ă© um passeio pelo Museu da LĂngua Portuguesa, em SĂŁo Paulo. LĂĄ sempre tem uma exposição legao, um espaço fixo dedicado Ă s palavras com atividades, jogos e filmes, alĂ©m do "planetĂĄrio da lĂngua", com projeçÔes de imagens. O espaço Ă© lindo e atĂ© o elevador reserva surpresas!
Museu da LĂngua Portuguesa - Praça da Luz, s/n°, Centro - SĂŁo Paulo - SP. Saiba mais: http://www.museulinguaportuguesa.org.br/.
Fonte: Tam nas Nuvens Kids - Fevereiro 2009.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php