O SHOW DOS "REIS" DA LOGĂSTICA CONTINUA VIII...
01/03/2008 -
FORMANDOS & FORMADOS
LOGĂSTICA DE FOTOGRAFIA III
O ùngulo perfeito de uma foto. Que perfeição!
(Colaboração: Fabiano - Rio de Janeiro)
PALAVRA DA SEMANA: POTENCIAL
A palavra veio do latim potentis, âpoderosoâ. Potencial Ă© o conjunto de qualidades ou habilidades que ainda nĂŁo foram postas em prĂĄtica. A realização do potencial dependerĂĄ de quatro fatores nĂŁo-excludentes: ambição para traçar o caminho, persistĂȘncia para nĂŁo desistir, inteligĂȘncia para remover obstĂĄculos e paciĂȘncia para nĂŁo desanimar.
Max Gehringer - Fonte: Ăpoca - NĂșmero 509.
MULHERES GERENTES
O Brasil tem proporcionalmente o dobro de mulheres em cargos de alta gerĂȘncia que os paĂses desenvolvidos, revelou uma pesquisa divulgada pela consultoria Grant Thornton International.
Com 42% dos cargos neste nĂvel de hierarquia ocupados por executivas, o paĂs sĂł ficou atrĂĄs das Filipinas no ranking mundial de naçÔes com melhor distribuição de cargos de gerĂȘncia entre homens e mulheres.
A ilha do sudeste asiĂĄtico foi o Ășnico paĂs onde os cargos de alta gerĂȘncia sĂŁo equitativamente distribuĂdos entre os dois sexos.
Por outro lado, em mĂ©dia apenas 17% dos cargos de alta gerĂȘncia sĂŁo ocupados por mulheres na Europa. Em empresas dos Estados Unidos, elas detĂȘm 23% das posiçÔes.
A diretora-executiva de polĂticas pĂșblicas da consultoria, April Mackenzie, considerou "decepcionante" a realidade das empresas na Europa e nos Estados Unidos.
"Esperamos poder ver mudanças nos prĂłximos anos, por influĂȘncia de tantas mulheres que desempenham papĂ©is importantes em empresas e na vida pĂșblica (desses paĂses)", ela avaliou.
April Mackenzie citou a chanceler alemĂŁ, Angela Merkel, e a empresĂĄria e presidente da Pepsi, Indra Nooyi, entre exemplos de mulheres de projeção pĂșblica.
Na outra ponta da lista, estĂĄ o JapĂŁo, onde apenas 7% dos cargos de alta gerĂȘncia sĂŁo ocupados por mulheres.
Brasil: Este foi o primeiro ano em que o Brasil entrou no ranking da Grant Thornton. O levantamento foi feito com 7,2 mil empresas privadas em 32 paĂses.
As companhias consultadas tiveram de fornecer o nĂșmero total de pessoas trabalhando em funçÔes de alta gerĂȘncia, e o nĂșmero de mulheres nestes cargos.
Outra pesquisa divulgada no inĂcio deste mĂȘs pelo instituto de recursos humanos Catho revelou que, em instĂąncias mais altas, a presença de mulheres Ă© mais escassa, apesar de ter crescido nos Ășltimos anos.
Feito com mais de 95 mil empresas, o levantamento da Catho mostrou que mulheres ocupam 20% dos cargos de presidente. Nas empresas com mais de 1,5 mil funcionårios, essa proporção cai para 10%.
MĂ©dia global: As mulheres ocupam, em mĂ©dia, apenas 22% dos cargos de alta gerĂȘncia entre os paĂses examinados pela Grant Thornton.
A pesquisa tambĂ©m mediu a pura e simples ocorrĂȘncia de mulheres em altos cargos de gerĂȘncia das empresas.
Novamente, as Filipinas lideraram o ranking, com 97% das empresas do paĂs empregando mulheres neste nĂvel de hierarquia.
O Brasil (83%) empatou em quarto lugar com Hong Kong, atrĂĄs ainda da China continental (91%) e da MalĂĄsia (85%).
MULHERES EM CARGOS DE GERĂNCIA (% do total de cargos)
1Âș Filipinas (50); 2Âș Brasil (42); 3Âș TailĂąndia (39); 4Âș Hong Kong (35); 5Âș RĂșssia (34); 13Âș EUA (23); MĂ©dia global (22); MĂ©dia da EU (17); 28Âș ItĂĄlia (14); 29Âș Holanda (13); 30Âș Alemanha (12); 31Âș Luxemburgo (10); 32Âș JapĂŁo (7). Fonte: Grant Thornton International.
Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese - março de 2007.
SP E MG VĂO ADERIR AO PAC DA EDUCAĂĂO
O ministro da Educação, Fernando Haddad, ouviu ontem dos tucanos José Serra e Aécio Neves que São Paulo e Minas Gerais vão aderir ao PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação), pacote do governo federal para o setor, ou o PAC da Educação.
Os dois Estados governados por presidenciĂĄveis eram os Ășnicos que nĂŁo tinham aderido ao plano, lançado em abril de 2007.
O PDE criou um indicador de qualidade para a educação bĂĄsica (Ideb) e metas para Estados e municĂpios, prevendo verbas ou apoio tĂ©cnico a quem aderir ao plano.
Segundo o MEC, o ministro recebeu a notĂcia na cerimĂŽnia das OlimpĂadas de MatemĂĄtica, no Rio.
Segundo a assessoria da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo, o governo ainda não definiu a quais açÔes do PDE irå aderir.
A reportagem não conseguiu contatar a secretaria da Educação de Minas Gerais. Segundo o MEC, a assinatura serå "nos próximos dias".
Fonte: Folha de S.Paulo - 27/02/08.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php