ENSINO METEĂRICO
14/08/2008 -
MARILENE CAROLINA
METEORO PERSEIDA
English:
http://news.yahoo.com/nphotos/slideshow/photo//080812/ids_photos_wl/r4267143019.jpg/
Estados Unidos - Meteoro Perseida Ă© visto durante chuva de meteoros em Palm Beach Gardens, no Estado da FlĂłrida. O fenĂŽmeno acontece porque, uma vez por ano, a Terra Ă© alvejada pelos resquĂcios dispersos pelo cometa Swift-Tuttle.
Fonte: Terra - 12/08/08.
Leia mais:
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3082599-EI302,00.html
APERFEIĂOAR O ENADE
Saiu mais um Enade, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, que substituiu o ProvĂŁo. A boa notĂcia Ă© que o sistema nacional de avaliação de cursos universitĂĄrios jĂĄ se tornou uma realidade, apesar das ofensivas de diversos lobbies para sepultĂĄ-lo. A mĂĄ Ă© que o exame ainda Ă© bem menos completo e Ăștil do que poderia.
O defeito mais grave do Enade é que ele não exige dos alunos que se empenhem em realizar a prova, o que tende a produzir distorçÔes. O remédio para o problema é conhecido: tornar o Enade exame obrigatório para todos os concluintes -inclusive para os alunos de universidades importantes, como USP e Unicamp, as quais alegam discordùncia metodológica e não participam do teste- e fazer com que a nota conste de seus históricos.
Hoje apenas uma amostra dos estudantes Ă© avaliada, e o resultado obtido Ă© guardado sob sigilo. A maior dificuldade para universalizar o sistema Ă© o custo.
Outro ponto a aperfeiçoar Ă© a metodologia. Desde o inĂcio, o Enade foi concebido para comparar cursos, e nĂŁo para avaliar conteĂșdos. Assim, uma nota 5 nĂŁo significa necessariamente que os alunos da escola que a obteve dominem a matĂ©ria.
O conceito måximo indica apenas que o curso estå bem acima da média das faculdades da årea. O Enade é um exame que identifica a média e aponta para as instituiçÔes que dela se desviam, para mais e para menos.
Seria oportuno aprimorar ainda mais essa avaliação, de modo que a nota permitisse tambĂ©m estimar o grau de competĂȘncia dos alunos que concluem o curso bem como comparaçÔes de uma edição do exame para outra.
Seja como for, é importante que essas e outras eventuais mudanças sejam bem debatidas antes de ser adotadas. Afinal, alteraçÔes bruscas e mal assimiladas nas regras também prejudicam sistemas de avaliação.
Editoriais - Fonte: Folha de S.Paulo - 10/08/08.
USP Ă UMA DAS 150 MELHORES UNIVERSIDADES DO MUNDO
A USP foi apontada como uma das 150 melhores universidades do mundo em ranking feito pelo Instituto de Educação Superior da Universidade de Jiao Tong (Xangai, na China). A pesquisa, divulgada em 13/08, é uma das mais respeitadas internacionalmente.
Melhor do Brasil na lista, a Universidade de SĂŁo Paulo se posicionou em um bloco de instituiçÔes que ficaram empatadas da 101ÂȘ Ă 151ÂȘ posição. Foram analisadas 12 mil escolas.
Segundo cĂĄlculos da reitoria, com base nos indicadores considerados pelo estudo, a USP ficou em 121Âș lugar, sete posiçÔes Ă frente em relação ao ano passado (quando esteve no bloco da 102ÂȘ Ă 150ÂȘ colocação).
O ranking considera o nĂșmero de artigos publicados em revistas cientĂficas, produção acadĂȘmica per capita e quantidade de estudantes e professores vencedores do PrĂȘmio Nobel, entre outros fatores.
A segunda melhor brasileira foi a Unicamp (no bloco da 201ÂȘ Ă 302ÂȘ colocação), seguida das federais de Minas Gerais e do Rio de Janeiro (no bloco da 303ÂȘ Ă 401ÂȘ posição).
Como no ano passado, a primeira do ranking foi a Universidade Harvard (EUA).
O objetivo da lista Ă© identificar as melhores escolas para que os chineses escolham os melhores cursos para estudar.
A USP considerou como positiva sua posição na lista. Em nota, o pró-reitor de pós-graduação, Armando Corbani Ferraz, afirmou que o ranking aponta um aprimoramento da pós-graduação da instituição.
Jå a reitora da universidade, Suely Vilela, disse que os dados "mostram o desenvolvimento sustentåvel da Universidade de São Paulo em direção à consolidação de sua importùncia para o Brasil e sua bem-sucedida inserção no plano mundial das melhores universidades".
Em ranking espanhol divulgado no inĂcio deste mĂȘs, a USP ficou na 113ÂȘ posição.
Para a pesquisadora de polĂticas de ensino superior, Elizabeth Balbachvesky, da USP, as listas mostram que as universidades brasileiras ainda tĂȘm pouca inserção internacional.
AS DEZ MELHORES
1- Universidade Harvard (Estados Unidos) http://www.harvard.edu/
2- Universidade Stanford (Estados Unidos) http://www.stanford.edu/
3- Universidade da CalifĂłrnia, Berkeley (Estados Unidos) http://berkeley.edu/
4- Universidade de Cambridge (Reino Unido) http://www.cam.ac.uk/
5- MIT, Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA) http://web.mit.edu/
6- Caltech, Instituto de Tecnologia da CalifĂłrnia (EUA) http://www.caltech.edu/
7- Universidade Columbia (Estados Unidos) http://www.columbia.edu/
8- Universidade Princeton (Estados Unidos) http://www.princeton.edu/main/
9- Univesidade de Chicago (Estados Unidos) http://www.uchicago.edu/
10- Universidade de Oxford (Reino Unido) http://www.ox.ac.uk/
Fonte: Folha de S.Paulo - 14/08/08.
Universidade de Jiao Tong - http://www.sjtu.edu.cn/english/index/index.htm
VINHO TINTO BRASILEIRO EM ALTA
A 5ÂȘ edição do Brasil Wine Award mostrou que o vinho brasileiro continua em alta. Foram avaliados, Ă s cegas, cerca de 140 amostras, outorgando Ă s melhores medalhas de prata, ouro ou grande ouro, o trofĂ©u mĂĄximo. O destaque ficou com os tintos. Sobretudo os merlots. Menção para trĂȘs 2005: o Desejo da Salton, o Reserva da Luiz Argenta e o Valmarino Gran Merlot. A premiação estĂĄ em http://www.concoursmondial.eu/.
Fonte: O Tempo - 15/08/08.
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