19 DE AGOSTO - DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA
21/08/2008 -
MANCHETES DA SEMANA
O DIA DA FOTOGRAFIA
English: http://www.daylife.com/photo/0fZs6mqfGs1a5
Beautiful photos from National Geographic: http://photography.nationalgeographic.com/
Fotojornalistas e fotógrafos com cùmeras e måscaras abertas durante passeata para marcar o 169° Dia Mundia da Fotografia em Kathmandu em 19 de agosto de 2008.
Fonte: Daylife - 19/08/08.
Lindas fotos da National Geographic: http://photography.nationalgeographic.com/
"As coisas das quais nos ocupamos, na fotografia, estĂŁo em constante deseparecimento, e, uma vez desparecidas, nĂŁo dispomos de qualquer recurso capaz de fazĂȘ-las retornar. NĂŁo podemos revelar e copiar uma lembrança." Henri Cartier-Bresson
HISTĂRIA DA FOTOGRAFIA
A primeira pessoa no mundo a tirar uma verdadeira fotografia - se a definirmos como uma imagem inalterĂĄvel, produzida pela ação direta da luz - foi Joseph NicĂ©phore Niepce, em 1826. Ele conseguiu reproduzir, apĂłs dez anos de experiĂȘncias, a vista descortinada da janela do sĂłtĂŁo de sua casa, em Chalons-sur-SaĂŽne.
Por volta de 1822, Niepce jå trabalhara com um verniz de alfalto (betume da Judéia), aplicado sobre vidro, além de uma mistura de óleos destinada a fixar a imagem. Com esses materiais, obteve a fotografia das construçÔes vistas da janela de sua sala de trabalho - após uma exposição de oito horas. Contudo aquele, aquele sistema heliogråfico era inadequado para a fotografia comum, e a descoberta decisiva seria feita por um cavalheiro muito mais cosmopolita: Louis Daguerre.
Ela ocorreu em 1835, quando Daguerre apanhou uma chapa revestida com prata e sensibilizada com iodeto de prata, e que apesar de exposta nĂŁo apresentara sequer vestĂgios de uma imagem, e guardou-a, displicentemente, em um armĂĄrio. Ao abri-lo, no dia seguinte, porĂ©m, encontrou sobre ela uma imagem revelada. Criou-se uma lenda em torno da origem do misterioso agente revelador - o vapor de mercĂșrio -, sendo atribuĂdo a um termĂŽmetro quebrado. Entretanto, Ă© mais provĂĄvel que Daguerre tenha despendido algum tempo na busca daquele elemento vital, recorrendo a um sistema de eliminação. Em 1837, ele fĂĄ havia padronizado esse processo, no qual usava chapas de cobre sensibilizadas com prata e tratadas com vapores de iodo e revelava a imagem latente, expondo-a Ă ação do mercĂșrio aquecido. Para tornar a imagem inalterĂĄvel, bastava simplesmente submergi-la em uma solução de aquecida de sal de cozinha.
Pode-se perceber que a fotografia nĂŁo Ă© descoberta de um Ășnico homem. Muitas experiĂȘncias de alquimistas, fĂsicos e quĂmicos sobre a ação da luz, foram de extrema relevĂąncia no contexto da fixação de imagens. As descobertas se entrelaçam no mundo de domĂnio da fotoquĂmica.
A histĂłria da fotografia estĂĄ, portanto, diretamente ligada ao estudo da luz e dos fenĂŽmenos Ăłticos.
Ainda na GrĂ©cia antiga, o filĂłsofo AristĂłteles (384-322 a.C.) constata que raios de luz solar, durante um eclipse parcial, atravessando um pequeno orifĂcio, projetam na parede de um quarto escuro, a imagem do exterior. Este mĂ©todo primitivo de produzir imagens recebe o nome de cĂąmara escura, usada pela primeira vez com utilidade prĂĄtica pelos ĂĄrabes, no sĂ©culo XI, para observar os eclipses.
Nesta primitiva cĂąmara, encontram-se os princĂpios bĂĄsicos da cĂąmera fotogrĂĄfica.
Leia mais:
http://www.fotoreal.com.br/interna.asp?idCliente=29&acao=materia&id=336&nPag=2
ESPAĂO
A Nasa e o http://www.archive.org/index.php lançaram um site com imagens de exploração espacial. Em http://www.nasaimages.org/.
Fonte: Folha de S.Paulo - 20/08/08.
A FOTOGRAFIA EM FOCO
O fotojornalista Jay Colton, ex-editor da revista "Time", Ă© a principal atração da 4Âș edição do Festival Internacional de Fotografia - Paraty em Foco. Ele ministrarĂĄ o workshop InvasĂŁo do AfeganistĂŁo - Como Construir um Ensaio FotogrĂĄfico. O evento acontece de 10 a 14 de setembro e terĂĄ ainda nomes como Bruce Gilden e Evandro Teixeira. Para maiores informaçÔes acesse: http://www.paratyemfoco.com.br/.
Fonte: O Tempo - 20/08/08.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php