O SHOW DOS "REIS" DA LOGĂSTICA
19/08/2010 -
FORMANDOS & FORMADOS
LOGĂSTICA CONSCIENTE (ZERO EMISSIONS RACE)
English:
http://www.zero-race.com/
http://www.zero-race.com/en/route/
See more photos:
http://www.daylife.com/search?q=zero+emissions+race
Quatro equipes da SuĂça, Alemanha, AustrĂĄlia e Coreia do Sul deram inĂcio a uma corrida de carros ao redor do mundo com veĂculos elĂ©tricos. A energia consumida pelos carros serĂĄ compensada com geração de eletricidade por fontes renovĂĄveis no paĂs de origem da equipe, fazendo com que a corrida tenha "emissĂŁo zero" de diĂłxido de carbono.
Com partida e chegada em Genebra, os corredores esperam levar 80 dias para percorrer 30 mil quilĂŽmetros passando por 150 cidades como Berlim, Xangai e Los Angeles. A vitĂłria nĂŁo serĂĄ daquele que chegar antes, mas de quem percorrer o caminho gastando menos energia.
Os carros, com lugar para dois passageiros no mĂnimo, precisam ter capacidade de percorrer no mĂnimo 250 km a uma velocidade de 80 km/h, antes de pararem para abastecimento. Por dia, cada carro precisa percorrer no mĂnimo 500 quilĂŽmetros. O evento chamado Zero Emissions Race foi idealizado pelo ambientalista suĂço Louis Palmer.
Interessa - Fonte: O Tempo - 17/08/10.
Todos os detalhes:
http://www.zero-race.com/
http://www.zero-race.com/en/route/
Veja mais fotos:
http://www.daylife.com/search?q=zero+emissions+race
CAPACITAĂĂO - SEBRAE-SP QUER ATINGIR 80% DAS UNIVERSIDADES
O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) aponta que falta de orientação e planejamento são os principais motivos da alta taxa de mortalidade -27% no primeiro ano- de micro e pequenas empresas no Brasil.
O nĂșmero levou o Sebrae-SP a lançar, em 2008, um programa de reforço do empreendedorismo em faculdades paulistas. "Contamos com 44 instituiçÔes de ensino superior no Estado de SĂŁo Paulo, mas a meta Ă© aplicar o programa em pelo menos 80% das universidades nos prĂłximos cinco anos", afirma Emerson Morais Vieira, consultor da entidade.
Fonte: Folha de S.Paulo - 15/08/10.
Sebrae-SP - http://www.sebraesp.com.br/
BĂNUS PARA A USP
Estão abertas até 14 de setembro as inscriçÔes para a prova do Pasusp (Programa de Avaliação Seriada da USP) por meio do site www.fuvest.br. Não hå taxa.
Diferentemente do que ocorreu em anos anteriores, para fazer a prova o candidato deverĂĄ ter cursado nĂŁo sĂł o ensino mĂ©dio mas tambĂ©m o fundamental na rede pĂșblica.
A partir deste ano, alunos de escolas técnicas estaduais e federais podem participar.
A prova serĂĄ aplicada em 24 de outubro. SerĂŁo 50 questĂ”es de mĂșltipla escolha das disciplinas do ensino mĂ©dio.
A partir da nota obtida no exame, os candidatos poderão receber um bÎnus de até 3% na pontuação da primeira e da segunda fase da Fuvest.
Mais informaçÔes sobre o programa de inclusão da USP podem ser obtidas no endereço www.usp.br/pasusp.
Fonte: Folha de S.Paulo - 18/08/10.
VESTIBULAR - UFRJ APROVA COTA DE 20% Ă REDE PĂBLICA
A UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) decidiu destinar, jĂĄ no prĂłximo vestibular, 20% das vagas para alunos da rede pĂșblica do Estado.
Só alunos de escolas municipais e estaduais do Rio poderão disputar as cotas sociais, além dos alunos da Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica). Para concorrer às vagas, os alunos devem estar inscritos no Enem.
A universidade não adotarå restrição de cor ou renda para os estudantes.
Fonte: Folha de S.Paulo - 20/08/10.
UFRJ - http://www.ufrj.br/
Faetec - http://www.faetec.rj.gov.br/
SIMULADOS DO ENEM
A pouco mais de trĂȘs meses do Enem, que acontece nos dias 6 e 7 de novembro, multiplicam-se as possibilidades de se preparar gratuitamente para o exame.
O Sistema Anglo de Ensino promove, no prĂłximo dia 29, a Maratona Enem em cerca de 200 escolas de todo o paĂs. SĂŁo simulados com questĂ”es no estilo do exame nacional para alunos a partir do 8Âș ano do ensino fundamental. SerĂŁo trĂȘs tipos de prova: uma para os 8Âș e 9Âș anos do ensino fundamental, uma para os 1Âș e 2Âș anos do ensino mĂ©dio e uma para alunos do 3Âș ano ou de prĂ©-vestibulares.
As inscriçÔes devem ser feitas até o dia 26 pelo site www.maratonaenem.com.br.
O sistema COC tambĂ©m promoverĂĄ um simulado gratuito em mais de 200 cidades do paĂs. Com dois dias de duração, a prova acontece em 28 e 29 de agosto. As inscriçÔes devem ser feitas atĂ© o dia 25.
A prova, que é gratuita, serå corrigida com o uso da TRI (Teoria de Resposta ao Item), sistema antichute usado pelo Ministério da Educação que då pesos diferentes às questÔes conforme a dificuldade. Mais informaçÔes estão no site www.simuladoenem.com.
Outra opção de preparação é o cursinho Henfil, que då uma aula de um dia, com dez horas de duração, em unidades da Grande SP e da capital.
Apesar de o aulĂŁo ser gratuito, os alunos devem comprar o material didĂĄtico a ser usado no dia, que custa R$ 20. Ă preciso se inscrever pelos telefones das unidades, disponĂveis em www.cursinhohenfil.org.br. HĂĄ cursos agendados para os dias 22 e 29 de agosto e 5 de setembro.
Fonte: Folha de S.Paulo - 18/08/10.
SOLTEIROS SĂO MAIS ESTRESSADOS QUE CASADOS
Estudo da Universidade de Chicago (EUA) descobriu que pessoas casadas sĂŁo menos estressadas do que as solteiras. Avaliando 500 estudantes do mestrado - 348 homens e 183 mulheres -, os pesquisadores descobriram que, submetidos a testes difĂceis, os solteiros, principalmente as mulheres, apresentavam maiores nĂveis de cortisol - hormĂŽnio do estresse - na saliva.
Interessa - Fonte: O Tempo - 21/08/10.
Universidade de Chicago - http://www.uchicago.edu/index.shtml
SUSTENTABILIDADE - CONCURSO DE EFICIĂNCIA ENERGĂTICA
A empresa de consultoria Otec realizarĂĄ um concurso de projetos com soluçÔes de eficiĂȘncia energĂ©tica para o edifĂcio do Ibope (Instituto Brasileiro de OpiniĂŁo PĂșblica e EstatĂstica), na alameda Santos (centro).
As equipes participantes devem ter ao menos um engenheiro e um arquiteto, para fomentar o trabalho multidisciplinar. O melhor projeto leva o prĂȘmio de R$ 50 mil e a equipe poderĂĄ ser contratada para sua realização.
As inscriçÔes vão até 10 de novembro e são feitas pelo site www.concursootec.com.br.
Fonte: Folha de S.Paulo - 15/08/10.
COMBUSTĂVEL DO UĂSQUE
Escoceses criam combustĂvel feito de restos do uĂsque.
Cientistas escoceses estĂŁo desenvolvendo um novo tipo de biocombustĂvel feito com subprodutos da fabricação do uĂsque. Segundo a equipe da Edinburgh Napier University, em Edimburgo, o ĂĄlcool butanol proveniente do novo processo seria 30% mais eficiente do que outros biocombustĂveis, como o etanol, e poderia ser usado em automĂłveis. A universidade estĂĄ tentando patentear a nova invenção.
Os pesquisadores basearam seus experimentos nos dois principais subprodutos gerados durante a fabricação do uĂsque: o "pot ale", lĂquido remanescente nos alambiques de cobre apĂłs a destilação, e os restos dos grĂŁos utilizados como a cevada.
Segundo a equipe, a indĂșstria do uĂsque maltado produz, anualmente, 1,6 milhĂŁo de litros de pot ale e 187 mil toneladas de restos de cevada. Todo esse material poderia ser transformado em combustĂvel que seria usado puro ou em combinação com petrĂłleo ou diesel, dizem os cientistas.
A equipe, liderada pelo professor Martin Tangney, acredita que o produto tambĂ©m possa ser usado na fabricação de outras substĂąncias quĂmicas renovĂĄveis. "A UniĂŁo Europeia declarou que biocombustĂveis deverĂŁo responder por 10% do total de vendas de combustĂveis em 2020. Estamos determinados a encontrar novas fontes de energia renovĂĄvel", disse Tangney, que quer criar uma companhia para levar o combustĂvel para o mercado.
Interessa - Fonte: O Tempo - 19/08/10.
Edinburgh Napier University - http://www.napier.ac.uk/Pages/home.aspx
AS PESSOAS SEGUNDO NAPOLEĂO BONAPARTE
NapoleĂŁo perdeu a guerra, mas quem sabe nĂŁo teria sido um bom psicĂłlogo?
NAPOLEĂO BONAPARTE CLASSIFICAVA SEUS SOLDADOS EM 04 TIPOS DE PESSOAS:
01. Os inteligentes com iniciativa;
02. Os inteligentes sem iniciativa;
03. Os ignorantes sem iniciativa;
04. Os ignorantes com iniciativa.
-Aos inteligentes com iniciativa, Napoleão dava as funçÔes de comandantes: generais, estrategistas, etc.
-Aos inteligentes sem iniciativa, NapoleĂŁo os deixava como oficiais que recebiam ordens superiores, para cumpri-las com diligĂȘncia.
-Aos ignorantes sem iniciativa, NapoleĂŁo os colocava Ă frente da batalha: para serem "buchas de canhĂŁo".
-Os ignorantes com iniciativa Napoleão desprezava; não os queria em seus exércitos...
Um ignorante com iniciativa Ă© capaz de fazer enormes besteiras e depois, dissimuladamente, tentar ocultĂĄ-las.
Um ignorante com iniciativa faz o que nĂŁo deve, fala o que nĂŁo pode, envolve-se com gente inadequada e depois diz que de nada sabia.
Um ignorante com iniciativa faz perder boas ideias, bons projetos, bons clientes, bons fornecedores, bons homens pĂșblicos.
Um ignorante com iniciativa produz sem qualidade, porque resolve alterar processos definidos e consagrados.
Um ignorante com iniciativa Ă©, portanto, um grande risco para o desenvolvimento e o progresso de qualquer empresa e/ou governo.
Assim como Napoleão, nós classificamos as pessoas nestes grupos e tomamos nossas decisÔes sobre eles.
(Colaboração: Bårbara Garcia)
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php