O SHOW DOS "REIS" DA LOGĂSTICA CONTINUA IV...
30/01/2008 -
FORMANDOS & FORMADOS
LOGĂSTICA DE MOTOBOY
O dia em que o motoboy comprou seu primeiro carro.
(Colaboração: Hélio Bob Pai)
ĂTICA E PROPAGANDA
Na ordem econÎmica atual, que tem garantido vitalidade à lógica da acumulação capitalista, a função da propaganda é criar continuamente novos objetos de desejo. Sendo assim, faz sentido cobrar ética da propaganda?
Vamos examinar exemplos concretos. O mais recente confronto entre privacidade e propaganda envolve alguns provedores de internet, agora incluindo serviço telefĂŽnico gratuito, que exigem o direito de invadir em tempo real todo o conteĂșdo da comunicação com anĂșncios de produtos e serviços que tĂȘm a ver com o assunto da interlocução. Ou seja, joga-se no lixo o sigilo da comunicação em troca de propaganda.
Eis a justificativa de uma das empresas lĂderes do ramo: "NĂłs percebemos que, enquanto falam ao telefone, as pessoas fazem alguma coisa a mais.
Decidimos usar isso". E arremata: "Trocar mais personalização com menos privacidade é um conceito aceito no mundo atual". Quanto à violação do sigilo, diz: "Não estamos fazendo nada mais que aquilo que grandes provedores fazem com e-mails".
Um executivo de uma das maiores agĂȘncias de propaganda do mundo diz: "Reconheço que estamos ficando mais intrusivos a cada avanço tecnolĂłgico. Mas adoraria poder pĂŽr minhas mĂŁos nos dados de conversas".
O sistema estĂĄ pronto para ser implantado em telefones celulares. Outro exemplo Ă© a recente propaganda de lançamento de veĂculo relacionando acessĂłrios sofisticados que o acompanham. O Ășltimo da lista: "Loira siliconada no banco de passageiro". E a provocação: "NĂŁo quer mais nada nĂŁo, nĂ©?".
Outra montadora, em amplas pĂĄginas coloridas de revistas e jornais de grande circulação, mostra uma mansĂŁo protegida por bela vegetação. Nas pĂĄginas duplas seguintes, ela foi destruĂda por uma tesoura de jardineiro e o buraco exibe o novo modelo de um utilitĂĄrio de luxo com a legenda: "VocĂȘ vai fazer tudo para exibir o seu!". Valores? Loira siliconada e destruição da natureza.
Mais outro. Grande banco exibe enorme anĂșncio em que aparece uma linda menininha de dois anos. Ela acaba de rabiscar uma nobre parede de madeira com desenhos infantis e a logomarca da empresa. Mensagem: "VocĂȘ sabe do que vai precisar amanhĂŁ? Fique tranqĂŒilo. Nosso banco jĂĄ estĂĄ pensando nisso hoje". Valores? Um clientezinho seduzido.
Finalmente, uma das lĂderes globais em produtos de superluxo publica, em pĂĄginas inteiras nas principais revistas e jornais do mundo, enorme propaganda com Mikhail Gorbatchov, o controvertido lĂder que apressou a queda do impĂ©rio soviĂ©tico, sentado no banco de trĂĄs de uma limusine, que tem ao fundo o muro de Berlim. Ao lado de Gorbatchov, uma elegantĂssima sacola de viagem da grife. A imagem Ă© feita pela famosa Annie Leibovitz.
Entrevistado, um dos donos da marca, que pediu fotos semelhantes com Catherine Deneuve e outros famosos, explica: "Foi uma escolha natural. QuerĂamos uma personalidade que viveu uma vida plena e mudou as coisas no mundo". "Ficamos espantados quando Gorbartchov aceitou fazĂȘ-la com tanta satisfação", arrematou. E concluiu, candidamente: "Todos aspiramos a algo melhor. Alguns podem se oferecer isso jĂĄ; outros, nĂŁo podendo obtĂȘ-lo agora, vĂŁo sonhar com isso e conseguir realizar seu desejo mais cedo ou mais tarde".
DesnecessĂĄrio dizer mais qualquer coisa sobre a propaganda como construção de objetos de desejo. Essa mesma grife havia colocado, meses antes, imenso outdoor com foto de sua mala de viagem cobrindo toda uma fachada em Xangai. Um fotĂłgrafo clicou-a enquanto um chinĂȘs muito pobre passava carregando nos ombros, qual canga de boi, duas pesadas latas d'ĂĄgua.
Estamos destruindo um esquema de valores que, bem ou mal, punha algum limite entre o interesse pĂșblico e a ganĂąncia privada. Para onde caminhamos? Uma pista Ă© um novo lançamento residencial no distrito financeiro de Manhattan. As paredes do edifĂcio, todas de vidro, permitem que seus moradores se vejam na intimidade e sejam vistos, eventualmente sem restrição, por pessoas da rua; inclusive no banheiro, um cubo de vidro.
A propaganda, na voz do arquiteto: "Estamos criando palcos para as pessoas de certa maneira atuarem". Para Sherry Turkle, do MIT, quando levantamos os olhos das telas de plasma dos computadores, só encontramos solidão. Trata-se, no caso, de um desejo desesperado de intimidade que a propaganda manipula, confundindo exibicionismo com aproximação. Enfim, ética supÔe valores. Quais são os valores da propaganda?
Gilberto Dupas, 65, Ă© coordenador geral do Grupo de Conjuntura Internacional da USP, presidente do Instituto de Estudos EconĂŽmicos e Internacionais (IEEI) e autor de, entre outras obras, "O Mito do Progresso".
Fonte: Folha de S.Paulo - 28/01/08.
ECOLOGIA NA UNIVERSIDADE
A oferta de cursos de pĂłs-graduação em gestĂŁo ambiental aumentou nos Ășltimos cinco anos, assim como a procura por eles. Especialistas de companhias que atuam nesse mercado indicam trĂȘs cursos reconhecidos pela excelĂȘncia do ensino.
MBE â PĂłs-graduação em meio ambiente
Onde: coordenação dos programas de pós-graduação de engenharia (Coppe) da UFRJ, Rio de Janeiro
Preço: 15 000 reais
Diferencial: Ă© o mais rĂĄpido dos trĂȘs, com duração de um ano
MBA Executivo em GestĂŁo Ambiental
Onde: Fundação GetĂșlio Vargas, vĂĄrios estados
Preço: 19 000 reais
Diferencial: o aluno pode optar por complementar o curso com um mĂłdulo internacional do MBA, oferecido em universidades americanas
MBA em GestĂŁo e Tecnologias Ambientais
Onde: Escola Politécnica da USP, São Paulo
Preço: 19 000 reais
Diferencial: o aluno pode montar o curso de acordo com seus interesses, escolhendo catorze disciplinas entre as 29 oferecidas
NATUREZA RADICAL
Uma pesquisa realizada com 1 200 europeus entre 16 e 24 anos detectou uma nova categoria de jovens: os extremistas verdes. Eles jå representam 25% de sua geração. Os critérios ecologicamente corretos norteiam não só seus håbitos de consumo, mas também sua vida pessoal. Algumas atitudes desses jovens em relação...
...aos pais
67% os ensinaram a reciclar o lixo
50% encorajam a compra de produtos ecologicamente corretos
...Ă s amizades e ao namoro
33% não se tornariam amigos de alguém que não se importa com o meio ambiente
30% só aceitam namorar quem se interessa por questÔes ambientais
...aos hĂĄbitos de consumo
70% acham que os alimentos sĂł deveriam ser embalados em material descartĂĄvel
58% pagam mais por um alimento se tiverem certeza de que ele nĂŁo prejudica o meio ambiente
13% acreditam que viagens de aviĂŁo a lazer deveriam ser proibidas
Fonte: The Future Foundation
Especialistas consultados: Ivana Ribeiro (da BSH-Continental), Paula Zimet (da Electrolux), Paulo Vodianitskaia (da Whirpool), Petrobras, Raquel Diniz (do Instituto Akatu), Ricardo Baitelo (do Greenpeace) e Zsolt Makray (Viva Equipamentos).
Com reportagem de Camila Pereira, Marcos Todeschini e Noelly Russo - Fonte: Veja - Edição 2045.
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