EQUINĂCIO
24/09/2009 -
EDITORIAL
O EquinĂłcio de Setembro ocorreu Ă s 21h18 do Ășltimo dia 22. Momento em que o dia e a noite tiveram a mesma duração. A chegada da primavera. Um ponto de equilĂbrio. SĂŁo dois fenĂŽmenos por ano, o EquinĂłcio de Outono foi dia 20 de março.
A palavra equinĂłcio vem do Latim, aequus (igual) e nox (noite), e significa "noites iguais", ocasiĂ”es em que o dia e a noite duram o mesmo tempo. Ao medir a duração do dia, considera-se que o nascer do Sol (alvorada ou dilĂșculo) Ă© o instante em que metade do cĂrculo solar estĂĄ acima do horizonte e o pĂŽr do Sol (crepĂșsculo ou ocaso) o instante em que o cĂrculo solar encontra-se metade abaixo do horizonte. Com esta definição, o dia e a noite durante os equinĂłcios tĂȘm igualmente 12 horas de duração. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Equin%C3%B3cio).
Os dois equinĂłcios sĂŁo pontos de equilĂbrio. Dia e noite sĂŁo iguais e a energia flui com firmeza. Mas os equinĂłcios apresentam temas opostos: o de primavera representa um perĂodo de descanso partindo para a ação, enquanto que o de outono representa uma preparação para o descanso. O equinĂłcio de primavera representa iniciação; o de outono, repouso.
Mais que um ponto de equilĂbrio, esse Ă© um ponto de reflexĂŁo. Para todos os lados que se olha, se vĂȘ desequilĂbrio. Ă no noticiĂĄrio da televisĂŁo, nas ruas, em quase todos os cantos. A polĂtica, o trĂąnsito, a violĂȘncia, a paz, o clima... basta virar a cabeça para perceber a falta de equilĂbrio no globo terrestre. Como jĂĄ disse o poeta do equilĂbrio (aquele que bebe pelos bares e começa a dizer pĂ©rolas de sabedoria, algumas muito verdadeiras como essa...), âo verdadeiro equilĂbrio estĂĄ dentro de cada umâ. Disse isso e saiu cambaleando pelas ruas, tĂŁo desequilibrado quanto os sĂłbrios de plantĂŁo.
O EquinĂłcio de Setembro significa mais uma possibilidade de tempos equilibrados. Nem demais nem de menos⊠Basta ter atitude. A natureza Ă© assim, nĂŁo hĂĄ privilegiados: tudo tem o seu quinhĂŁo. Ă justa! O equilĂbrio Ă© perfeito. Tudo estĂĄ bem distribuĂdo. A Natureza Ă© muito sĂĄbia, assim fosse em todo o resto⊠ou seja, com as pessoas.
Educação, Paz, SaĂșde e EquilĂbrio a todos!
Imagem - Fonte: http://populo.weblog.com.pt/
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php