CARTA AO D.A.
22/02/2007 -
COLUNA DO CANALHA
Senhor Presidente
Vossa ExcelĂȘncia estĂĄ para completar um ano de mandato Ă frente do DA da Faculdade Novos Horizontes, sendo representante legĂtimo (hĂĄ controvĂ©rsias) dos alunos dos cursos de Administração, CiĂȘncias ContĂĄbeis e Direito.
Desde a eleição de Vossa ExcelĂȘncia e de sua diretoria, temos acompanhado atentamente os trabalhos desse organismo representativo dos alunos e, ao fazermos um balanço, ficamos perplexos com suas realizaçÔes.
Em primeiro lugar, avaliando a popularidade do DA e de seus membros isoladamente, descobrimos que, alĂ©m dos prĂłprios componentes da chapa e seus colegas mais prĂłximos, ninguĂ©m os conhece. AtĂ© mesmo colegas prĂłximos nem sabem que vocĂȘs fazem parte do DA e muito menos que existe um DA na faculdade.
Procuramos tambĂ©m evidĂȘncias de participação do DA na realização do torneio de futebol da FNH e tambĂ©m nĂŁo encontramos nenhuma.
Não descobrimos nenhum evento que tenha sido promovido pelo DA, nenhuma reunião, palestra, mostra, exposição, debate, simpósio...
NĂŁo tivemos notĂcia de que o DA tenha divulgado alguma notĂcia sobre alguma coisa, importante ou nĂŁo, que tenha intercedido a favor dos alunos em alguma coisa, ou que tenha intercedido a favor da FNH em alguma coisa.
NĂŁo temos notĂcia de que exista, sequer, um estatuto do DA.
Senhor Presidente. A FNH precisa de um DA.
A FNH precisa de um DA que se envolva com atividades esportivas, que se envolva com festividades, que promova a integração dos alunos, que promova eventos que contribuam com informação e com a formação de todos que, compulsoriamente, destinam a este departamento uma pequena parcela do investimento que estão fazendo na sua carreira quando se matriculam nesta instituição.
Parece que Harry Potter, quando fez a mĂĄgica que elegeu essa chapa, esqueceu de avisar Vossa ExcelĂȘncia e sua diretoria de que a magia sĂł os colocaria lĂĄ, mas que vocĂȘs todos precisariam fazer alguma coisa em troca.
Entendemos, Senhor Presidente, que ter um escritório sem pagar aluguel contribui bastante na economia doméstica, mas efetivamente a sala do DA da FNH não é uma empresa de venda de equipamentos de informåtica, nem ponto de encontro de pessoas que estão ocupando um espaço tão importante na vida dos alunos de uma instituição dando tanta desimportùncia ao fato.
Portanto, Senhor Presidente, gostarĂamos de solicitar que essa presidĂȘncia, assim como toda a sua diretoria, tenha o discernimento, o senso de responsabilidade e a cara de pau suficientes para oferecer Ă FNH sua renĂșncia, evitando, assim, o constrangimento de terminar este mandato sem ter feito absolutamente nada por ele.
Se ainda assim vocĂȘs entenderem que nĂŁo devam renunciar, por favor, que vocĂȘs nĂŁo tenham a pretensĂŁo de tentar se manter nos cargos que ocupam.
De todo, uma coisa Ă© certa. A gestĂŁo de vocĂȘs Ă frente do DA nĂŁo serĂĄ esquecida, atĂ© mesmo por ter sido a primeira gestĂŁo. E como toda gestĂŁo sempre deixa uma marca, a de vocĂȘs jĂĄ estĂĄ escrita. Lamentavelmente, nĂŁo nas pĂĄginas da histĂłria da FNH, mas apenas um uma pĂĄgina desta histĂłria, e numa notinha bem pequena, num cantinho de rodapĂ©.
Atenciosamente,
O Canalha