BIBLIOTERNET
27/05/2010 -
EDITORIAL
O presidente Lula sancionou nesta semana lei que prevĂȘ bibliotecas em todas as escolas brasileiras dentro de dez anos, valendo para todos os estabelecimentos, pĂșblicos e privados, sendo que o acervo de livros deverĂĄ ter pelo menos um tĂtulo para cada aluno matriculado.
De acordo com o censo escolar, em 2008 apenas 37% das escolas de educação bĂĄsica do paĂs tinham biblioteca, com dramĂĄtica situação na regiĂŁo Norte, onde somente 20% dos colĂ©gios oferecem esse tipo de estrutura. No Sul, melhor cenĂĄrio, mesmo assim, apenas 58,6% das escolas possuem biblioteca. Para completar, em recente pesquisa, o MinistĂ©rio da Cultura revelou ainda que 21% das cidades nĂŁo tĂȘm nem bibliotecas municipais.
Ao mesmo tempo, conforme dados divulgados pela UniĂŁo Internacional de TelecomunicaçÔes (ITU, na sigla em inglĂȘs), o Brasil tem pouco mais da metade das escolas conectadas Ă internet, 56% com acesso Ă rede. No Chile a cobertura chega a 75%, das quais 67% mantĂȘm conexĂŁo banda larga. De acordo com os dados, apenas o Uruguai mantĂ©m 100% de cobertura de internet banda larga nas escolas na AmĂ©rica Latina. AlĂ©m do Uruguai, JordĂąnia (80%), Ilhas MaurĂcio (85%) e LituĂąnia (69%) superam o Brasil nesse quesito. A maioria dos paĂses desenvolvidos ou tĂȘm 100% de cobertura ou seus Ăndices chegam prĂłximos a isso.
Subentende-se que esses paĂses com alto Ăndice de conexĂŁo Ă internet nas escolas, jĂĄ superaram hĂĄ muito tempo o quesito das bibliotecas escolares e, pode-se concluir, portanto, o enorme atraso da modernização escolar brasileira.
HĂĄ que se louvar leis como essas, pois a biblioteca Ă© indispensĂĄvel mesmo com o avanço da internet (ainda assim o acesso Ă rede Ă© muito restrito). No entanto, a crĂtica que se faz Ă© com relação ao prazo de dez anos, uma verdadeira eternidade na era digital.
Educação, SaĂșde, Paz e Biblioternets Ă todos!
Fonte de informação: Folha de S.Paulo â 26/05/10.
União Internacional de TelecomunicaçÔes - http://www.itu.int/en/pages/default.aspx
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php