NOVAS TURMAS
02/01/2009 -
TURMAS DO FM
PAPAI E DAMA GELO
English: http://www.daylife.com/search?q=Bishkek+parade+december+31
Papai Gelo e a Dama de Gelo participam de desfile em Bishkek. Ao contrĂĄrio de Papai Noel, o Papai Gelo entrega os presentes no Ano-Novo. A maioria dos paĂses da Ex-UniĂŁo SoviĂ©tica comemoram o Natal de acordo com o CalendĂĄrio Juliano.
Fonte: Terra - 31/12/08.
Mais fotos: http://www.daylife.com/search?q=Bishkek+parade+december+31
CalendĂĄrio Juliano: http://educacao.uol.com.br/historia/ult1685u275.jhtm
TESOUROS DA CINEFILIA
Assista gratuitamente a grandes obras do cinema de vĂĄrias Ă©pocas em http://www.theauteurs.com/dashboard.
Fonte: O Tempo - 30/12/08.
LULA: PRĂMIO POR DEFESA DA DEMOCRACIA
O presidente Luiz InĂĄcio Lula da Silva foi agraciado pela fundação espanhola RamĂłn Rubial devido ao seu trabalho na "defesa da democracia e da liberdade". Ele receberĂĄ, no dia 28 de janeiro, na Espanha, a terceira edição do prĂȘmio RamĂłn Rubial, nome do dirigente espanhol socialista e primeiro presidente regional do PaĂs Basco. A entidade homenagearĂĄ ainda pessoas, grupos ou entidades que, durante 2008, destacaram-se na defesa do socialismo, da democracia e da liberdade. O trabalho de Lula foi ressaltado "por sua comprometida luta para melhorar as condiçÔes dos que mais precisam".
Fonte: O Tempo - 28/12/08.
Fundação Ramón Rubial - http://www.ramonrubial.com/
VIĂOSA - UFV
A Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a prefeitura estabeleceram um acordo de cooperação para a instalação do curso de medicina na cidade. Representantes dos poderes Executivo e Legislativo se reuniram com o reitor Luiz ClĂĄudio Costa para acertar os detalhes da parceria. A meta Ă© que o curso, assim como os jĂĄ existentes na UFV, possua nĂŁo apenas excelĂȘncia acadĂȘmica, mas tambĂ©m esteja integrado Ă comunidade local. Uma das preocupaçÔes Ă© em beneficiar, principalmente, a população carente.
Ălder Martinho - Fonte: O Tempo - 28/12/08.
Universidade Federal de Viçosa - http://www.ufv.br/
FUNDOS DE INVESTIMENTOS
Antes de enviar o plano de negĂłcio a um fundo, recomenda-se verificar referĂȘncias dos investidores. No site http://www.endeavor.org.br/ pode-se conferir uma lista dos fundos que atuam no Brasil.
Fonte: Folha de S.Paulo - 28/12/08.
LUZ ORGĂNICA
O LaboratĂłrio de Pesquisas da General Electric (GE) em Niskayuna, Nova York (EUA), tenta desenvolver uma luz orgĂąnica (Oleds)que seria uma energia mais limpa do que a usada atualmente. O objetivo da empresa Ă© comercializar esse tipo de iluminação em dois ou no mĂĄximo trĂȘs anos. Segundo a GE, os Oleds serĂŁo uma forma totalmente diferente de iluminação de casas e escritĂłrios e tĂȘm potencial para eficĂĄcia e desempenho ambiental drasticamente melhorados.
Fonte: O Tempo - 30/12/08.
GE - http://www.ge.com/research/grc_3_1.html
TONELADAS
Os participantes brasileiros do Vigilantes do Peso perderam um total de 258 toneladas em 2008. Os paulistas lideram a lista, com 80 toneladas. Os associados do Rio (62 toneladas) e de Minas (41 toneladas) vĂȘm em seguida.
MĂŽnica Bergamo - Fonte: Folha de S.Paulo - 02/01/09.
Vigilantes do Peso - http://www.vigilantesdopeso.com.br/index.aspx
ILHA DE PĂSCOA - FESTIVAL TAPATI MOSTRA COSTUMES
Entre os dias 20 de janeiro e 12 de fevereiro de 2009, serĂĄ realizado na Ilha de PĂĄscoa o ancestral Festival Tapati, festa que hĂĄ 33 anos reĂșne todos os habitantes da ilha para mostrar ao mundo seus mais antigos costumes. Essa celebração, que no inĂcio era apenas para os nativos, agora integra estrangeiros de todo o mundo. Durante duas semanas, acontecem atividades e competiçÔes em torno da eleição da rainha, com o objetivo de divulgar as raĂzes desse povo.
Fonte: O Tempo - 30/12/08.
Ilha de PĂĄscoa - http://www.echo.tur.br/info_ipc.htm
QUE VENHA 2009
Ă... 2008 nĂŁo foi para principiantes. Doeu, mas este filme jĂĄ passou. EstĂĄ passando, tĂĄ quase acabando. Foi por pouco, por um triz. Mas em 2009 tudo vai ser diferente e todo mundo vai ser feliz no nosso paĂs. E se ainda nĂŁo der e se a crise vier, a gente chuta pra escanteio e parte pro abraço em 2010. Desejamos um 2009 literalmente Ămpar, agradecendo aos parceiros e leitores, com muito a celebrar! Para a Paulo Navarro Comunicação a festa jĂĄ começou: em 2009, completaremos 20 anos.
Paulo Navaro (http://www.pnc.com.br/) - Fonte: O Tempo - 31/12/08.
FELIZ VALOR NOVO - EXPORTAR Ă COMO ABRIR UM NOVO NEGĂGIO
Em tempos de crise, quando as perdas das empresas jĂĄ causam demissĂ”es e anunciam crescimento mais tĂmido da economia brasileira, sai na frente a empresa que tem clientes de outras nacionalidades.
Essa necessidade pode ser a mola propulsora para pequenos empresĂĄrios planejarem sua estrĂ©ia no mercado externo. Segundo dados do MinistĂ©rio do Desenvolvimento, IndĂșstria e ComĂ©rcio Exterior, perto de 21 mil empresas brasileiras exportaram em 2007.
"O primeiro passo para o pequeno empresĂĄrio começar a exportar Ă© mudar a atitude", aponta Maria Aparecida de Almeida Santos, coordenadora da pĂłs-graduação em comĂ©rcio exterior da Faap (Fundação Armando Ălvares Penteado).
Ela aconselha encarar a exportação como um novo negócio. "Deve ser visto como algo a médio e longo prazo", ressalta.
Pontes
Nesse processo, ĂłrgĂŁos do governo e consultorias podem ajudar a prospectar mercados e a projetar a marca. A Apex-Brasil (AgĂȘncia Brasileira de Promoção de ExportaçÔes e Investimentos) Ă© um deles.
Ano a ano, a agĂȘncia faz a intermediação entre empresĂĄrios brasileiros e compradores internacionais, levando-os a eventos em outros paĂses.
Nessas ocasiÔes, o empresårio identifica onde hå demanda para seus produtos. Moda brasileira, por exemplo, vive um bom momento fora.
"Trabalhamos com 64 setores, como mobiliårio, calçados e confecção", aponta Rogério Bellini, coordenador da årea de projetos da Apex-Brasil.
De acordo com Bellini, AmĂ©rica Latina, Ăfrica e Ăsia concentram os paĂses com mais potencial para comprar do Brasil.
No entanto, para ganhar experiĂȘncia no comĂ©rcio exterior, paĂses da AmĂ©rica do Sul sĂŁo bons mercados para os produtos brasileiros, aponta.
Colaboração
Pequenos empresårios barateiam custos e aumentam o poder de exposição da marca se atuam com outros de seu segmento. "Pode até ser concorrente no Brasil, mas fora é parceiro", explica Bellini.
As feiras de negócio são as grandes portas de entrada no mercado externo. A dica de quem jå exporta é visitar um evento, colher contatos e começar a fazer vendas depois.
Fonte: Folha de S.Paulo - 28/12/08.
MinistĂ©rio do Desenvolvimento, IndĂșstria e ComĂ©rcio Exterior - http://www.mdic.gov.br/sitio/
Faap - http://www.faap.br/index2.htm
Apex-Brasil - http://www.apexbrasil.com.br/
AVALIAĂĂO DEFINE METAS PARA O PERĂODO
Um problema comum para a maioria dos micro e pequenos empresĂĄrios Ă© dedicar-se demais Ă s tarefas prĂĄticas e esquecer-se de pensar estrategicamente o negĂłcio.
O inĂcio do ano Ă© a Ă©poca ideal para mudar a atitude e apostar em planejamento. "Ă a melhor forma de correr menos riscos", avalia Wlamir Bello, consultor de marketing do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio Ă s Micro e Pequenas Empresas).
O primeiro passo Ă© estabelecer um objetivo, como o de aumentar o faturamento, e elencar os passos para conquistĂĄ-lo.
As liçÔes podem ser aprendidas das grandes companhias.
O empresĂĄrio Eike Batista, do Grupo EBX, aconselha, em seu blog (http://www.eikebatista.com.br/home.html), a deixar o planejamento em um local visĂvel.
"Para ver e se perguntar regularmente: eu jå prestei atenção neste ponto? Vislumbrei todos os aspectos?"
Impactos
Para traçar seu plano, o empresårio deve levar em conta as variåveis que podem impactar positiva ou negativamente as suas atividades.
No que se refere ao seu negĂłcio, precisa verificar se o que oferece atende Ă demanda do seu pĂșblico. A preocupação nĂŁo deve ser sĂł o produto mas tambĂ©m as condiçÔes da oferta, o ambiente do estabelecimento, a qualidade do atendimento e o tipo de pagamento aceito.
"Um simples ajuste, como aceitar vale-refeição, pode agregar novos consumidores", exemplifica Bello.
Fora da empresa, um fator a ser considerado com cuidado Ă© a concorrĂȘncia.
Ao olhar para o mercado, os acionistas do laboratĂłrio Pasteur, que faz anĂĄlises clĂnicas, descobriram uma forma de se diferenciar da concorrĂȘncia.
Em 2001, instalaram um sistema "drive-thru", que permite ao cliente fazer coletas, entregar exames e retirar resultados sem sair do carro.
"A idĂ©ia era dar mais comodidade aos idosos, mas atraĂmos novos clientes, visto que hĂĄ falta de estacionamento na regiĂŁo. O resultado foi muito positivo", comenta JoĂŁo Carlos Maluza Paes, diretor-presidente da empresa. (LC)
Fonte: Folha de S.Paulo - 28/12/08.
Sebrae-SP - http://www.sebraesp.com.br/
LaboratĂłrio Pasteur - http://www.pasteur.com.br/historia.htm
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php