OS MELHORES DO MUNDO
15/01/2009 -
FUTEBOL SHOW
MARTA E CRISTIANO RONALDO
English: http://www.fifa.com/classicfootball/awards/gala/news/newsid=991507.html#ronaldo+marta+world
Marta10 - http://www.marta10.com/
CristianoRonaldo7 - http://www.cristianoronaldo7.com/
Marta Ă© a melhor do mundo pela terceira vez consecutiva. Brazuca faz histĂłria ao vencer Cristiane, Angerer, Prinz e Kelly Smith. Brasileira iguala feitos de Ronaldo, Zidane e Prinz, entrando para a seleta lista dos tricampeĂ”es do prĂȘmio da Fifa.
Cristiano Ronaldo Ă© o melhor do mundo. Apoiador leva prĂȘmio da Fifa pela primeira vez, superando Messi, KakĂĄ, Xavi e Fernando Torres.
Fonte: Lance Net - 12/01/09.
Veja mais fotos: http://www.fifa.com/newscentre/photogallery/gallery=991790.html#991756
Reveja alguns golaços de Marta -
http://msn.lancenet.com.br/multimidia/?t=V|l=mms://dmedia.lancenet.com.br/OnDemand/golsmarta.wmv|d=Veja%20uma%20sele%E7%E3o%20dos%20melhores%20gols%20de%20Marta|c=
Veja os gols mais bonitos de Cristiano Ronaldo -
http://msn.lancenet.com.br/multimidia/?t=V|l=mms://dmedia.lancenet.com.br/OnDemand//tvl_120109_cristianoronaldo.wmv|d=Top%2010:%20veja%20os%20gols%20mais%20bonitos%20de%20C.%20Ronaldo|c=
Marta10 - http://www.marta10.com/
CristianoRonaldo7 - http://www.cristianoronaldo7.com/
MARTA VĂ O OLIMPO
Em um ano que promete ser de mudanças, o primeiro compromisso profissional de 2009 jå se tornou corriqueiro para Marta da Silva, 22, eleita duas vezes a melhor jogadora de futebol do mundo pela Fifa.
A atacante deixou suas fĂ©rias em Dois Riachos, a 152 quilĂŽmetros de MaceiĂł, e embarca hoje para Zurique, na SuĂça. Pela quinta vez consecutiva, Ă© finalista do prĂȘmio de melhor do mundo da Fifa. A festa dos vencedores serĂĄ realizada amanhĂŁ.
Se confirmar seu favoritismo, serå a terceira vez seguida que a "Pelé de saias", como jå foi chamada, levarå o troféu.
Marta nĂŁo nega ser forte candidata. "Em 2006 foi surpreendente, porque nem joguei pela seleção e o prĂȘmio foi pela temporada que eu fiz na SuĂ©cia. Agora, jĂĄ posso dizer que tenho uma histĂłria no futebol", disse a atacante Ă Folha, por e-mail.
Ela elogia suas concorrentes -a brasileira Cristiane (atacante), as alemãs Angerer (goleira) e Prinz (atacante) e a inglesa Smith (meia). "São todas excelentes. Mas fiquei satisfeita com a indicação da Smith. Ela realmente é diferenciada", disse Marta, acrescentando que Daniela Alves e Formiga, suas colegas na seleção, também poderiam estar na lista.
Mas, se 2009 começou rotineiro, o ano promete ser de novidades para Marta.
A maior mudança serå geogråfica. A camisa 10 da seleção vai trocar o frio sueco pela ensolarada Califórnia, nos Estados Unidos. Após cinco anos defendendo o UmeÀ, Marta vai jogar no Los Angeles Sol.
O site do clube na internet jĂĄ incluiu a atacante entre suas jogadoras. Marta serĂĄ a estrela da WSF, a nova liga profissional feminina de futebol dos EUA, que estreia em abril.
A alagoana atuarĂĄ como a versĂŁo feminina do inglĂȘs David Beckham, que, em 2008, tambĂ©m deixou a Europa para jogar nos EUA pelo Los Angeles Galaxy -time "irmĂŁo" do Los Angeles Sol.
"Ă uma mudança que vou encarar como um grande desafio, me faz lembrar quando fui para a SuĂ©cia, com 18 anos. Ă a mesma sensação", disse a atacante sobre sua nova vida. Ela deve assinar o contrato de trĂȘs anos nos prĂłximos dias.
A outra novidade serĂĄ suas "fĂ©rias" da seleção brasileira. ApĂłs competiçÔes importantes nos Ășltimos dois anos, como o Pan do Rio e a Copa do Mundo, em 2007, e a OlimpĂada de Pequim, em 2008, a atacante se dedicarĂĄ somente ao novo clube, jĂĄ que a seleção nacional nĂŁo terĂĄ jogos oficiais em 2009.
Livre dos compromissos com a seleção, Marta planeja passar mais tempo com a mãe, que vive em Dois Riachos. Torcedora fanåtica, também quer acompanhar o Corinthians.
EstĂĄ empolgada com a contratação de Ronaldo, a quem pode se igualar amanhĂŁ, jĂĄ que o FenĂŽmeno foi trĂȘs vezes o melhor do mundo. "AtĂ© me deu vontade de jogar lĂĄ", disse. Quando? "AĂ nĂŁo sei. O que sei Ă© que quero jogar atĂ© minhas pernas nĂŁo aguentarem mais."
Carolina AraĂșjo - Fonte: Folha de S.Paulo - 11/01/09.
Marta10 - http://www.marta10.com/
ESCUDOS INUSITADOS
Conheça alguns dos escudos mais inusitados do mundo.
http://esportes.terra.com.br/interna/0,,OI3440485-EI1832,00-Escudos+inusitados+tem+animais+fusoes+e+ate+arvores.html
http://esportes.terra.com.br/interna/0,,OI3438068-EI1137,00-Escudos+inusitados+de+futebol.html
Fonte: Terra.
DUNGA VENCEU
O ano virou e nenhum dos vaticĂnios em relação a Dunga se concretizou â ele continua com seu emprego na seleção, que lhe garante 200 000 reais por mĂȘs de salĂĄrio, com carteira assinada e tudo.
Fonte: Veja - Edição 2095.
TEMPO DE MUDANĂAS
InĂcio de ano Ă© tempo de sonhar, planejar e de começar a luta por nossos objetivos. DifĂcil Ă© conquistĂĄ-los. Muitas coisas independem de nossa vontade e esforço.
Outras, por preguiça ou por acharmos que não vale tanto, ficam no meio do caminho.
Como Ronaldo, pretendo emagrecer uns cinco quilos. SerĂĄ difĂcil, para nĂłs dois. Quero ir aos estĂĄdios ver jogos importantes e selecionar mais as partidas e os programas de esporte que vejo na televisĂŁo.
Estou viciado em futebol. Isso Ă© perigoso. Aliena.
Pretendo melhorar meus textos e cometer menos erros de portuguĂȘs. Nesta semana, aprendi que autoajuda nĂŁo tem mais hĂfen nem separação, de acordo com a nova regra ortogrĂĄfica.
Muitas coisas precisam evoluir no futebol, dentro e fora de campo. Uma delas é a entrevista dos treinadores. Adilson Batista disse que só fala uma vez por semana, além das entrevistas depois das partidas. Estå mais do que certo, desde que ele e outros treinadores falem, expliquem e não enrolem. A frase que nunca falta nas entrevistas do técnico do Cruzeiro é "vamos aguardar".
Os treinadores adoram certas palavras, como atitude, equilĂbrio, motivação, segunda bola, encurtar, pegar. Celso Roth gosta muito de "mecĂąnica de jogo". Tite, de "oportunizar". Gostava mais do "lazaronĂȘs" do que agora do "titĂȘs".
Os técnicos, principalmente depois das vitórias, sentem-se grandiosos. Aproveitam-se da pergunta para valorizar suas atuaçÔes. Hå ainda os repórteres que levantam a bola para o técnico cortar. Luxemburgo e Leão se sentem vitoriosos, mesmo nas derrotas.
Cuca é exceção. Estå sempre cabisbaixo, até nas vitórias. "Oh, vida, oh, céus, oh, azar. Isso não vai dar certo." (Desenho Lippy e Hardy.)
Admiro pessoas menos eufóricas, reflexivas e até com pequena depressão, pois são as que enxergam melhor a realidade. Mas isso não combina com um técnico, com um comandante.
Nas entrevistas, Leão mistura sujeito, verbo e predicado. Ninguém entende. Nem o professor Pasquale. Alguns repórteres morrem de medo do Leão. Além disso, o treinador quer sempre transmitir um grande ensinamento. Fica ainda pior.
RenĂȘ SimĂ”es gosta tambĂ©m de um lugar-comum, de uma fĂĄbula e de ser um grande professor.
Mas RenĂȘ Ă© diferente. Ele Ă© mais arejado, culto e tem mais conhecimento sobre a vida e as pessoas. SĂł nĂŁo pode exagerar nas frases de autoajuda (sem hĂfen). Cansa.
Outros tĂ©cnicos, como Ney Franco e Dorival JĂșnior, tĂȘm sempre uma resposta tĂ©cnica e politicamente correta. Nunca se exaltam. SĂŁo sensatos e educados. SĂŁo tĂŁo sensatos que suas entrevistas ficam frias, sem graça. Mano Menezes e Nelsinho Baptista sĂŁo tambĂ©m prudentes e racionais, mas dĂŁo entrevistas mais contundentes.
Ney Franco e Dorival JĂșnior deveriam incorporar um pouco, nĂŁo muito, o mau humor de Muricy.
Dizem que o mau humor do técnico do São Paulo é engraçado e agradåvel. Nem sempre. Muitas vezes se transforma em grosseria e må educação.
Muito pior que o mau humor de Muricy é o bom humor de Luxemburgo. Ele quer ser irÎnico e não consegue. Fica sem graça. Só ele ri.
TostĂŁo - Fonte: Folha de S.Paulo - 11/01/09.
SUCESSO E FRACASSO DOS HERDEIROS
JĂĄ dizia o ditado que "filho de peixe, peixinho Ă©". No caso do jogador de futebol o provĂ©rbio tem lĂĄ sua veracidade se olharmos uma grande incidĂȘncia de filhos de futebolistas famosos atuando pelo mundo. PorĂ©m, se compararmos as duas geraçÔes, em alguns casos, o dito popular cai por terra. Os exemplos de dinastia de sucessos sĂŁo vĂĄrios. O meia Djalminha, ex-Flamengo e Palmeiras, filho do zagueiro Djalma Dias, teve passagem pela seleção brasileira, assim como o pai. O volante Ademir da Guia, filho do zagueiro Domingos da Guia, integrou a seleção na Copa do Mundo de 1978. Outro caso Ă© do lateral Gabriel, filho do tambĂ©m lateral Vladimir. Na Europa, Paolo Maldini trilhou bem os caminhos do pai, Cesare Maldini, e tambĂ©m defendeu a "Azurra" em um Mundial. Na Argentina, o experiente volante VerĂłn, do Estudiantes, foi campeĂŁo nacional hĂĄ dois anos, repetindo o feito de seu pai, Juan VerĂłn, atacante de destaque do paĂs nas dĂ©cadas de 60 e 70, quando conquistou o mundial interclubes para a equipe platense. Por outro lado, hĂĄ os filhos que nĂŁo reeditam a vitoriosa carreira dos pais. Os dois maiores jogadores da histĂłria do futebol nĂŁo tiveram sucessores Ă altura.
A semelhança do italiano Diego Sinagra com Maradona Ă© pura e simplesmente fĂsica. Depois de perambular entre clubes da terceira divisĂŁo italiana, o filho bastardo de "Dieguito" foi parar no futebol de areia. JĂĄ Edinho, filho de PelĂ©, alĂ©m de ter ido parar no gol, nĂŁo passou dos primeiros anos de carreira, interrompida por vĂĄrios problemas extra-campo. JoĂŁozinho, o bailarino da Toca, viu seu filho JoĂŁozinho rodar por vĂĄrios clubes do paĂs e do mundo e nĂŁo conseguir se firmar. JĂșnior e Thiago SĂĄ, filhos de Zico, tambĂ©m integram a lista de que nem sempre o talento vem no DNA.
Cobrança. Para o ex-meia Paulo Isidoro, que chegou Ă Seleção Brasileira atuando pelo AtlĂ©tico na dĂ©cada de 80, a pressĂŁo Ă© o maior obstĂĄculo para o filho do craque. "A cobrança de todos Ă© muito grande em cima do jogador. Desde cedo, ele jĂĄ tem que provar a mesma qualidade do pai e isso Ă© o que mais atrapalha no inĂcio da carreira", declarou Isidoro, cujo filho FabrĂcio, 16, Ă© jogador da equipe juvenil do Cruzeiro.
Eternos
Dinastia. O clĂŁ Maldini promete continuar no Milan. Depois do avĂŽ Cesare e do pai Paolo, agora Ă© a vez de Christian, 14, seguir os passos no futebol. O filho do zagueiro faz parte da equipe infantil.
Talento que estĂĄ no sangue
NĂŁo Ă© sĂł no futebol que existem casos famosos de genĂ©tica bem-sucedida. No vĂŽlei, a jogadora Isabel, sucesso na dĂ©cada de 80, tem nada menos que trĂȘs filhos, Maria Clara, Carol e Pedro Solberg, se destacando no voleibol de areia. Outro caso Ă© de Bruno Rezende, levantador da Cimed, filho dos jogadores de vĂŽlei Vera Mossa e Bernardinho. A campeĂŁ olĂmpica Valeskinha Ă© filha de Aida dos Santos, atleta que disputou as OlimpĂadas de TĂłquio 1964.
Desempenho - Genética associada à preparação
Para a mĂ©dica geneticista BetĂąnia Pena, a herança genĂ©tica favorece os filhos de atletas de alto nĂvel, porĂ©m, o mesmo rendimento dependerĂĄ do ambiente. âUm filho de jogador pode sair na frente no aspecto fĂsico, mas tudo depende se ele serĂĄ preparado no ambiente propĂcio para se tornar um grande atleta. Ou seja, ele terĂĄ que ser treinado desde cedo para ser um craque como o paiâ, explicou. O meia Paulo Isidoro vĂȘ semelhanças quando assiste aos jogos do filho FabrĂcio, ala do juvenil do Cruzeiro. âO condicionamento fĂsico Ă© muito parecido. E a dedicação nos jogos tambĂ©m. Mas a qualidade tĂ©cnica dele Ă© melhor que a minhaâ, disse o ex-jogador, que colocou o filho para treinar aos seis anos, em sua prĂłpria escolinha de futebol.
Fernando Martins - Fonte: O Tempo - 12/01/09.
REFORMULAĂĂO DO ESTATUTO DO TORCEDOR
A proposta de reformulação do Estatuto do Torcedor, discutida nos seis Ășltimos meses sob a coordenação do MinistĂ©rio da Justiça, torna crime fazer tumulto e praticar atos de violĂȘncia nos estĂĄdios.
Também define o que é torcida organizada e faz com que tais grupos sejam responsåveis pelos estragos criados por seus associados antes, durante e depois das disputas nos campos.
A pena para os baderneiros pode chegar a dois anos de prisĂŁo, alĂ©m de multa. Mas a indicação disposta no texto do anteprojeto de lei Ă© que o juiz troque a prisĂŁo por pena alternativa, segundo a qual o rĂ©u condenado poderĂĄ ficar atĂ© trĂȘs anos sem ver partidas do seu time. Quando os jogadores estiverem em campo, ele deverĂĄ estar em algum estabelecimento prestando serviços Ă comunidade -se faltar, vai para a cadeia.
A legislação em vigor desde 2003 jĂĄ prevĂȘ que quem causar tumulto ou violĂȘncia seja banido das plateias de disputas esportivas, mas nĂŁo diz como isso deve ser feito. Quem Ă© flagrado em tais situaçÔes acaba sendo enquadrado em crimes previstos no CĂłdigo Penal, como dano ou lesĂŁo corporal.
A proposta do novo estatuto, elaborado em conjunto pelos ministĂ©rios da Justiça e do Esporte, pela Confederação Brasileira de Futebol e pelo MinistĂ©rio PĂșblico de SĂŁo Paulo, serĂĄ encaminhada Ă Casa Civil e, no inĂcio do ano legislativo, Ă apreciação do Congresso Nacional, para que se torne lei.
O primeiro alvo é o futebol, mas a legislação, tal como aquela em vigor, valerå para estabelecimentos (e suas imediaçÔes) nos quais são praticadas quaisquer modalidades esportivas.
"A ideia foi revalorizar o estådio de futebol como um grande espaço democråtico da sociedade brasileira, que, apesar de ter nesse esporte um traço da sua cultura, cada vez se desencanta mais com os estådios", diz Pedro Abramovay, secretårio de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça.
A comissão, que desde julho do ano passado trabalha na proposta, inspirou-se principalmente na legislação inglesa.
O texto contempla assuntos esquecidos em 2003, como a definição de torcida organizada, a atuação de cambistas, a manipulação de resultados e o porte de cassetetes, ferros, correntes e até chicotes nos estådios ou em suas imediaçÔes.
Solicitar, oferecer ou aceitar vantagem para manipular resultado de disputa pode render ao beneficiårio ou ao seu benfeitor de dois a seis anos de cadeia, além de multa.
A definição de torcida organizada como grupo instituĂdo, formal ou informalmente, obrigado a manter a lista atualizada com todos os dados referentes a seus associados, teve como objetivo viabilizar um outro aperto: essas entidades, pelo texto da proposta, serĂŁo chamadas a responder por todos os danos causados por filiados.
Quem vender ingressos acima do preço estarå sujeito a pena de um a dois anos de prisão e multa. Os que eventualmente viabilizarem o desvio de bilhetes para tal pråtica pagarão um castigo maior: de dois a quatro anos de prisão e multa também.
Andréa Michael - Fonte: Folha de S.Paulo - 14/01/09.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php