CRIATIVIDADE NO MARKETING
26/04/2011 -
NOSSOS COLUNISTAS
PROPAGANDAS INTELIGENTES (VODAFONE)
Videos:
http://www.youtube.com/watch?v=7Wc8km8TPnI
http://www.youtube.com/watch?v=ZLwIP8cBaWA
http://vodpod.com/watch/5784520-o-porttil-em-casa?u=diegorojas&c=diegorojas
O uso saudĂĄvel de dispositivos mĂłveis. Muito legal!
VĂdeos:
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(Colaboração: Markão)
PROFESSOR TOM COELHO
www.tomcoelho.com.br www.setevidas.com.br. (Confira o logo do FM - http://www.tomcoelho.com.br/sites.asp?PN=3&intervalo=10&t=)
Inovar para crescer
* por Tom Coelho
"A imaginação é mais importante que o conhecimento.
O conhecimento é limitado. A imaginação envolve o mundo."
(Albert Einstein)
Alguns mitos cercam o mercado de trabalho no sistema financeiro. Primeiro, nos tempos de inflação galopante, valorizava-se mais os executivos de finanças, pois eram responsåveis por grande parte do resultado das empresas.
Segundo, as oportunidades profissionais eram maiores quando comparadas à atual concentração decorrente de fusÔes e aquisiçÔes. Terceiro, o sistema bancårio ficou comoditizado, com pouco espaço para inovação.
Analisando sob este prisma, gerenciar a carreira pode tornar-se desestimulante. As possibilidades de crescimento parecem limitadas, e as iniciativas pessoais, restritas e inĂłcuas.
Vamos debater os mitos. à fato que bancos e companhias perderam a receita de floating e açÔes de tesouraria nestes mais de 15 anos de economia eståvel. Porém, tal como executivos em empresas tiveram que aprender a reduzir custos e buscar rentabilidade real em substituição aos ganhos com aplicaçÔes financeiras de outrora, também os bancos descobriram a lucratividade a partir da prestação de serviços.
Igualmente Ă© verdade que a globalização incentiva a formação de novos conglomerados. Mas se temos a impressĂŁo de que hĂĄ menos empresas para trabalhar, tambĂ©m dispomos da oportunidade Ămpar de atuar em organizaçÔes transnacionais com chances de uma experiĂȘncia internacional.
Por fim, atualmente produtos, serviços e pessoas estĂŁo cada vez mais semelhantes. Mas hĂĄ um universo inimaginĂĄvel de possibilidades de inovação. Se durante o perĂodo inflacionĂĄrio alguĂ©m inventou a "conta remunerada", qual serĂĄ o produto atraente que vocĂȘ criarĂĄ num cenĂĄrio de estabilidade? Quais suas propostas para melhoria no atendimento, este grande fator de diferenciação capaz de conquistar e fidelizar clientes?
O crescimento profissional passa pelo desenvolvimento de competĂȘncias tĂ©cnicas (formação acadĂȘmica, fluĂȘncia em outros idiomas, administração do tempo, negociação), comportamentais (iniciativa, comprometimento, ousadia, determinação, resiliĂȘncia), relacionais (liderança, empowerment e trabalho em equipe) e valorativas (integridade, pluralidade, Ă©tica). Entre estas e tantas outras, destaca-se a criatividade.
Criar novos produtos, serviços e processos capazes de facilitar a vida das pessoas, conquistando mercados e ampliando a lucratividade. Compreender o novo perfil das demandas pessoais e a dinùmica do mundo corporativo. Usar a velocidade e a capilaridade da comunicação em rede e contemplar o imperativo da sustentabilidade. Estes são os grandes desafios profissionais da atualidade.
A pergunta final Ă©: dentro deste contexto, como vocĂȘ vai construir seu futuro?
* Tom Coelho Ă© educador, conferencista e escritor com artigos publicados em 15 paĂses. Ă autor de "Sete Vidas - LiçÔes para construir seu equilĂbrio pessoal e profissional", pela editora Saraiva, e coautor de outros quatro livros. Contatos atravĂ©s do e-mail tomcoelho@tomcoelho.com.br. Visite: www.tomcoelho.com.br e www.setevidas.com.br.
PROFESSOR X
O SUCESSO CONSISTE EM NĂO FAZER INIMIGOS
Nas relaçÔes humanas no trabalho, existem apenas 3 regras.
Regra nĂșmero 1: colegas passam, mas inimigos sĂŁo para sempre. A chance de uma pessoa se lembrar de um favor que vocĂȘ fez a ela vai diminuindo Ă taxa de 20% ao ano. Cinco anos depois, o favor serĂĄ esquecido. NĂŁo adianta mais cobrar. Mas a chance de alguĂ©m se lembrar de uma desfeita se mantĂ©m estĂĄvel, nĂŁo importa quanto tempo passe. Exemplo: se vocĂȘ estendeu a mĂŁo para cumprimentar alguĂ©m em 1997 e a pessoa ignorou sua mĂŁo estendida, vocĂȘ ainda se lembra disso em 2007.
Regra nĂșmero 2: A importĂąncia de um favor diminui com o tempo, enquanto a importĂąncia de uma desfeita aumenta. Favor Ă© como um investimento de curto prazo. Desfeita Ă© como um emprĂ©stimo de longo prazo. Um dia, ele serĂĄ cobrado, e com juros.
Regra nĂșmero 3: Um colega nĂŁo Ă© um amigo. Colega Ă© aquela pessoa que, durante algum tempo, parece um amigo. Muitas vezes, atĂ© parece o melhor amigo. Mas isso sĂł dura atĂ© um dos dois mudar de emprego.
Amigo Ă© aquela pessoa que liga para perguntar se vocĂȘ estĂĄ precisando de alguma coisa. Ex-colega que parecia amigo Ă© aquela pessoa que vocĂȘ liga para pedir alguma coisa, e ela manda dizer que no momento nĂŁo pode atender.
Durante sua carreira, uma pessoa normal terĂĄ a impressĂŁo de que fez um milhĂŁo de amigos e apenas meia dĂșzia de inimigos. Estatisticamente, isso parece Ăłtimo. Mas nĂŁo Ă©. A "Lei da Perversidade Profissional" diz que, no futuro, quando vocĂȘ precisar de ajuda, Ă© provĂĄvel que quem mais poderĂĄ ajudĂĄ-lo Ă© exatamente um daqueles poucos inimigos.
Portanto, profissionalmente falando, e pensando a longo prazo, o sucesso consiste, principalmente, em evitar fazer inimigos. Porque, por uma infeliz coincidĂȘncia biolĂłgica, os poucos inimigos sĂŁo exatamente aqueles que tem boa memĂłria.
Max Gehringer, colunista da revista Ăpoca.
"Aprendemos que quando erramos, podemos consertar; que quando consertamos podemos melhorar; quando melhoramos, podemos inovar; quando inovamos nos superamos, e superar é amar." André Abdalla
Compromisso com o meio ambiente.
(Colaboração: Markão)
PROFESSORA PASQUALINA
APĂS DESPEJO, IAC VAI LEVAR ACERVO PARA PRĂDIO DA PUC
Despejado do prĂ©dio da USP que ocupa desde 2007, o Instituto de Arte ContemporĂąnea fechou um contrato com a PontifĂcia Universidade CatĂłlica de SĂŁo Paulo e jĂĄ estĂĄ de mudança para um imĂłvel do novo parceiro.
à um desfecho da crise na instituição desde que o reitor da USP, João Grandino Rodas, despejou o IAC de sua sede no prédio Joaquim Nabuco, na rua Maria Antonia, em novembro passado.
Desde então, o IAC buscava um novo endereço para abrigar seu acervo de 17 mil documentos históricos sobre artistas como Sergio Camargo, Amilcar de Castro, Willys de Castro e Mira Schendel.
Uma tentativa de transferir o museu para um casarão da Secretaria de Estado da Cultura na avenida Higienópolis não foi adiante por questÔes burocråticas e acabou sendo descartada pelo IAC quando a PUC confirmou seu interesse em receber o museu.
"Num primeiro momento, é um contrato de comodato sem maiores clåusulas e definiçÔes", disse o presidente do IAC, Pedro Mastrobuono, à Folha. "Foi para diminuir o atrito judicial com a USP e ter um novo endereço para destravar projetos paralisados."
Duas açÔes judiciais da USP contra o IAC ainda tramitam na Justiça. Desde que ficou sem sua sede oficial no centro de São Paulo, o museu teve seus projetos em anålise suspensos no Ministério da Cultura e não pode acessar suas contas bancårias.
"Isso gerou um quadro de asfixia financeira, mas com o novo endereço podemos destravar os projetos", disse Mastrobuono. "A PUC jå estå disposta a nos abrigar em um depósito provisório, vamos sair imediatamente da USP."
No novo endereço, o IAC deve estreitar laços com o curso de preservação e restauro da PUC, concretizando um dos planos de Mastrobuono à frente do museu, que era tornar a instituição um centro de formação de profissionais de preservação.
Mastrobuono estĂĄ tentando firmar convĂȘnios agora tambĂ©m com instituiçÔes estrangeiras especializadas em restauro, como a Universidade de AmsterdĂŁ, o instituto Amolf e o Museu Van Gogh.
Enquanto isso, a USP voltarå a ocupar o prédio que foi reformado pelo IAC, um investimento de R$ 5 milhÔes financiados pela instituição.
Procurada pela reportagem, a USP nĂŁo quis se manifestar sobre o assunto, mas declarou que pretende usar o edifĂcio Joaquim Nabuco para "atividades de cultura e extensĂŁo da universidade", como exposiçÔes do acervo dos museus universitĂĄrios.
Silas MartĂ - Fonte: Folha de S.Paulo - 26/04/11.
USP - http://www.usp.br/
Instituto de Arte ContemporĂąnea - http://www.iacbrasil.org.br/
PontifĂcia Universidade CatĂłlica de SĂŁo Paulo - http://www.pucsp.br/
Universidade de AmsterdĂŁ - http://www.english.uva.nl/start.cfm
Instituto Amolf - http://www.amolf.nl/
Museu Van Gogh - http://www.vangoghmuseum.nl/vgm/index.jsp?lang=nl
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php