EDUCAĂĂO EM FOCO
19/06/2009 -
EDITORIAL
Nos Ășltimos dias uma sĂ©rie de Ăndices foram divulgados na mĂdia, tendo como foco a educação, alĂ©m de diversas anĂĄlises e crĂticas, bem como reportagem do periĂłdico britĂąnico âThe Economistâ a respeito das instituiçÔes de ensino brasileiras, intituladas âlamentĂĄveisâ. SĂŁo dados divulgados pela Unesco/Unicef, pelo IBGE, pelo MEC etc. todos com ligação nas questĂ”es educacionais.
SĂŁo nĂșmeros assustadores como os que indicam somente 5% dos alunos que concluem o ensino mĂ©dio na rede estadual de SĂŁo Paulo com domĂnio da leitura e escrita, ou que apontam que praticamente 13% das crianças com 10 anos de idade nĂŁo sabem ler, ou ainda que apenas 64% das crianças brasileiras terminam o ensino mĂ©dio, sendo que nos Ășltimos 5 anos, o percentual de brasileiros entre 15 e 17 anos fora da escola permanece no ridĂculo nĂvel de 18%. NĂŁo Ă© de se estranhar que o Brasil tenha um dos piores desempenhos nos exames internacionais.
De um extremo ao outro, dados recentes demonstram uma proporção medĂocre de doutores por grupo de mil habitantes no pais, ou seja, Ănfimos 0,6. SĂł para se ter uma idĂ©ia, essa mesma proporção na Alemanha Ă© de 30. O fato Ă© que uma coisa puxa outra e Ă© sabido que desde a base atĂ© o mais alto escalĂŁo educacional chega-se ao nĂvel geral de escolaridade, o qual se constitui fator decisivo na capacidade de inovação de um paĂs.
Todos esses dados, nĂșmeros e Ăndices, sĂŁo assustadores, mas o que Ă© verdadeiramente aterrorizante Ă© que segundo pesquisas, o custo para se colocar todas as crianças em idade prĂ©-escolar na escola (com tudo o que Ă© necessĂĄrio para iniciar o desenvolvimento intelectual das futuras geraçÔes) representa aproximadamente R$ 15,5 bilhĂ”es anuais, ou seja, o equivalente a 1% da previsĂŁo de gastos com o PAC, o prĂ©-sal, a Copa do Mundo de 2014 e as OlimpĂadas de 2016. Importante enfatizar ainda que o governo brasileiro anunciou emprĂ©stimo de singelos R$ 14 bilhĂ”es para o Fundo MonetĂĄrio Internacional (FMI). Isso sĂł tem um significado: basta querer e basta ter vontade polĂtica para investir em educação nesse paĂs.
O MinistĂ©rio da Educação tem sido alvo de elogios como agente promotor de um movimento positivo na ĂĄrea, com o anĂșncio de novos investimentos nos ensinos profissionalizante e fundamental, com o lançamento de mudanças no vestibular, com reformulaçÔes no currĂculo escolar etc. No entanto, percebe-se que isoladamente nĂŁo conseguirĂĄ o ĂȘxito almejado. Para que a missĂŁo de se colocar a Educação Nacional no prumo seja corretamente posta em prĂĄtica, serĂĄ necessĂĄria a participação de todos os segmentos da sociedade, inclusive o âsecretoâ Senado e a âmensalistaâ CĂąmara, passando por escolas pĂșblicas e privadas, Universidades, Faculdades, Empresas, OrganizaçÔes etc., num minucioso exercĂcio de cidadania. JĂĄ passou da hora de se fazer alguma coisa maior pela Educação nesse paĂs.
Paz, SaĂșde e Educação a todos!
"Quem nĂŁo compreende um olhar tampouco compreenderĂĄ uma explicacĂŁo." (MĂĄrio Quintana)
Imagem acima/capa: Revista "Educação em Foco".
Fonte: http://www.ufjf.br/dircom/2009/05/21/editora-lanca-revista-sobre-educacao-e-diversidade/
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