TURMAS PREGUIĂOSAS
21/03/2014 -
TURMAS DO FM
AI QUE PREGUIĂA!!!
More Details:
Facebook.com/PREGUIĂA
Sloth Memes:
https://www.facebook.com/pages/Sloth-memes/464275153612228
Clube da Preguiça:
https://www.facebook.com/ClubePreguica
âA preguiça anda tĂŁo devagar, que a pobreza facilmente a alcança.â (ConfĂșcio)
Obvious - (Colaboração: Tadeu â Curitiba)
Mais detalhes:
Facebook.com/PREGUIĂA
Sloth Memes:
https://www.facebook.com/pages/Sloth-memes/464275153612228
Clube da Preguiça:
https://www.facebook.com/ClubePreguica
O FILHO DO PROFESSOR DE FĂSICA
O filho do professor de histĂłria estava enchendo o saco do filho do professor de fĂsica:
- Seu pai Ă© professor de fĂsica, Ă© bitolado, doido, sĂł fica resolvendo equação, desenhando esqueminha no quadro-negro, fica olhando raios luminosos, nĂŁo faz outra coisa. O meu pai nĂŁo, ele Ă© professor de histĂłria, ele gosta de artes, pintura, escultura, mĂșsica, literatura. Ele Ă© bem melhor que o seu pai...
- NĂŁo, meu pai nĂŁo Ă© doido nĂŁo... - saiu magoado o filho do professor de fĂsica, que foi procurar o pai.
Chegando em casa ele viu o pai na frente do quadro-negro tentando resolver uma questĂŁozinha bĂĄsica de fĂsica quĂąntica. E foi logo falando:
- PĂŽ! Oh pai, assim nĂŁo dĂĄ o senhor tem essa fama toda de doido, sĂł fica aĂ resolvendo equação e eu Ă© que tenho que agĂŒentar as encheçÔes de saco do filho do professor de histĂłria. Por que o pai dele Ă© isso, Ă© aquilo, sabe de geografia, pintura, escultura, mĂșsica, literatura... e o senhor aĂ...
- Que Ă© isso filhinho nĂŁo Ă© bem assim... papai Ă© professor de fĂsica mas ele tambĂ©m gosta de artes, literatura, essas coisas, vou atĂ© contar uma historinha pra vocĂȘ: - respondeu o pai, e continuou. - Era uma vez trĂȘs porquinhos P1, P2 e P3, de respectivas massas M1, M2, e M3, dado um lobo L1...
(Colaboração: Renato)
BIBLIOTECA DAS TURMAS DO FM
UM TIPĂGRAFO NA COLĂNIA
Em "Um tipógrafo na ColÎnia", o colunista da Folha Leão Serva reconstitui a história de seu ancestral, Manoel Antonio da Silva Serva, criador do primeiro jornal não oficial publicado no Brasil (1811) e também da primeira revista nacional (1812).
Apesar de seu pioneirismo como editor, o portuguĂȘs hoje Ă© mais conhecido por ter popularizado as fitinhas do Senhor do Bonfim, cuja origem tambĂ©m Ă© contada no livro.
Silva Serva (1760-1819), comerciante em Lisboa, mudou-se para a Bahia, aparentemente em 1788, para abrir loja de "trastes domĂ©sticos". ApĂłs a vinda da famĂlia real para o paĂs, ele pediu em 1810 autorização para publicar um jornal privado em Salvador.
O "Idade d'Ouro do Brazil" foi lançado em 14 de maio de 1811. Tinha quatro pĂĄginas e circulava trĂȘs dias por semana, sob censura prĂ©via, com resumo do noticiĂĄrio dos jornais europeus (com meses de atraso), textos sobre fatos locais e medidas do governo, alĂ©m da movimentação dos navios no porto de Salvador.
Um ano após lançar o jornal, Silva Serva começou a publicar a primeira revista nacional, "Variedade ou Ensaios de Literatura".
A famĂlia foi ajustando a linha editorial do jornal (e das demais publicaçÔes da tipografia) Ă s mudanças na conjuntura polĂtica: no inĂcio defensora do absolutismo, em 1821 adere aos constitucionalistas portugueses e, jĂĄ sob o governo de d. Pedro 1Âș, passa a apoiar a IndependĂȘncia.
FITINHAS
Antes de iniciar suas atividades como editor, Silva Serva tornou-se, em 1809, tesoureiro da irmandade do Senhor do Bonfim, em Salvador.
Após perceber que alguns fiéis usavam, como amuleto, fios que mediam 47 cm (extensão do braço direito da eståtua), o comerciante convenceu a igreja a produzir e vender em grande escala as "medidas do Senhor do Bonfim". A ideia foi um sucesso.
Com sua morte, em 1819, a viĂșva e depois os filhos mantiveram a editora atĂ© 1846, publicando mais de 50 periĂłdicos e centenas de livros.
Ao final, "Um tipĂłgrafo na ColĂŽnia" traz um catĂĄlogo dos livros e periĂłdicos impressos por Silva Serva e seus sucessores. Graças a esse trabalho, LeĂŁo Serva ganhou o prĂȘmio Folha MemĂłria 2012, promovido pela Folha em parceria com a Pfizer.
UM TIPĂGRAFO NA COLĂNIA
Vencedor do PrĂȘmio Folha MemĂłria, parceria entre Folha e Pfizer
AUTOR LeĂŁo Serva
EDITORA Publifolha
QUANTO R$ 19,90 (200 pĂĄgs.)
Mauricio Puls - Fonte: Folha de S. Paulo â 11/03/14.
Detalhes:
http://livraria.folha.com.br/livros/historia-do-jornalismo/tipografo-colonia-1223192.html
Jornais do Brasil â
Facebook.com/jornaisbrasileiros
http://www.guiadejornais.com/
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php