PROTESTO POR EDUCAĂĂO NO CHILE
05/06/2008 -
TURMAS DO FM
CONTRA A NOVA LEI DE EDUCAĂĂO CHILENA
English: http://foto.rompres.ro/index.php?i=2506814
Boneco da presidente Michelle Bachelet em ato que reuniu cerca de 5.000 professores e estudantes em Santiago em protesto contra a nova lei da educação no paĂs.
Fonte: Folha de S.Paulo - 05/06/08.
LEI DE EDUCAĂĂO Ă REJEITADA E CAUSA PROTESTOS NO CHILE
Debaixo de forte chuva e um frio de 12ÂșC, cerca de 5.000 professores e estudantes saĂram em 04/06 Ă s ruas de Santiago em protesto contra a nova Lei Geral de Educação, que o governo enviou ao Congresso.
Manifestantes e policiais se enfrentaram por mais de uma hora, resultando em 13 presos e um professor ferido. A multidĂŁo parou a principal avenida da capital, carregando faixas e um boneco gigante que retratava a presidente chilena Michelle Bachelet. Policiais usaram gĂĄs lacrimogĂȘneo e jatos de ĂĄgua para deter manifestantes que atiravam pedras e paus.
A mobilização foi convocada pelo sindicato nacional dos professores e ganhou a adesĂŁo dos estudantes. HĂĄ semanas, vĂĄrios colĂ©gios e universidades do paĂs estĂŁo paralisados. A intenção dos manifestantes Ă© retirar do Congresso a nova lei, que consideram insuficiente para garantir educação de qualidade sobretudo aos pobres.
O projeto, analisado pelos parlamentares, visa substituir a Lei OrgĂąnica de Ensino (Loce), criada durante a ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990).
A Loce Ă© considerada a grande vilĂŁ da educação pĂșblica no Chile, porque transferiu aos municĂpios a administração dos colĂ©gios pĂșblicos, criando um fosso entre a educação em cidades ricas e pobres e em instituiçÔes pĂșblicas e privadas.
Em 2006, maciças mobilizaçÔes estudantis pediram o fim da Loce. Bachelet, então, criou uma comissão para desenhar a nova lei que agora é rejeitada por estudantes e professores. A ministra da Educação, Mónica Jiménez, pediu o fim dos protestos e mais diålogo.
Fonte: Folha de S.Paulo - 05/06/08.
PALAVRA DA SEMANA: EUFEMISMO
"Falar bonito", em grego (pheme, "discurso", e eu, "bom). Ă amenizar uma situação, dizendo, por exemplo, "ele descansou", em vez de "ele morreu". Em empresas, o eufemismo Ă© um artifĂcio bastante usado. "Estaremos implementando uma reestruturação estratĂ©gica" Ă© um modo mais poĂ©tico de dizer "As coisas nĂŁo vĂŁo bem".
Max Gehringer - Fonte: Ăpoca - NĂșmero 524.
TURMA DO JF - FACULDADE NOVOS HORIZONTES
O semestre estĂĄ terminando e assim chegamos ao final do 7Âș perĂodo. Ă com satisfação que podemos olhar para trĂĄs e ver o quanto caminhamos e quantos colegas ficaram pelo caminho, por uma sĂ©rie de motivos. O agradecimento a todos que nos ajudaram atĂ© o momento.
Na aula do prof.Ricardo teve um estrondo na sala e o Francescoli identificou o caso: Era o MarcĂŁo que nĂŁo aguentou a pressĂŁo e soltou algo parecido com ar, rsrsrsrs, e ao ser identificado, o elemento ficou da cor de pimentĂŁo, tomate e todas as formas de cores chegadas ao vermelho...
Também nesta mesma aula, houve o caso do prof.Ricardo que estava avaliando as eficåcias do viagra...
Na aula da prof.Marlise, ela estava explicando que também gostaria de ir para o crime, teve aluno que ficou sem cor na sala... O Luis disse que a aula da prof.Marlise estava muito calorosa...
E o Luis não desiste da Aliny. Tudo o que a menina fala ele concorda, até com a matéria alterntiva que não tem nada a ver com ele, ele votou na mesma matéria da Aliny... Eta paixão...
O Maycon agora sismou de ir contra tudo o que o prof.Ricardo fala, somente para chamar atenção...
O "Capital Mixto", estå arrasando coraçÔes...
Tem um trio musical da sala, que jå conta com dançarino Elton Jacare, são os imitadores do KLB, mas com outras letras, liderados pelo Breno e as meninas Grazi e cia...
A Sirlene é um caso a parte na sala, na aula da Clåudia, ela se assustou com a própria vóz e até levou a prof. a contar um caso de certa pessoa que tomou uma cervejinha a mais antes da aula...
Parabéns para a Silvana, mais uma mamãe que foi muito feliz no seu parto, o colunista lhe envia um forte abraço e ao papai coruja também.
Tem uma menina "TATUADA' QUE QUANDO ENTRA NA SALA TIRA O FOLEGO DO MARCAO, FABRICIO, FRANCISCO, EDSON, LUIS, HELIABE, BRENO E...
E a menina Valdineia, arrancando suspiros por onde passa.........
E o prof.Roberto começou a distribuir pauzinhos, tem gente na sala disputando muito estes pauzinhos do GV/GO e para isso disse que vai chegar sempre atrasado para ter direito garantido...
FESTA DE SĂO JOĂO GIGANTE
Entre os dias 7 e 29 deste mĂȘs acontece, em Recife, a segunda maior festa popular de Pernambuco, o SĂŁo JoĂŁo do Recife. SerĂŁo 900 atraçÔes, estĂŁo entre elas os artistas ZĂ© Bicudo, Dominguinhos e Trio Nordestino. O evento segue o tema "O Recife Tem SĂŁo JoĂŁo e Valoriza a Tradição". As apresentaçÔes acontecem de quarta a domingo e a programação completa pode ser conferida no site www.recife.pe.gov.br.
Fonte: O Tempo - 02/06/08.
MUSEU NO PARQUE
A partir do final do mĂȘs, quando o Detran (Departamento Estadual de TrĂąnsito) deixarĂĄ definitivamente o antigo PalĂĄcio da Agricultura assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer no parque Ibirapuera, SĂŁo Paulo darĂĄ inĂcio a um projeto de dois novos espaços museolĂłgicos ambiciosos, amparados por grandes ĂĄreas verdes.
De acordo com o secretĂĄrio estadual de Cultura, JoĂŁo Sayad, as reformas para implantação do MAC-USP (Museu de Arte ContemporĂąnea da Universidade de SĂŁo Paulo) no edifĂcio e na ĂĄrea contĂgua seguem atĂ© junho do ano que vem. Com um acervo valioso, que inclui obras de Modigliani, Picasso e Tarsila do Amaral, entre outros, o museu ganharĂĄ uma nova sede e serĂĄ rodeado por um parque, formado pelas antigas dependĂȘncias do Detran e ĂĄreas vizinhas, como o terreno do Instituto BiolĂłgico.
Jå a Pinacoteca do Estado pretende, até o primeiro semestre de 2010, ganhar mais um prédio no parque da Luz, onde hoje funciona uma escola estadual.
MĂĄrio Gioia - Fonte: Folha de S.Paulo - 02/06/08.
Detran - http://www.detran.sp.gov.br/
MAC-USP - http://www.mac.usp.br/
O MENOR PLANETA
English: http://news.skymania.com/2008_06_01_archive.html
Um grupo de cientistas trabalhando com as imagens de um telescĂłpio na Nova ZelĂąndia anunciou em 02/06 a descoberta do menor planeta extrasolar jĂĄ encontrado em torno um ambiente estelar "normal". A partir de telescĂłpio na Nova ZelĂąndia, pesquisadores detectaram a presença de um planeta trĂȘs vezes mais maciço que a Terra. O Ășnico planeta menor jĂĄ visto fora do Sistema Solar orbita uma estrela de nĂȘutrons - o que sobra de uma explosĂŁo estelar.
A estrela na qual o novo planeta orbita Ă© mais parecida com o Sol, mas Ă© do tipo de "anĂŁ marrom": pequena e com gravidade fraca demais para produzir energia por fusĂŁo nuclear. Como sua massa nĂŁo foi determinada com precisĂŁo, hĂĄ chance de que ela seja uma "anĂŁ vermelha": capaz de fundir ĂĄtomos em seu nĂșcleo.
"Nossa descoberta indica que, mesmo as estrelas com as menores massas, podem abrigar planetas", afirmou David Bennett, da Universidade de Notre Dame (EUA), lĂder do estudo.
Fonte: O Tempo - 04/06/08.
Mt John University Observatory - New Zealand - http://www.phys.canterbury.ac.nz/research/mt_john/index.shtml
Universidade de Notre Dame - http://www.nd.edu/
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php