CIĂNCIA EM CHAMAS
29/02/2012 -
EDITORIAL
O incĂȘndio que destruiu a estação Comandante Ferraz, na AntĂĄrtida, deixou dois mortos e um ferido, e levou com ele um sonho da comunidade cientĂfica brasileira.
O programa Proantar começou em 1982 e a estação Comandante Ferraz iniciou suas operaçÔes em fevereiro de 1984 na praia da penĂnsula Keller, na baĂa do Almirantado. O complexo brasileiro na AntĂĄrtida tinha cerca de 2.600 metros quadrados de ĂĄrea construĂda, incluindo laboratĂłrios, oficinas, garagens para lanchas e embarcaçÔes, biblioteca e enfermaria.
Depoimentos resumem melancolicamente O Programa AntĂĄrtico do Brasil, com um navio quebrado, uma barca afundada e uma estação em chamas. NĂŁo Ă© questĂŁo de encontrar culpados, o acontecimento estĂĄ sob investigação, mas o fato Ă© que o programa jĂĄ vinha sofrendo de crĂŽnica carĂȘncia de recursos.
Parece haver de antemão, um firme propósito para a reconstrução da estação, mas que da mesma forma jå se estabeleça um plano de reconstrução, implantação e manutenção.
Lamenta-se pelas vidas perdidas. Pela importĂąncia para a ciĂȘncia e para a pesquisa polar brasileira, a maior homenagem a essas perdas serĂĄ o restabelecimento do Programa AntĂĄrtico Brasileiro e da Base AntĂĄrtica Comandante Ferraz.
Educação, SaĂșde, Paz e CiĂȘncia a todos!
PROANTAR - http://www.mar.mil.br/secirm/proantar.htm
Foto - Fonte: http://oglobo.globo.com/in/4068137-161-2b7/FT500A/basemateria.jpg.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php