Ă SĂ CURTIR O RECESSO ESCOLAR...
16/12/2007 -
NOSSOS COLUNISTAS
BOAS FĂRIAS!
Filipinas - Lanterna em homenagem ao artista Benedicto Reyes Cabrera, conhecido como Bencab, é uma das atraçÔes da tradicional parada de lanternas na Universidade das Filipinas. A parada, que data de 1934, é uma forma de celebrar o fim das aulas e a chegada do recesso natalino.
Fonte: Terra - 20/12/07.
PROFESSOR X
UMA CRUZADA PELA EDUCAĂĂO
Na edição de 25/11, tive a satisfação de aplaudir nesta coluna os brilhantes resultados alcançados pelos alunos do Senai que classificaram o Brasil em segundo lugar na OlimpĂada das ProfissĂ”es, realizada no JapĂŁo.
Na semana seguinte, recebi uma ducha de ĂĄgua fria ao saber que os alunos brasileiros ocupam os Ășltimos lugares no mundo no desempenho em ciĂȘncias, matemĂĄtica e portuguĂȘs. Isso estĂĄ se tornando uma doença crĂŽnica. O que fazer?
Sabemos que os resultados dos investimentos em educação são lentos. Mas precisamos encontrar uma fórmula de queimar etapas e acelerar o processo.
Sem ser especialista nesse campo, vejo que os pesquisadores recomendam atacar prioritariamente a melhoria da gestão das escolas, o aperfeiçoamento dos professores, o apoio aos estudantes desprotegidos e o rigor na avaliação.
No campo da avaliação, jĂĄ demos bons passos. Pode estar aĂ o passo inicial para encurtar o caminho. A Prova Brasil avalia os alunos da quarta e oitava sĂ©ries, e o Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação BĂĄsica) examina os alunos do terceiro ano do ensino mĂ©dio. Com base neles, Ă© possĂvel saber o que estĂĄ acontecendo nas escolas da rede pĂșblica, incluindo o desempenho dos alunos e dos professores. SĂŁo instrumentos Ășteis para corrigir rumos.
Para facilitar o seu uso, sugiro que as empresas ajudem os seus funcionårios, via internet, a conhecer qual é a situação da escola onde estudam seus filhos.
Nesse caso, pais e empresĂĄrios passariam a cobrar um melhor ensino, exigindo dos diretores, professores e autoridades governamentais uma educação com o maior empenho possĂvel.
A força da demanda Ă© estratĂ©gica para o Brasil subir alguns degraus entre os paĂses com os quais compete e para chegar a uma democracia adulta. Sim, porque a boa educação Ă© importante nĂŁo sĂł para o trabalho mas, sobretudo, para o exercĂcio da cidadania.
Precisamos dar uma virada para ganhar um pouco do tempo perdido. NĂŁo adianta continuarmos a fazer diagnĂłsticos e a promover comparaçÔes com outros paĂses. JĂĄ conhecemos a problemĂĄtica. Estamos atrĂĄs da "solucionĂĄtica".
Minha sugestĂŁo, portanto, Ă© a de organizar mecanismos para aumentar a pressĂŁo da demanda pelo bom ensino.
Faz-se necessårio montar um grande movimento social -uma verdadeira cruzada- cujo lema seria: pais e empresårios de todo o Brasil, uni-vos para melhorar a educação.
AntĂŽnio ErmĂrio de Moraes - Fonte: Folha de S.Paulo - 16/12/07.
PROFESSORA PASQUALINA
MEC DESCREDENCIA 39 CURSOS DE PĂS NO PAĂS
O MinistĂ©rio da Educação descredenciou ontem 39 programas de pĂłs-graduação -especialização, mestrado ou doutorado- do paĂs por terem obtido baixos conceitos na avaliação realizada a cada trĂȘs anos pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de NĂvel Superior).
Entre as instituiçÔes que tiveram programas descredenciados estĂŁo a USP (Universidade de SĂŁo Paulo), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), UFRJ (Universidade Federal de Rio de Janeiro), UnB (Universidade de BrasĂlia) e UFF (Universidade Federal Fluminense).
Na escala de zero a sete, os programas reprovados atingiram no mĂĄximo dois. Com essa avaliação, os cursos sĂŁo classificados como nĂŁo-recomendados pela Capes. Ao todo, funcionam no paĂs 2.257 programas de pĂłs-graduação. Os reprovados representam 1,7% do total, segundo informação do MinistĂ©rio da Educação.
Dos 39 programas, 18 se referem Ă s ĂĄreas de saĂșde, medicina e biologia. A USP teve o mestrado e doutorado em cirurgia plĂĄstica descredenciados. Foram 21 programas descredenciados em instituiçÔes federais.
A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) teve seu programa de especialização em morfologia descredenciado. A especialização em engenharia mecùnica e o mestrado em odontologia legal e deontologia da Unicamp também.
O mestrado em fĂsica, o mestrado e o doutorado em dermatologia e cirurgia geral da UFRJ foram descredenciados, assim como o mestrado em lingĂŒĂstica aplicada da UnB. De acordo com a assessoria do MinistĂ©rio da Educação, os programas sĂŁo avaliados tanto pela qualidade dos cursos que oferecem aos alunos quanto pela produtividade de artigos ou patentes produzidos em determinado perĂodo, por exemplo.
A avaliação foi feita por 45 grupos de especialistas em distintas ĂĄreas, totalizando 700 examinadores, alĂ©m do CTC (Conselho TĂ©cnico CientĂfico).
Os cursos descredenciados nĂŁo podem mais receber matrĂculas e, segundo nota do MEC, a avaliação divulgada ontem Ă© final e jĂĄ levou em consideração os recursos possĂveis.
"Os alunos que estão cursando mestrado ou doutorado nesses programas terão seus diplomas validados, mas se a instituição admitir novos estudantes, eles não terão seus diplomas reconhecidos", explicou o diretor de avaliação da Capes, Renato Janine, segundo nota do MEC. Dos 595 recursos enviados para revisão de conceito, 154 foram aceitos e tiveram as notas revistas.
Na Ășltima avaliação trienal, o MinistĂ©rio da Educação avaliou um total de 1.819 programas.
Na ocasiĂŁo, foram descredenciados 36 programas. O equivalente a 2% do total.
A lista dos programas descredenciados estĂĄ em http://portal.mec.gov.br/.
Fonte: Folha de S.Paulo - 20/12/07.
FIM DE ANO X APOSTILAS
Confira algumas dicas de professores de cursinhos para aproveitar as festas de fim de ano sem deixar o rendimento cair na segunda fase dos vestibulares.
ROTINA: Mantenha o mesmo ritmo de estudos a que estå acostumado. Lembre-se de que a diferença entre ser aprovado ou reprovado pode estar apenas em alguns pontos;
ORGANIZAĂĂO: Pegue um calendĂĄrio e monte um programa de estudo: distribua as disciplinas que serĂŁo cobradas nas provas especĂficas atĂ© as datas das segundas fases. Assim, terĂĄ certeza de que nĂŁo deixou nada de fora. DĂȘ ĂȘnfase para os tĂłpicos mais importantes e aqueles em que tem dĂșvidas;
DISCIPLINA: Tente seguir ao mĂĄximo o cronograma que estabeleceu, mas sem exageros. No momento em que estiver cansado, pare e depois retome o estudo;
FOLGA: Nem chegue perto das apostilas nos dias de festa: 24, 25 e 31 de dezembro e 1Âș de janeiro. O rendimento cai quando estamos cansados. AlĂ©m disso, de nada adianta estar na frente dos livros, mas com a cabeça longe dali;
CUIDADOS: Alimente-se e durma bem, cerca de oito horas por dia. Tente acordar sempre no mesmo horĂĄrio, mas nĂŁo muito tarde.
Fonte: Folha de S.Paulo - 18/12/07.
Feliz Natal para todos!
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php