ROBOMANIA CINĂTICA
13/02/2010 -
EU DIGITAL
KINETICA ART FAIR 2010
English:
http://www.kinetica-museum.org/new_site/
Official site:
http://www.kinetica-artfair.com/
VĂdeo of the fair:
http://news.bbc.co.uk/2/hi/entertainment/8499476.stm
More photos:
http://tecnologia.terra.com.br/galerias/0,,OI116123-EI4795,00.html
Uma famĂlia de seres humanos hologrĂĄficos, esboços de robĂŽs, uma onda eletrĂŽnica gigante vertical e uma exibição especial do trabalho de mestres da arte cinĂ©tica e do show Cybernetic Serendipity sĂŁo algumas das impressionantes obras em exposição na Kinetica Art Fair 2010, no Ambika P3, em Londres.
A exposição Ă© a Ășnica na Inglaterra dedicada Ă robĂłtica, arte cinĂ©tica, sons e luzes. Trinta e cinco galerias, alĂ©m de 150 artistas, mostrarĂŁo trabalhos no Ambika, um porĂŁo de concreto dedicado Ă arte eletrĂŽnica.
Entre os artistas, participam alguns dos principais nomes do gĂȘnero, como Paul Friedlander, Ivan Black, Tom Wilkinson, Paul Beckett, BĂĄlint BolygĂł, Nik Ramage, Roseline de Thelin e Ben Parry
As holografias de Roseline de Thelin sĂŁo uma das principais atraçÔes, assim como instalaçÔes interativas de uma exposição de arte cibernĂ©tica realizada em 1968. "Para os colecionadores e os visitantes que vĂȘm pela primeira vez a Fair dĂĄ uma chance a cada um de desfrutar e entender um pouco do prĂłspero movimento internacional, participando de discussĂ”es, workshops e performances", disse Diane Harris, curadora do Kinetica Museum.
A primeira Kinetica Art Fair, realizada em 2009, atraiu cerca de 9 mil visitantes.
Fonte: Terra - 04/02/10.
Veja mais fotos:
http://tecnologia.terra.com.br/galerias/0,,OI116123-EI4795,00.html
Site oficial:
http://www.kinetica-artfair.com/
Mais:
http://www.kinetica-museum.org/new_site/
VĂdeo da feira:
http://news.bbc.co.uk/2/hi/entertainment/8499476.stm
TV CULTURA COLOCA 17 ANIMAĂĂES NA INTERNET
17 produçÔes do AnimaTV estĂŁo disponĂveis no site http://www.tvcultura.com.br/animatv/. O pĂșblico pode votar nas suas favoritas atĂ© o dia 28. Os dois desenhos mais bem avaliados levam o TrofĂ©u Internauta.
Enquanto isso, até março, uma comissão elege duas produtoras para receber R$ 950 mil cada uma e transformar esse episódio em um seriado.
Fonte: Folha de S.Paulo - 10/02/10.
TUITANDO DO ESPAĂO
A AmazÎnia foi registrada pelo astronauta Soichi; confira em http://twitpic.com/photos/Astro_Soichi; da Estação Espacial Internacional, ele manda fotos de pontos como ilhas e montes
Tec tec tec - Fonte: Folha de S.Paulo - 10/02/10.
SAP FĂRUM
A SAP realiza, nos dias 9 e 10 de março, em SĂŁo Paulo, a 14ÂȘ edição de seu maior evento na AmĂ©rica Latina, o SAP FĂłrum. O tema Ă© "Clareza para um novo Brasil" e propĂ”e debates sobre a necessidade de estratĂ©gias e processos mais transparentes e sustentĂĄveis, fatores determinantes Ă realização dos melhores negĂłcios em todos os segmentos. Para mais informaçÔes: http://www.sap.com/brazil/about/eventos/sapforum2010/index.epx.
Plug@ do - Fonte: O Tempo - 06/02/10.
STREET VIEW 1
Um grupo de alemães pregou uma peça no Google: eles instalaram um GPS em um dos carros do Street View, que estava estacionado em Berlim. A informação foi divulgada por eles mesmos, que revelaram a rota do carro em http://streetcar.fffff.at/.
STREET VIEW 2
A partir de imagens feitas pelos carros do Google, um designer belga criou cenas de cidades como Florença e Indianåpolis. Veja em http://www.coolhunting.com/archives/2010/01/lehel_kovcs_goo.php.
Tec tec tec - Fonte: Folha de S.Paulo - 10/02/10.
BLOG DO SALINGER: 'FLASHES OFUSCANTES'
Após anos e anos de reclusão, o escritor americano Jerome David Salinger decidiu criar um blog. Justamente para se contrapor à série de especulaçÔes e informaçÔes sobre os anos em que viveu afastado dos holofotes. Mas Salinger adianta: não tem muitas revelaçÔes bombåsticas a fazer.
âEu queria ter tido uma vida de Paris Hilton. Mas decidi me afastar da mĂdia, passei a evitar qualquer tipo de cĂąmera e me calei para as entrevistas. Pensei que assim eu evitaria que meus livros ficassem em evidĂȘncia e causassem mais danos. Foi uma estratĂ©gia erradaâ, escreve. âA melhor maneira de as pessoas nĂŁo prestarem atenção na sua obra Ă© a superexposição.â
Confira as primeiras revelaçÔes de Salinger no âBlogs do AlĂ©mâ desta semana: http://blogdosalinger.blogspot.com/.
Vitor Knijnik - Blogs do Além (http://www.blogsdoalem.com.br/) - Fonte: Carta Capital - Edição 582.
METAMORFOSE
O estudante Fabian Hemmert tentou prever como serĂĄ o celular do futuro em sua apresentação no TEDxBerlim e suas previsĂ”es foram ousadas. Ele mostrou um protĂłtipo que adapta sua estrutura fĂsica -o ponto mais pesado e a espessura, por exemplo- ao interagir com o usuĂĄrio. Veja em http://www.youtube.com/watch?v=QCmsvXgxdDY.
Tec tec tec - Fonte: Folha de S.Paulo - 10/02/10.
RĂDIO JACARĂ FM
Na RĂĄdio "JacarĂ© FM", pauteiros, editores e locutores tĂȘm, no mĂĄximo, seis anos de idade e, no mĂnimo, quatro anos. Apesar de ser um produto veiculado apenas pela internet (http://radiojacarefm.spaces.live.com/default.aspx?sa=113409001), eles fazem sucesso com uma audiĂȘncia cativa. Semanalmente, sĂŁo ouvidos com atenção pelos colegas da escola -afinal, os professores nĂŁo sĂł deixam como estimulam que o programa seja tocado durante as aulas.
NĂŁo dĂĄ para saber se os integrantes da "JacarĂ© FM" tĂȘm futuro profissional em comunicação. Mas posso garantir que, por trĂĄs da experiĂȘncia desenvolvida nessa escola municipal de SĂŁo Paulo, existe uma profissĂŁo de futuro. Pela primeira vez, essa carreira ganha um curso de graduação.
A USP criou o curso de educomunicação -o que, em poucas palavras, mostra como usar os meios de comunicação na aprendizagem. Ă muito mais fĂĄcil ensinar portuguĂȘs para uma criança seduzida pela necessidade de falar numa rĂĄdio, na TV ou num site do que rabiscando na lousa regras da norma da culta. Lembremos que, na semana passada, saĂram os resultados sobre o desempenho dos alunos da rede municipal paulistana -a imensa maioria nĂŁo atinge os nĂveis satisfatĂłrios em portuguĂȘs e matemĂĄtica.
Um caso de educomunicação Ă© exibido por Maria EugĂȘnia Geve, 14 anos, que criou uma comunidade no Orkut em que jovens escrevem romances -na prĂĄtica, uma editora que estimula as pessoas a desenvolver o prazer da escrita. Vai ser inaugurada amanhĂŁ no local em que, no passado, era o Carandiru, uma biblioteca pĂșblica, onde uma das principais atraçÔes serĂŁo os computadores com acesso livre Ă internet e a jogos eletrĂŽnicos. SerĂŁo disponibilizados CDs e DVDs. Por mais completo que fosse o acervo de livros, dificilmente esse espaço seduziria o pĂșblico sem os recursos digitais. NĂŁo Ă© mais possĂvel imaginar que se possa educar sem lidar com a comunicação. Fora disso, a escola vai ficando cada vez mais defasada, limitada entre quatro paredes, enquanto os alunos navegam digitalmente pelo planeta.
à um ambiente de transmissão cada vez mais veloz de informaçÔes, que exige um acompanhamento diårio e profissional. Tudo corre tão råpido que aquilo que para os adultos ainda parece novidade envelhece rapidamente -o e-mail, por exemplo. Os mais jovens preferem se comunicar pelas redes sociais e se irritam com o lixo que chega nos e-mails.
Na semana passada, uma pesquisa da Pew Research Center mostrou que as crianças americanas encaram o blog como uma ferramenta ultrapassada. Optam pelo Twitter e pelo Facebook. Segundo a Kaiser Family Foundation, crianças e adolescentes estĂŁo ficando menos diante dos aparelhos de televisĂŁo, afinal podem acessar os conteĂșdos dos programas no YouTube, tanto pela tela de um computador como de um telefone celular. Mesmo quando diante da televisĂŁo ligada, a atenção Ă© dividida com esses aparelhos.
Apenas um nĂșmero encontrado por essa fundação jĂĄ justificaria o papel do educomunicador: diariamente, um jovem americano Ă© submetido a quase 11 horas de conteĂșdos de entretenimento. Pesquisas disponĂveis revelam que, no Brasil, a tendĂȘncia Ă© semelhante.
Por causa desses nĂșmeros, muitas vezes, os meios de comunicação sĂŁo olhados com desconfiança ou atĂ© demonizados pelos professores. Ă como se fossem mais um elemento de indisciplina. DaĂ que falar em transformar as lan houses em espaços educativos parece uma heresia -aliĂĄs, recebi uma pesquisa mostrando que universitĂĄrios que usam as lan houses para fazer cursos Ă distĂąncia demonstram melhor desempenho, por nĂŁo se sentirem tĂŁo sozinhos.
Acompanho desde a dĂ©cada de 1990 projetos comunicação, usando recursos digitais baratos, aplicados em escolas pĂșblicas e privadas dentro e fora do Brasil. Quando bem orientados, a resposta Ă© quase sempre a mesma: desenvolvem-se as habilidades de pesquisa e de sĂntese. Juntam-se prazer e autonomia de aprendizado. Os alunos tendem a ver sentido no que estudam.
Tais resultados apenas reforçam a importĂąncia do debate concentrado em BrasĂlia para a expansĂŁo da banda larga, foco de discĂłrdia entre governo e telefĂŽnicas. A experiĂȘncia mostra, porĂ©m, que sem a intermediação de um profissional de comunicação e educação, o computador nĂŁo produz nada, mesmo com a conexĂŁo mais veloz de internet -muito menos uma rĂĄdio feita por crianças educadoras.
PS - Por falar em recursos baratos, acaba de ser produzido na internet um manual sobre como fazer vĂdeos. Ensina-se desde a montagem do roteiro atĂ© como editar as imagens feitas por celular. Coloquei o manual no http://catracalivre.folha.uol.com.br/. Ătimo para ser usado nas escolas.
Gilberto Dimenstein (http://www.dimenstein.com.br/) - Fonte: Folha de S.Paulo - 07/02/10.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php