A PĂSCOA
15/03/2008 -
MANCHETES DA SEMANA
O MAIOR OVO DO DE PĂSCOA DO MUNDO
English: http://www.thelocal.de/10577/20080309/
Alemanha - Moradores de Wolfach observam o maior ovo de pĂĄscoa do mundo, segundo os prĂłprios fabricantes. Ele Ă© feito de metal, pesa 1 t, mede 9 m de altura e tem 5 m de diĂąmetro.
Fonte: Terra - 08/03/08.
A HISTĂRIA DA PĂSCOA
A PĂĄscoa Ă© uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta muitos sĂ©culos atrĂĄs. O termo âPĂĄscoaâ tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na GrĂ©cia Antiga, este termo tambĂ©m Ă© encontrado como Paska. PorĂ©m sua origem mais remota Ă© entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado Ă© passagem.
Saiba mais: http://www.suapesquisa.com/historia_da_pascoa.htm
PĂSCOA, A RENOVAĂĂO DO IDEĂRIO CRISTĂO
Desde o mundo antigo, a pĂĄscoa consiste em uma das mais importantes datas do calendĂĄrio de festividades do mundo cristĂŁo. Sua mais conhecida conotação religiosa se vincula aos trĂȘs dias que marcam a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Entretanto, muitos estudiosos tentam dar outra interpretação a esse fato, trazendo uma consideração, uma visĂŁo menos denotativa Ă histĂłria da ressurreição.
Leia mais: http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/historia-da-pascoa.htm
OS SĂMBOLOS DA PĂSCOA
Os sĂmbolos da PĂĄscoa no mundo sĂŁo:
- Cordeiro: representa o sacrifĂcio do cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo;
- Luzes, velas e fogueiras: marcas da chama da luz e da esperança;
- Ovos â simbolizam a nova vida que retorna Ă natureza;
- Coelhos â representam a fertilidade, o nascimento e a nova vida.
Para navegar: http://www.abicab.org.br/pascoa.asp
A SEMANA SANTA
A cada ano, os povos de tradição cultura cristĂŁ celebram uma semana a que chamam de Santa. Ela ocorre quarenta dias apĂłs os trĂȘs dias dedicados aos festejos momescos e, por isso, muitos julgam que hĂĄ uma relação direta entre os dois eventos. RelaçÔes existem, pois tais festividades estĂŁo ancoradas no calendĂĄrio lunar, calendĂĄrio comum dos povos mais antigos que festejavam a fertilidade da terra. Entretanto essa Semana Santa Ă©, para os cristĂŁos, a celebração do MistĂ©rio da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e isso nĂŁo Ă© decorrente dos festejos carnavalescos.
Leia mais sobre a Semana Santa:
http://www2.uol.com.br/JC/sites/semanasanta2005/costumes.htm
http://jc.uol.com.br/2006/03/30/not_109305.php
http://www.acidigital.com/fiestas/semanasanta/etimologia.htm
A NATA DO CHOCOLATE
A nomenclatura dos vinhos de origem controlada migrou para os chocolates. Os ovos mais sofisticados desta PĂĄscoa trazem a sigla DOC, que indica a garantia dos padrĂ”es de produção do cacau, plantado em regiĂ”es especĂficas (cerca de 20° abaixo ou acima da linha do Equador), de onde saem as variedades mais aromĂĄticas e saborosas do mundo. Os mais famosos -e mais caros- vĂȘm de paĂses da AmĂ©rica Central, da Venezuela e da TanzĂąnia, locais que tĂȘm alguns dos melhores "terroirs" para o cacau "premium". O "terroir" Ă© um conjunto de caracterĂsticas que determina a qualidade das plantas que crescem na regiĂŁo, como o tipo de solo e a incidĂȘncia de luz solar. Assim como os vinhos, os chocolates feitos com essa matĂ©ria-prima sĂŁo degustados por profissionais, que identificam neles notas de frutas vermelhas, especiarias e nozes. Ă importante nĂŁo confundir a origem do cacau com a do chocolate, que pode ser feito na França e ter matĂ©ria-prima da Ăfrica. Algumas variedades do mercado tĂȘm, alĂ©m da origem controlada, o alto teor de cacau, que resulta em um chocolate mais amargo. Por ser concentrado, tem menos gordura e mais flavonĂłides, substĂąncias antioxidantes semelhantes Ă s encontradas no vinho e no chĂĄ verde.
DĂ©bora Mismetti - Fonte: Folha de S.Paulo - 15/03/08.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php