ROBOMANIA VISIONĂRIA
01/04/2010 -
EU DIGITAL
BIONIC EYE (OLHO BIĂNICO)
English:
http://bionicvision.org.au/about-us/our-approach
http://www.bionicvision.org.au/
http://www.gizmag.com/australian-bionic-eye-prototype-blind-vision/14680/
O governo da Austrålia apresentou um protótipo de "olho biÎnico", cujos responsåveis esperam que seja capaz de devolver a visão a muitos cegos. O equipamento se compÔe de uma pequena cùmera, colocada sobre uma lente, que captura imagens e as envia a um processador que pode ser guardado no bolso. O dispositivo transmite um sinal à unidade dentro da retina, que estimula os neurÎnios vivos dentro dessa, mandando as imagens ao cérebro. Os usuårios do sistema não voltarão a ter vista perfeita, mas espera-se que possam ser capazes de distinguir pontos de luz que o cérebro poderå transformar em imagens. O projeto custou o equivalente a R$ 70 milhÔes,
Interessa - Etc - Fonte: O Tempo - 31/03/10.
Mais detalhes:
http://bionicvision.org.au/about-us/our-approach
http://www.bionicvision.org.au/
http://www.gizmag.com/australian-bionic-eye-prototype-blind-vision/14680/
CLICKFONE
O clickfone é um serviço pago que permite realizar chamadas, via internet, para telefones convencionais e celulares a preços econÎmicos. Dentre os produtos e serviços oferecidos pelo site estão as chamadas para telefones, PABX, telefonia, VOIP.
O site: http://www.clickfone.com.br/portal/.
Fonte: Revista Brasileira de Administração (http://www.cfa.org.br/) - Ano XX - NĂșmero 74 - Janeiro/Fevereiro 2010.
REDES SOCIAIS
As redes sociais vĂȘm se firmando como uma das formas mais eficientes de comunicação com o consumidor. AlĂ©m de falar direto com o seu cliente, as mensagens trocadas em blogs, Twitter e comunidades como Orkut e Facebook revelam opiniĂ”es e conceitos de marcas, produtos e serviços, permitindo que essas mensurem resultados, gerenciem crises e antecipem demandas. Para apontar formas eficientes de usar tais ferramentas, o iDigo - NĂșcleo de InteligĂȘncia Digital promove o curso "Como trabalhar sua marca nas redes sociais", no Rio de Janeiro, no dia 9 de abril. InformaçÔes sobre custo e inscriçÔes pelo site http://www.idigo.com.br/.
Banco de Ideias - Luiz Tito - Fonte: O Tempo - 28/03/10.
INCOR - CURSO DE ELETROCARDIOGRAMA TERĂ AULAS ON-LINE
O tradicional curso de eletrocardiologia do InCor (Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da USP), de intepretação e reciclagem de conceitos, estå sendo desenvolvido com aulas presenciais e, pela primeira vez, também via internet. InformaçÔes: tel. 0/xx/11/3511-6182 ou http://www.incor.usp.br/sites/webincor/.
Fonte: Folha de S.Paulo â 28/03/10.
PEĂA DE ARTE : MUSEU DE ARTE MODERNA DE NY COMPRA A ARROBA
O Museu de Arte Moderna de Nova York adquiriu o caractere @, de maneira simbĂłlica, e irĂĄ exibir interpretaçÔes do @ em diversas fontes, segundo o blog de tecnologia Mashable. A decisĂŁo foi feita pela proeminĂȘncia do sĂmbolo na era da internet. Segundo o Mashable, o @ tem centenas de anos, mas atĂ© o final do sĂ©culo XX nĂŁo tinha uso alĂ©m de circuitos restritos como livros de contabilidade.
Fonte: Folha de S.Paulo â 31/03/10.
COMPARTILHAMENTO
O blog Lifehacker.com reuniu o que considera serem os cinco melhores sites para compartilhamento de arquivos pela rede. SĂŁo eles: http://drop.io/, http://www.mediafire.com/, https://www.dropbox.com/, http://rapidshare.com/ e http://megaupload.com/.
Fonte: Folha de S.Paulo â 31/03/10.
INSTALAĂĂO
O ZeuAPP (http://blog.zeusoft.net/zeuapp) traz 82 programas freeware ou de código aberto, divididos em categorias, para instalação no PC.
Fonte: Folha de S.Paulo â 31/03/10.
PRIVACIDADE
O site da "PC World" reuniu seis dicas para melhorar a sua privacidade no Facebook. Entre elas estĂĄ excluir o nome do meio, se vocĂȘ usa seu nome completo na rede. Veja mais em http://www.pcworld.com/article/192666/6_steps_to_protect_your_facebook_privacy.html.
Fonte: Folha de S.Paulo â 31/03/10.
NA NOITE
O observatório da Nasa (http://earthobservatory.nasa.gov/IOTD/archive.php?m=01&y=2010) disponibiliza uma série de fotos tiradas da Terra a partir do espaço. Destaque para a imagem tirada da cidade de São Paulo durante a noite. Veja em bit.ly/saopaulonoite.
Fonte: Folha de S.Paulo â 31/03/10.
BUSCA AGREGADA
Não hå como negar que ao realizarmos uma pesquisa virtual, instantaneamente o Google é a primeira ferramenta que vem à cabeça para realizar essa busca.
Tamanha "fidelidade" se justifica. Segundo dados da empresa de monitoração de tråfego Hitwise, a companhia norte-americana detém 70,95% do mercado mundial de buscas e pesquisas.
No entanto, nos Ășltimos anos, outras ferramentas de pesquisa surgiram, continuam a aparecer na internet e que podem ser mais eficazes que o prĂłprio Google.
Trata-se dos metabuscadores (ou metapesquisadores), sites e programas que buscam informaçÔes na internet utilizando vårias påginas de pesquisa simultaneamente. Em outras palavras, o metabuscador é um agregador de outros buscadores.
Para o professor de ciĂȘncia da computação da UFMG WĂĄgner Meira JĂșnior, existem vantagens e riscos na utilização dessas ferramentas de pesquisa.
"Hå uma grande vantagem nos metapesquisadores, que é a praticidade em buscar informaçÔes de vårias fontes em um só programa", afirma o professor.
Por outro lado, ele atenta que a ferramenta pode armazenar os dados dos buscadores comuns, e a atualização da informação pode ficar comprometida.
"Esse risco jĂĄ aconteceu comigo. Fiz uma pesquisa em um metabuscador para passagens aĂ©reas e apareceu uma com o valor de R$ 10 mil. A companhia aĂ©rea mudou a informação em seu site, e o metabuscador leu errado. Pode acontecer", diz Meira JĂșnior.
Assim, ele alerta aos usuårios da web que os metabuscadores são boas opçÔes de pesquisa, mas que devem ser usados como ponto de partida. "Após buscar a informação, é importante que o internauta faça uma pesquisa mais aprofundada diretamente nos sites que hospedam o que ele deseja".
Meira JĂșnior afirma que essa tecnologia surgiu nos Ășltimos dez, 15 anos, "desde o momento inicial da internet comercial". Nesse sentido, referĂȘncias nĂŁo faltam.
Como exemplos, podemos citar os sites Dogpile (dogpile.com), o Metacrawler (metacrawler.com) e o Clusty. Os trĂȘs programas utilizam o banco de dados do Google, do Yahoo! e do Bing, simultaneamente.
"Hoje, existem metabuscadores que agregam uma quantidade muito grande de ferramentas. Alguns deles chegam até a oito, nove buscadores simultùneos", diz o professor da UFMG. Um exemplo é o Sidekiq (sidekiq.com).
A grande maioria desses metabuscadores Ă© de origem norte-americana. Mas entre os metabuscadores brasileiros, uma alternativa Ă© o Gluwi, que agrega pesuisas dos sites YouTube, Google, Wikipedia, Flickr e dos principais jornais do paĂs.
Outra alternativa nacional Ă© o Llorcs (llorcs.com), que traz a mesma proposta dos demais metapesquisadores, porĂ©m, com a ideia de busca em "scrolling infinito", onde o usuĂĄrio nĂŁo precisa ficar clicando pĂĄgina apĂłs pĂĄgina e aguardando o seu carregamento, jĂĄ que ele consegue disponibilizar todo o conteĂșdo em uma Ășnica pĂĄgina.
Alguns programas de metabusca sĂŁo especĂficos para determinado assunto. No caso das buscas sociais, o WhoÂŽs Talkin Ă© uma ferramenta capaz de realizar buscas no Twitter, Facebook, Wordpress, MySpace, entre outros sites, mostrando o que foi publicado atĂ© o momento em que a pesquisa foi feita.
Clusty
Importante ferramenta de metabusca criada em 2004, o Clusty (clusty.com) utiliza o banco de dados dos buscadores mencionados, mas Ă© o Ășnico deles a mostrar resultados em portuguĂȘs.
Sidekiq
Entre os metabuscadores que agregam uma grande quantidade de buscadores simultaneamente, o Sidekiq aparece como boa opção de ferramenta. O site utiliza o banco de dados do Google, Bing, Yahoo!, Ask, AOL, YouTube, Flickr e Wikipedia. O metapesquisador tambĂ©m apresenta uma grande relação de programas sobre mĂșsica, jornais e revistas, chats de relacionamento, fotos, referĂȘncias acadĂȘmicas, tecnologia, blogs, entre outros.
Gluwi
AlĂ©m da pesquisa simultĂąnea nos buscadores jĂĄ mencionados, o Gluwi (gluwi.com.br) utiliza ao mesmo tempo dados da BBC, "Folha de S.Paulo", "O Globo" e "Estado de S. Paulo". Com uma interface limpa, o programa mostra tudo na mesma aba do navegador. PorĂ©m, os resultados dos sites de pesquisa nĂŁo se misturam. Eles sĂŁo exibidos em janelas separadas para facilitar a visualização do internauta. A ferramenta ainda oferece a previsĂŁo do tempo e horĂłscopo. O nome do aplicativo Ă© uma junção das palavras Glue (cola, em inglĂȘs) e Wiki (fazer-se entender). Ele tambĂ©m apresenta resultados em inglĂȘs e espanhol.
WhoÂŽs Talkin
O site (whostalkin.com) Ă© uma daquelas ferramentas que pesquisam sobre um determinado assunto. No caso do WhoÂŽs Talkin, o internauta consegue saber o que as pessoas estĂŁo falando e discutindo sobre um tema especĂfico em tempo real. Ă uma espĂ©cie de buscador de chats.
Blogdepapel.com - Fonte: O Tempo - 01/04/10.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php