PENSANDO NA IGUALDADE
24/11/2013 -
PENSE!
A BUSCA
English:
Dailymail.co.uk/news/views-women
Adweek.com/sexism-worldwide
Unwomen.org/women-should-ads
Huffingtonpost.co.uk/google-sexism
UN Women â
www.unwomen.org
Facebook.com/unwomen
Busca pela igualdade
Preenchimento automåtico do Google para frases sobre o que mulheres devem ou não fazer inspira campanha das NaçÔes Unidas para combater pråticas de discriminação contra o sexo feminino.
TĂŁo Ăștil e revelador quanto irritante, o recurso de preenchimento automĂĄtico do maior site de buscas do mundo costuma sugerir ao usuĂĄrio uma lista dos termos mais procurados associados Ă s letras ou palavras digitadas no campo de pesquisa.
Ao digitar "women shouldn't" (mulheres nĂŁo devem, em inglĂȘs) no Google, o publicitĂĄrio Christopher Hunt levou um susto.
A ferramenta de autocompletar do site sugeriu frases como "mulheres nĂŁo devem ter direitos", ou "trabalhar" ou ainda "votar".
"Quando fizemos estas pesquisas, ficamos chocados com o resultado negativo das buscas mais populares do site e decidimos que tĂnhamos de fazer algo a respeito", disse Hunt, diretor de arte da agĂȘncia de publicidade Ogilvy & Mather, em Dubai, nos Emirados Ărabes.
Essa e outras trĂȘs pesquisas genuĂnas feitas no Google (com os termos "mulheres nĂŁo podem" e "mulheres devem", sempre em inglĂȘs) serviram como base para a nova campanha do braço da Organização das NaçÔes Unidas para a igualdade de gĂȘnero, a ONU Mulher. Hunt gerencia a equipe de criação.
Os anĂșncios --no inĂcio apenas digitais-- evidenciam o sexismo e o preconceito contra mulher em voga ainda hoje, 34 anos apĂłs a promulgação da Convenção sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres, de 1979.
CHOQUE DE REALIDADE
Entre os principais resultados, estĂŁo frases como "mulheres nĂŁo podem falar na igreja" e "mulheres precisam ser disciplinadas".
"Para nĂłs, foi um choque de realidade", admite Nannette Braun, chefe de cam- panha da ONU Mulher nos Estados Unidos.
"NĂŁo imaginĂĄvamos que, ainda hoje, haveria um sentimento pĂșblico tĂŁo estereotipado em relação a 50% da população mundial", diz.
Segundo Braun, os anĂșncios se tornaram um viral nas redes sociais, o que levou o debate da discriminação contra a mulher a uma audiĂȘncia global. No Instagram e no Twitter, Ă© possĂvel acompanhar a discussĂŁo por meio da "hashtag" #womenshould.
"Depois de décadas de campanhas e debates sobre os direitos das mulheres, é perturbador perceber, a partir do resultado dessas pesquisas, que ainda temos um longo caminho a percorrer", conclui ela.
SEXISMO LOCAL
Em portuguĂȘs, a pesquisa dessas frases nĂŁo enseja nenhuma sugestĂŁo do Google baseada nas buscas mais populares realizadas no Brasil.
A sugestĂŁo emerge apenas quando o termo pesquisado Ă© "mulherada". Seus complementos? "Bonita", "de moto" e "tĂĄ na lancha".
"Mulherada de moto" leva a links de garotas dançando funk em festivais de motociclistas pelo Brasil.
"Mulherada tĂĄ na lancha" Ă© tĂtulo de canção de arrocha (ritmo baiano derivado do brega e do sertanejo), cujo refrĂŁo de duplo sentido --"toma na boquinha"-- acompanha versos como "a mulherada tĂĄ bebendo igual os hĂłmi".
"O sexismo se expressa de muitas maneiras, de acordo com cada paĂs e cada cultura", avalia Braun. "O resultado da pesquisa no Brasil me parece apenas mais uma de suas expressĂ”es", diz.
A busca usando as mesmas frases, mas com a palavra "homem" como sujeito, traz resultados que vão desde "homem não pode ser bonzinho" e "não pode chorar" até "homem não pode se deitar com outro homem".
O preconceito e a intolerĂąncia que esse senso comum --representado pelos termos mais pesquisados no site-- revela, nĂŁo poupa nem seu hospedeiro: ao digitar "Google" no campo de busca da pĂĄgina, a primeira sugestĂŁo que surge Ă© "Ă© um lixo".
Fernanda Mena â Fonte: Folha de S.Paulo - 03/11/13.
Mais detalhes:
Dailymail.co.uk/news/views-women
Adweek.com/sexism-worldwide
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PARĂBOLA...
Navegavam por meses e os marujos nĂŁo tomavam banho nem trocavam de roupa.
O que nĂŁo era novidade na Marinha Mercante BritĂąnica, mas o navio fedia!
O CapitĂŁo chama o Imediato:
- Mr. Simpson, o navio fede, mande os homens trocarem de roupa!
Responde o Imediato:
- Aye, Aye, Sir...
Parte para reunir os seus homens e diz:
- Sailors, o CapitĂŁo estĂĄ se queixando do fedor a bordo e manda todos trocarem de roupa.
- David troque a camisa com John, John troque a sua com Peter, Peter troque a sua com Alfred, Alfred troque a sua com Jonathan ... e assim prosseguiu.
Quando todos tinham feito as devidas trocas, volta ao CapitĂŁo e diz:
- Sir, todos jĂĄ trocaram de roupa.
O CapitĂŁo, visivelmente aliviado, manda entĂŁo prosseguir a viagem...
Ă MAIS OU MENOS ISSO QUE VAI ACONTECER NO BRASIL NAS PRĂXIMAS ELEIĂĂES!
"NĂO Ă A POLĂTICA QUE FAZ O CANDIDATO VIRAR LADRĂO. Ă O SEU VOTO QUE FAZ O LADRĂO VIRAR POLĂTICO".
(Autor desconhecido)
Fonte: Sérgio Guimarães Viana (Colaboração: A. M. Borges)
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