VOTE NO CRISTO
23/06/2007 -
NOSSOS COLUNISTAS
PROFESSOR X
OlĂĄ turma,
Vamos votar no Cristo. www.votecristo.com.br. Até 06/07/2007.
A imponente eståtua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, além de ser um dos maiores cartÔes-postais do Brasil, poderå ser eternizada mundialmente, pois estå concorrendo para estar entre as Novas Sete Maravilhas do Mundo.
A organização dessa disputa Ă© da Fundação New 7 Wonders, da SuĂça, com apoio da Unesco (Origanização das NaçÔes Unidas para a Educação, a CiĂȘncia e a Cultura) e tem o objetivo de divulgar e proteger o patrimĂŽnio da humanidade.
O resultado da votação serå anunciado dia 7 de julho em Portugal. Portanto, vamos lå, pessoal! www.votecristo.com.br.
As Sete Maravilhas do Mundo Antigo - designadas hĂĄ mais de dois mil anos:
O Colosso de Rodes (Grécia); A Eståtua de Zeus (Grécia); O Farol de Alexandria (Egito); Os Jardins Suspensos da BabilÎnia (Iraque); O Mausoléu de Halicarnasso (atual Turquia), As Pirùmides de Gizé (Egito); O Templo de Artemis (atual Turquia).
Os 21 finalistas para as Novas Sete Maravilhas do Mundo:
AcrĂłpole de Atenas (GrĂ©cia); Castelo de Alhambra (Espanha); Templo de Angkor (Camboja); BasĂlica de Santa Sofia (Turquia); Castelo de Neuschwanstein (Alemanha); PirĂąmide de ChichĂ©n ItzĂĄ (MĂ©xico); Coliseu (ItĂĄlia); EstĂĄtua da Liberdade (Estados Unidos); EstĂĄtuas da Ilha de PĂĄscoa (Chile); Grande Muralha da China (China); Kremlin - sede do governo (RĂșssia); Cidade de Machu Picchu (Peru); Ăpera de Sydney (AustrĂĄlia); Cidade de Petra (JordĂąnia); PirĂąmides de GizĂ© (Egito); Monumento de Stonehenge (Reino Unido); MausolĂ©u Taj Mahal (Ăndia); Templo Kiyomizu-dera (JapĂŁo); Cidade de Timbuktu (Mali); Torre Eiffel (França).
E a EstĂĄtua do Cristo Redentor (Brasil).
Até a próxima semana.
Abraços
Professor X
PROFESSORA PASQUALINA
ATENĂĂO: AULAS DE INGLĂS. Aulas de inglĂȘs para pequenos grupos com a Professora Pasqualina e sua parceira Professora PatrĂcia. No Barreiro e no Eldorado. Contato - 33889365.
Na edição passada, vimos quinze curiosidades sobre a lĂngua portuguesa. SĂŁo palavras ou expressĂ”es que normalmente nos deixam com muitas dĂșvidas e os leitores gostaram, pois sĂŁo colocaçÔes bem Ășteis.
Vamos dar continuidade, mais quinze curiosidades para o deleite de todos.
01 - Cuidado: Eu caibo dentro daquela caixa. A primeira pessoa do presente do indicativo assim se escreve, porque o verbo Ă© irregular.
02 - Preste atenção: o senador Luiz Estevão foi cassado. Mas o leão foi caçado e nunca foi achado. Portanto, cassar (com dois s) quer dizer tornar nulo, sem efeito.
03 - Existem palavras que sĂł devem ser empregadas no plural. Veja: os Ăłculos, as nĂșpcias, as olheiras, os parabĂ©ns, os pĂȘsames, as primĂcias, os vĂveres, os afazeres, os anais, os arredores, os escombros, as fezes, as hemorrĂłidas, etc .
04- Pouca gente tem coragem de usar, mas o plural de carĂĄter Ă© caracteres. EntĂŁo, Carlos pode ser um bom-carĂĄter, mas os dois irmĂŁos dele sĂŁo dois maus-caracteres.
05- Censo Ă© de recenseamento; senso refere-se a juĂzo. Veja: O censo deste ano deve ser feito com senso crĂtico.
06 - VocĂȘ nĂŁo bebe a champanhe. Bebe o champanhe ou o champanha. Ă, portanto, palavra masculina.
07 - Cincoenta nĂŁo existe. Escreva sempre cinqĂŒenta e com trema.
08 - Ainda tem gente que erra quando vai falar gratuito e dĂĄ tonicidade ao i, como se fosse gratuĂto. O certo Ă© gratuito, da mesma forma que pronunciamos intuito, circuito, fortuito, etc.
09 - E ainda tem gente que teima em dizer rĂșbrica, em vez de rubrica, com a sĂlaba bri mais forte que as outras. Escreva e diga sempre rubrica.
10 - Ninguém diz eu coloro esse desenho. Dói no ouvido. Portanto, o verbo colorir é defectivo (defeituoso) e não aceita a conjugação da primeira pessoa do singular do presente do indicativo. A mesma coisa é o verbo abolir. Ninguém é doido de dizer eu abulo. Para dar um jeitinho, diga: Eu vou colorir esse desenho. Eu vou abolir esse preconceito.
11 - Outro verbo danado Ă© computar. NĂŁo podemos conjugar as trĂȘs primeiras pessoas: eu computo, tu computas, ele computa. A gente vai entender outra coisa, nĂŁo Ă© mesmo? EntĂŁo, para evitar esses palavrĂ”es, decidiu-se pela proibição da conjugação nessas pessoas. Mas se conjugam as outras trĂȘs do plural: computamos, computais, computam.
12 - Outra vez atenção: os verbos terminados em -uar fazem a segunda e a terceira pessoa do singular do presente do indicativo e a terceira pessoa do imperativo afirmativo em -e e não em -i. Observe: Eu quero que ele continue assim. Efetue essas contas, por favor. Menino, continue onde estava .
13 - A propósito do item anterior, devemos lembrar que os verbos terminados em -uir devem ser escritos naqueles tempos com -i, e não com -e. Veja: Ele possui muitos bens. Ela me inclui entre seus amigos de confiança. Isso influi bastante nas minhas decisÔes. Aquilo não contribui em nada com o progresso .
14 - Coser significa costurar. Cozer Ă© que significa cozinhar.
15 - O correto Ă© dizer deputado por SĂŁo Paulo, senador por Pernambuco, e nĂŁo deputado de SĂŁo Paulo e senador de Pernambuco.
Na próxima edição tem mais. Boa semana a todos!
Professora Pasqualina
AlĂŽ galera: Mande suas mensagens, dĂșvidas e/ou perguntas para o Professor X e Professora Pasqualina atravĂ©s do Fale Conosco de nosso site.
Clique aqui e envie sua mensagem: http://www.faculdademental.com.br/fale.php
Aproveitem a oportunidade!