Professora Pasqualina
06/04/2006 -
NOSSOS COLUNISTAS
Agradeço a todos os âe-mailsâ enviados e vou respondĂȘ-los com muito prazer. Gostaria, inclusive, de sugerir aos leitores que enviassem ao FM dĂșvidas quanto Ă lĂngua portuguesa, para que possamos discuti-las. Com certeza nossos encontros serĂŁo ainda mais produtivos e interessantes.
Eu jĂĄ previa que o pronome oblĂquo tĂŽnico âmimâ causaria estranheza e foi muito bem observado por um aluno atento e interessado. âQue legal!â. Vamos, entĂŁo, Ă s regras do emprego dos pronomes oblĂquos tĂŽnicos âmimâ e âtiâ os quais sĂŁo precedidos por preposição e funcionam como complemento e nĂŁo como sujeito. Exemplos:
âPrepararam um lanche para eu trazer.â (o pronome pessoal do caso reto âeuâ funciona como sujeito do verbo trazer)
âPrepararam um lanche para mim.â (o pronome âmimâ Ă© o complemento do verbo preparar)
âĂ importante para mim estudar.â (o pronome âmimâ Ă© complemento de importante)
âTudo estĂĄ acabado entre mim e ti.â (ou â...entre ti e mim.â e funcionam como complemento)
Depois de âentreâ e âsemâ, deve-se usar âmimâ e âtiâ e a ordem no complemento nĂŁo altera a regra, estando correto: â...entre os diretores do FM e mim...â e â...entre mim e os diretores do FM...â.
Na prĂłxima edição, vamos abordar um pouco mais o emprego dos pronomes, pois Ă© um elemento de coesĂŁo importantĂssimo, ou seja, estabelece ligaçÔes entre as partes de um texto, conseqĂŒentemente, se mal empregado interfere na coerĂȘncia textual.
Quanto Ă anĂĄlise da conjunção âmasâ feita no texto âBotafogo, glorioso campeĂŁo invictoâ, ainda que o objetivo do autor fosse ressaltar este sentimento de âlamento pelo lance perdidoâ, a conjunção da forma como foi empregada nĂŁo proporcionou ao texto esse entendimento. Observe: o Botafogo ganhou do Flamengo porque jogou melhor e este nĂŁo teve uma boa atuação (perdeu as forças e foi ameaçado aos 34 minutos), logo a noite era mesmo do Botafogo. Para que o parĂĄgrafo tivesse o sentido sugerido de âlamento pelo lance perdido, mas...â essas palavras deveriam constar no perĂodo e nĂŁo deveriam ficar subentendidas. Achei essa observação muito interessante e espero que minha anĂĄlise tenha ficado bem clara, fui atĂ© mesmo repetitiva a fim de melhor esclarecer a dĂșvida.
Gostaria de ressaltar a importĂąncia de sempre nos preocuparmos em produzir textos com bastante clareza e objetividade. Lembre-se de que vocĂȘs farĂŁo o TCC (monografia).
Na próxima edição, vamos aos pronomes e ficarei aguardando sugestÔes dos ilustres leitores do FM.
Um abraço,
Professora Pasqualina