FALANDO NO PASSADO DIGITAL
04/08/2011 -
FALOU NO FM? TĂ FALADO!
WHAT WAS THERE...
English:
http://whatwasthere.com/.
Com base em uma plataforma que usa o Google Maps, o site "What Was There" permite que os usuårios incluam fotos antigas de qualquer localização do mundo desde que com a indicação correta da localidade e do ano em que foi feita.
http://whatwasthere.com/.
Fonte: Aventuras na História - Edição 97.
MENSAGENS DE NOSSOS LEITORES E COLABORADORES
VIRA-LATAS DO ESPAĂO
Depois da morte de Laika, o primeiro ser vivo a orbitar a Terra (ela morreu de estresse e calor na Sputnik II), e depois de usar macacos, os russos pegaram cĂŁes de rua para enviar ao cosmo - eles eram mais calmos dentro das apertadas naves. Foram quase 60 missĂ”es caninas. Alguns tentavam fugir - como Bobik, que em 1951 escapou dias antes da viagem e foi substituĂdo por Zib, que, sem treinamento, fez um voo de 100 km e voltou sĂŁo e salvo. Seu nome eram as iniciais de "substituto do desaparecido Bobik" em russo.
História Maluca - Fonte: Aventuras na História - Edição 97.
ATRASO ESCOLAR
Os avanços da educação no Brasil, em dĂ©cadas recentes, tĂȘm trazido consigo resultados a um sĂł tempo ambĂguos e preocupantes.
A inclusĂŁo da quase totalidade das crianças de atĂ© 14 anos no ensino fundamental (que hoje vai do 1Âș ao 9Âș ano), durante a dĂ©cada de 1990, por exemplo, provocou inicialmente uma inevitĂĄvel queda no nĂvel mĂ©dio de aproveitamento dos alunos na rede pĂșblica.
De forma mais lenta do que seria desejĂĄvel, jĂĄ se constata, nos Ășltimos anos, uma elevação no rendimento escolar dessa parcela de estudantes.
Ao que tudo indica, fenĂŽmeno anĂĄlogo ocorre agora com o aumento da fração de alunos do ensino fundamental que estĂŁo fora da sĂ©rie adequada para a sua idade, segundo nĂșmeros recĂ©m-divulgados pelo governo federal.
Em condiçÔes ideais, uma criança deve ingressar na escola aos seis anos e chegar ao ensino mĂ©dio aos 14. Um estudante Ă© considerado defasado em sua trajetĂłria escolar quando tem pelo menos trĂȘs anos a mais do que o condizente com a sĂ©rie em que estuda, de acordo com esse critĂ©rio.
Dados do Ministério da Educação mostraram que, no ano passado, a parcela de estudantes do ensino fundamental nessa situação chegou a 23,6% do total, cerca de 7 milhÔes de crianças e adolescentes. Em 2008, a taxa era de 22,1%.
O problema se concentra, no entanto, nos anos finais da formação fundamental, uma vez que o nĂșmero de alunos que entram com atraso na primeira sĂ©rie desse ciclo tem diminuĂdo.
Ou seja, cada vez mais, adolescentes e jovens que antes desistiam da escola sem conseguir chegar ao ensino mĂ©dio tĂȘm preferido permanecer em sala de aula, mesmo com considerĂĄvel atraso em relação a seus colegas.
Os desafios para esses estudantes são tão grandes quanto os que se impÔem aos responsåveis por sua educação. Quanto maior a defasagem entre um aluno e a série em que estå matriculado, maiores as chances de ele vir a desistir da educação formal.
NĂŁo Ă toa, as taxas de abandono no ensino mĂ©dio ainda sĂŁo muito altas no Brasil, ficando prĂłximas dos 20%. Para trazĂȘ-las a nĂveis aceitĂĄveis, Ă© preciso reduzir a idade mĂ©dia dos alunos que chegam a essa etapa da formação escolar, diminuindo o percentual de estudantes defasados nos anos finais do ensino fundamental.
Reproduzir, entre adolescentes e jovens, o processo de inclusĂŁo que levou a quase totalidade das crianças brasileiras Ă escola serĂĄ, portanto, ainda mais difĂcil. Nesse caso, a quantidade depende ainda mais estreitamente da qualidade.
Só o investimento na melhoria do ensino, com treinamento adequado dos professores e atenção especial aos alunos atrasados e repetentes, serå capaz de aumentar as taxas de aprovação no ensino fundamental e mitigar as atuais distorçÔes de aprendizagem e de trajetória escolar no Brasil.
Editoriais - Fonte: Folha de S.Paulo - 01/08/11.
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