DIA MUNDIAL DO PROFESSOR
14/10/2007 -
NOSSOS COLUNISTAS
DIA MUNDIAL DO PROFESSOR
O Dia Mundial do Professor (05/10) enfatizou a importĂąncia do âPlanejamento para uma força docente efetivaâ com discussĂŁo em um painel de alto nĂvel sobre os âDesafios da ProfissĂŁo Docenteâ e um workshop sobre âIndicadores comparativos de desempenho de professores e do ensinoâ realizado na sede da UNESCO, em Paris, entre 3 e 5 de outubro de 2007.
Fonte: UNESCO - Organização das NaçÔes Unidas para a Educação, a CiĂȘncia e a Cultura.
PROFESSORA PASQUALINA
PARABĂNS A TODOS OS PROFESSORES!
ParabĂ©ns a vocĂȘ professor da periferia violenta das grandes cidades.
ParabĂ©ns a vocĂȘ professor das escolas rurais esquecidas.
ParabĂ©ns a vocĂȘ professor funcionĂĄrio do Estado e/ou Prefeitura decadentes.
ParabĂ©ns a vocĂȘ professor funcionĂĄrio da escola "privada".
ParabĂ©ns a vocĂȘ professor sobrevivente de um salĂĄrio injusto, imcompatĂvel com sua competĂȘncia.
ParabĂ©ns a vocĂȘ professor estressado, fazendo uso de medicamentos fortĂssimos e carĂssimos.
ParabĂ©ns a vocĂȘ professor cuja função de educar se estendeu ao papel de pai e/ou mĂŁe de alunos vĂtimas de famĂlias desestruturadas.
ParabĂ©ns a vocĂȘ professor candidato a qualquer concurso pĂșblico para "finalmente" sair da sala de aula.
ParabĂ©ns a vocĂȘ professor prestes a se aposentar e sem forças para lutar contra tantas adversidades.
ParabĂ©ns a nĂłs professores que apesar da injustiça e indiferença, levantamo-nos todos os dias com a esperança de um mundo melhor e conscientes de que fazemos a diferença, pois NĂS SOMOS PROFESSORES!.
Um abraço
Professora Pasqualina
ATENĂĂO: AULAS DE INGLĂS. Aulas de inglĂȘs para pequenos grupos com a Professora Pasqualina e sua parceira Professora PatrĂcia. No Barreiro e no Eldorado. Contato - 33889365.
PROFESSOR X
PROFESSORES
Uma coletĂąnea de palavras diretamente associadas Ă s atividades dos professores.
- Professor (do latim professore, "aquele que faz declaração, manifestação").
- Giz = Aqueles pedaços de calcĂĄrio reduzidos a pĂł e transformados em bastĂŁo, principal instrumento de trabalho, vĂȘm do grego gypsos, que quer dizer gesso.
- Diploma = De origem grega, dĂploma queria dizer "papel dobrado". O diploma de fato Ă© grande, mas ninguĂ©m tem coragem de dobrĂĄ-lo, talvez porque seja tĂŁo difĂcil conquistĂĄ-lo.
- Educação = Do latim educare, significa "conduzir para fora". Sem dĂșvida, Ă© uma boa definição do ato de preparar uma pessoa para a vida.
- LĂĄpis = Vem do latim lapis, pedra. HĂĄ notĂcias de seu uso desde o sĂ©culo 16, na ItĂĄlia. Os lĂĄpis nessa Ă©poca eram feitos de um mineral chamado plombagina, proveniente da Inglaterra. Quando a França entrou em conflito com os ingleses, a matĂ©ria-prima tornou-se rara. Comprovando que a necessidade Ă© o grande combustĂvel das invençÔes, o quĂmico Nicolas-Jacques ContĂ© conseguiu fabricar lĂĄpis usando uma mistura de grafite, pĂłlvora e terra argilosa.
- Cola = O produto (para colar papĂ©is) tem origem grega, kĂłlla, que significa "goma". Mas a origem da gĂria escolar parece estar no francĂȘs colle, que tem o sentido duplo de "cola, grude" e "dificuldade, problema a resolver". Quem nĂŁo estudou para uma prova estĂĄ, de fato, com um problema, e pode ser tentado a resolvĂȘ-lo colando.
- Escola/Liceu = Alguns alunos podem atĂ© duvidar, mas antigamente a escola era encarada como uma bela diversĂŁo. Na GrĂ©cia ClĂĄssica, estudar era uma atividade possĂvel apenas para aqueles privilegiados que nĂŁo precisavam trabalhar. DaĂ que o nome scholĂ©, depois schola no latim, designava lazer, descanso ou alguma atividade feita na hora do descanso, como... estudar! Do que se fazia nessa hora derivou o local onde as pessoas se divertiam, quer dizer, estudavam. Portanto, quando fazemos da sala de aula um lugar prazeroso, estamos, de fato, retornando Ă s origens. JĂĄ a palavra liceu se refere ao local onde AristĂłteles ministrava suas aulas, o lykeion. Durante o ImpĂ©rio Romano, lycaeu ganhou o sentido de "escola onde os jovens podiam dominar alguns ofĂcios". A mesma idĂ©ia prevaleceu no Brasil, como prova o Liceu de Artes e OfĂcios.
- Pedagogo = Na Grécia Antiga, o escravo encarregado de levar a criança para as escolas era chamado de paidagogus. Curiosamente, a mesma palavra gerou também o adjetivo "pedante", embora o verdadeiro educador não deva ser nem escravo nem pedante.
- Nota = Uma nota ruim pode marcar o aluno e, muitas vezes, estĂĄ por trĂĄs da evasĂŁo â quando essa marca se repete. VocĂȘ certamente viu esse veredicto em muitos livros e ouviu em palestras de educadores. Pois o mal jĂĄ estava detectado na origem latina. Nota tanto pode designar "sinal, marca" como "tatuagem, marca feita com ferro em brasa".
- Merenda/Lanche/RefeitĂłrio/Cantina = Do latim merere, "merecer", veio a palavra merenda. Lanche nasceu do inglĂȘs lunch, almoço rĂĄpido. RefeitĂłrio surgiu de refectorius, o lugar de refeição nas comunidades religiosas durante a Idade MĂ©dia. E cantina veio do italiano e significava "caverna". Era o lugar onde os militares guardavam vinho durante as campanhas. Falando em comida, vocĂȘ sabia que a palavra "paladar" vem do latim palatum porque os romanos acreditavam que era no cĂ©u da boca (o palato) que os sabores eram identificados, e nĂŁo na lĂngua?
- Reprovação = Vem do latim reprobare, sinÎnimo de "rejeitar, recusar".
- Problema = Etimologicamente, significa "lançar-se à frente", pois surgiu do prefixo grego pró, "diante, à frente", mais bållein, "pÎr, colocar, lançar". Daà o sentido de algo que precisa ser transposto, o que gerou, inclusive, o termo geogråfico "promontório". No latim, gerou propositum (pro, com o mesmo significado do grego, e positum, "posto, colocado").
- Quadro-negro/Lousa = O primeiro vem do latim quadru, quadrado (embora seja retangular e, na maioria dos casos, verde em vez de negro). A origem da palavra lousa estå no tipo de material usado na fabricação, e não no formato. Lausiae, em latim, identifica pedra lisa semelhante à ardósia utilizada na construção de låpides e, claro, de lousas.
- Computador = A origem do nome desse equipamento, criado em 1946 (olha só, parece tão moderno e jå tem quase meio século!), estå no latim computare, "calcular, contar".
- Cadeira = Sua origem estå no grego kåthedra, local de assento. A palavra "catedral", ou seja, o lugar onde fica a mais alta autoridade eclesiåstica de uma região, tem a mesma origem. Fazendo analogia, quando alguém conhece algum assunto "de cåtedra" é porque é uma autoridade no tema.
- Desenhar = Do latim designare, "marcar, representar, ordenar, arranjar".
- Sirene = Aquele estridente sinal que indica o fim da aula vem da palavra latina sirena e significa "sereia". Nada mais distante de um canto de sereia que uma sirene de escola, nĂŁo Ă©?
- Papel almaço = Esse papel era fabricado em maços e o nome vem do portuguĂȘs antigo a lo maço.
- Biblioteca = Na origem grega queria dizer uma grande caixa (thekĂ©) de livros (biblion). Assim, as escolas que mantĂȘm caixas de livros nas salas de aula podem, de fato, se orgulhar de ter uma biblioteca em cada classe.
- PalmatĂłria = O instrumento "educativo" de tortura, felizmente extinto, tem origem na expressĂŁo latina palmatoria ferula, que significa varinha de palmeira. Os "bolos" eram dados na palma das mĂŁos, mas a origem da expressĂŁo remete Ă ĂĄrvore.
- Aula = Vem do grego aulĂ©, palĂĄcio ou corte, pois as primeiras escolas funcionavam em construçÔes anexas aos prĂ©dios de reis e religiosos. Do local onde se dava veio o nome da prĂĄtica. Alguns filĂłlogos admitem que aulĂ© tambĂ©m valia para os pĂĄtios das residĂȘncias, o que torna a origem da palavra menos imponente e mais prosaica.
- Escrever = Scribere, em latim, quer dizer "traçar, marcar com estilo".
- Caligrafia = Surgiu do grego kalligraphĂa, indicando uma "escrita bela, estilo admirĂĄvel".
- Gincana = Do inglĂȘs gymkhana, com provĂĄvel origem no hindustani gend khana, "casa de bolas".
- Jogral = O provençal joglar (ou juglar) vem de joculare, que motivou o adjetivo latino jocularis, "divertido, engraçado, ridĂculo".
- Livro/Cartilha = Do latim libru, indica a casca das ĂĄrvores, chamada de lĂber, na qual antigamente se escrevia. JĂĄ a palavra cartilha surgiu do grego khĂĄrtes, "folha de papiro", de onde vieram tambĂ©m carta e carteira.
- SalĂĄrio = A palavra salĂĄrio (remuneração, normalmente em dinheiro, devida pelo empregador em face do serviço do empregado) tem como origem a utilização do sal, em Roma, para o pagamento de serviços prestados. O sal foi uma moedaâmercadoria; de difĂcil obtenção, principalmente no interior dos continentes, era muito utilizado na conservação de alimentos.
Fonte: Novaescola.abril./Banco Central do Brasil.
Abraços e Feliz dia dos professores!
Professor X
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