DERRETENDO RAPIDINHO...
03/09/2009 -
RAPIDINHAS
ESCULTURAS DE GELO
English:
http://www.famousmodernsculptures.com/photo/1649020/?k=j83s12y12h94s27k02
More Photos: http://www.neatorama.com/2008/08/17/ice-sculptures-of-melting-men-by-nele-azevedo/
Video: http://www.wwf.de/
Artista plåstica brasileira coloca mil eståtuas congeladas sob sol de Berlim em protesto. Homens de gelo derretem em ato contra aquecimento global. ONG WWF diz que 25% da população sofrerå com degelo das calotas polares.
Cerca de mil esculturas de gelo feitas pela artista brasileira Nele Azevedo ficaram expostas nas escadarias do Concert Hall, em Berlim, na Alemanha. A artista alerta para as graves consequĂȘncias que o efeito estufa estĂĄ causando ao planeta Terra.
A manifestação, patrocinada pela ONG Fundo Mundial para a Natureza, a WWF, visa a chamar a atenção do mundo para o derretimento das calotas polares em razĂŁo do aquecimento global. Com o ato, a artista quis mostrar que "se algo nĂŁo for feito estaremos fadados Ă fĂșria da natureza".
Os homens em miniatura foram expostos sob o sol, as esculturas derreteram em meia hora simbolizando o efeito que pode causar ao homem.
De acordo com um estudo publicado pela WWF, quase 25% da população mundial estĂĄ ameaçada pelas inundaçÔes em consequĂȘncia do degelo do Ărtico. O estudo foi publicado Ă margem da conferĂȘncia sobre o clima que acontece em Genebra atĂ© 4 de setembro. Segundo a ONG, o nĂvel dos mares pode subir mais de um metro atĂ© 2100 com o impacto do aquecimento global sobre as calotas polares. A projeção, aproximadamente duas vezes maior do que o nĂșmero da Organização das NaçÔes Unidas (ONU) e outros ĂłrgĂŁos, leva em conta o impacto do desaparecimento das calotas da GroenlĂąndia e da AntĂĄrtida ocidental.
A subida acentuada do nĂvel dos mares tambĂ©m pode inundar regiĂ”es costeiras em todo o mundo. "Se permitirmos que o Ărtico fique muito quente, hĂĄ dĂșvidas sobre se seremos capazes de manter esse controle", disse Martin Sommerkorn, do programa para o Ărtico do WWF, em comunicado. "Ă urgentemente necessĂĄrio que controlemos as emissĂ”es de gases do efeito estufa, enquanto ainda podemos."
A grande perda de gelo marinho resultante do aquecimento duas vezes mais rĂĄpido do Ărtico em relação ao resto do mundo vai afetar as condiçÔes climĂĄticas muito alĂ©m dos polos, de acordo com a WWF. Europa e AmĂ©rica do Norte podem, por exemplo, passar por invernos atipicamente frios, ao passo que a GroenlĂąndia pode ter invernos mais quentes com a mudança de umidade e a subida do nĂvel dos mares. AlĂ©m disso, o aquecimento do Ărtico pode se tornar em si um motor para o aquecimento global.
"Atualmente, o Ărtico aquece duas vezes mais rĂĄpido do que a Terra, o que constitui uma ameaça a todo o planeta", disse o chefe de polĂtica climĂĄtica da WWF SuĂça, Patrick Hofstetter, citado no comunicado. Ă medida que a extensĂŁo do gelo diminui e que a superfĂcie dos oceanos aumenta, a quantidade de energia solar absorvida tambĂ©m aumenta. "Isso faz com que as temperaturas subam mais ainda", afirma o estudo.
NĂșmeros:
1 metro ou mais pode subir o nĂvel do mar atĂ© 2100, segundo estudo da WWF;
40% das emissĂ”es de CO2 devem ser reduzidos pelos paĂses industrializados atĂ© 2020 para evitar o degelo.
Brasil
AntĂĄrtida. Em meados de agosto, o governo brasileiro aprovou uma verba de financiamento para pesquisas cientĂficas na AntĂĄrtida da ordem de US$ 7,5 milhĂ”es, a maior quantia jĂĄ destinada para a atividade e mais da metade do que o Brasil jĂĄ aplicou em ciĂȘncia desde que criou o Programa AntĂĄrtico Brasileiro, em 1982.
Objetivo. Para o MinistĂ©rio da CiĂȘncia e Tecnologia, que liberou os recursos, o objetivo do financiamento Ă© ampliar o conhecimento sobre os fenĂŽmenos ambientais na AntĂĄrtida e suas influĂȘncias globais, estimulando a cooperação cientĂfica com outros paĂses sul-americanos que tenham programas antĂĄrticos.
Interessa - Fonte: O Tempo - 03/09/09.
Leia mais:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/multimedia/2009/09/090902_esculturagelo_video.shtml
Mais fotos: http://www.neatorama.com/2008/08/17/ice-sculptures-of-melting-men-by-nele-azevedo/
VĂdeo: http://www.wwf.de/
MARATONA NOVO ENEM
13 de Setembro de 2009
InformaçÔes e inscriçÔes gratuitas: http://www.maratonanovoenem.com.br/
EDUCANADĂ 2009
Feira oficial de educação do Canadå.
Quando: 12 e 13/9.
Detalhes - http://www.educanada.com.br/.
Fonte: Folha de S.Paulo - 30/08/09.
FUNDAĂĂO ECOLĂGICA CRISTALINO (FEC)
A Fundação EcolĂłgica Cristalino trabalha na regiĂŁo do Parque Estadual Cristalino. O trabalho Ă© manter as florestas. O Programa Flora Cristalino tem uma parceria com o Royal Botanic Gardens - Kew, a Fauna & Flora International, a Secretaria do Estado do Meio Ambiente do Mato Grosso (Sema), e a Universidade do Estado do Mato Grosso (Unimat). Ele produz conhecimento cientĂfico para outros programas da FEC, como a Escola da AmazĂŽnia.
Fonte: Tam Kids nas Nuvens - Agosto 2009.
Fundação Ecológica Cristalino - http://www.fundacaocristalino.org.br/br_index.php
Royal Botanic Gardens - Kew - http://www.kew.org/
Fauna & Flora International - http://www.fauna-flora.org/
Sema - http://www.sema.mt.gov.br/
Unemat - http://www.unemat.br/
Escola da AmazĂŽnia - http://www.escoladaamazonia.org/
10ÂȘ ANALĂTICA LATIN AMERICA
O controle de qualidade dos combustĂveis serĂĄ o tema da 10ÂȘ edição da Analitica Latin America - evento sobre tecnologia e equipamentos para laboratĂłrios, anĂĄlises, biotecnologia e controle de qualidade - que serĂĄ realizado de 8 a 10 de setembro, em SP. Neste ano, a feira terĂĄ parceria da Unicamp, segundo Ligia Amorim, diretora-geral da NĂŒrnbergMesse Brasil, que promove o evento. "O tema Ă© relevante neste momento em que os mercados buscam padrĂ”es de qualidade mundiais e parĂąmetros que atendam especificaçÔes e requisitos ambientais." O Instituto de QuĂmica da Unicamp vai apresentar palestra no evento sobre novas tecnologias para o controle de qualidade de combustĂveis.
Mercado Aberto - Guilherme Barros - Fonte: Folha de S.Paulo â 01/09/09.
Mais detalhes: http://www.analiticaweb.com.br/main_eventos.php?ind=127
VĂDEO ENTREVISTA
A TV Senado disponibiliza para download programa de entrevistas com o jornalista Carlos Marcelo, autor da biografia "Renato Russo - O Filho da Revolução". O arquivo de vĂdeo pode ser baixado atĂ© 07 de setembro, em http://www.senado.gov.br/tv/.
Eventos On-line â Acontece na Internet - Fonte: Folha de S.Paulo â 02/09/09.
EDUCAĂĂO - EXTREMOS
Das cerca de 300 instituiçÔes de ensino superior com autonomia para abrir cursos no PaĂs sob avaliação do MEC, quase metade jĂĄ foi visitada. AtĂ© aqui receberam a nota mĂĄxima (5) a PUC do Rio e as universidades Mackenzie e Cruzeiro do Sul, ambas de SĂŁo Paulo. Com modesto 2, a Universidade Federal Rural da AmazĂŽnia e o Centro UniversitĂĄrio do Distrito Federal tĂȘm muitas explicaçÔes a dar ao MEC - e aos alunos.
Ricardo Boechat - Fonte: Isto à - Edição 2077.
A NOVA BILLBOARD
O site We Are Hunted lista as 99 mĂșsicas mais populares que estĂŁo surgindo; as faixas podem ser organizadas por semana ou mĂȘs e vocĂȘ pode ouvir as tendĂȘncias; em http://wearehunted.com/.
tec-tec-tec - Fonte: Folha de S.Paulo â 02/09/09.
MELHORES DO SĂCULO
O site Imdb (http://imdb.com/), principal referĂȘncia sobre cinema na internet, fez uma lista dos 15 melhores filmes do sĂ©culo 21. "Batman, o Cavaleiro das Trevas" ganhou a eleição. Os trĂȘs filmes de "O Senhor dos AnĂ©is" estĂŁo lĂĄ tambĂ©m. O brasileiro "Cidade de Deus" ficou em terceiro. Veja a lista completa em http://www.imdb.com/features/poweroffilm/.
Meu Espaço - SĂł Baixando - Fonte: Folha de S.Paulo â 31/08/09.
"DR.KATZ"
VocĂȘ jĂĄ fez psicoterapia? Mesmo que nĂŁo tenha feito, vai se divertir com o desenho do dr. Katz.
POR QUE Ă LEGAL?
Katz é um terapeuta profissional, uma figura de voz calma, fala mansa e humor bem particular, que convive com um monte de clientes malucos, além de um filho (Ben) e uma secretåria (Laura) que são duas peças.
Confira:
http://www.jonathankatz.com/
http://www.imdb.com/title/tt0111942/
http://www.comedycentral.com/shows/dr_katz/index.jhtml
http://www.bcdb.com/cartoons/Other_Studios/H/Home_Box_Office/Dr__Katz__Professional_Therapist/index.html
Fonte: Folha de S.Paulo â 31/08/09.
SETE MITOS SOBRE O CONSUMO DE ĂGUA
O corpo humano Ă© composto de 60% de ĂĄgua. Ela participa de praticamente todos os processos orgĂąnicos: da regulação da temperatura ao bom funcionamento do cĂ©rebro e dos mĂșsculos.
Por isso hidratar-se â repor a ĂĄgua perdida na urina e na transpiração â Ă© tĂŁo vital, como nĂŁo se cansam de dizer os mĂ©dicos. Tornou-se comum, no entanto, afirmar que a ingestĂŁo de ĂĄgua traz outros benefĂcios. Diz-se, por exemplo, que ela desintoxica e atĂ© ajuda a emagrecer. Ainda nĂŁo hĂĄ comprovação cientĂfica dessas teses. E, como ressaltam alguns especialistas, ingerir ĂĄgua em excesso pode causar prejuĂzos ao organismo. VEJA elencou os equĂvocos mais comuns sobre esse tema.
1 - O que se diz: beber bastante ĂĄgua ajuda a eliminar toxinas do organismo
O que se sabe: a função de filtrar toxinas da corrente sanguĂnea Ă© dos rins; portanto, a questĂŁo aqui Ă© saber se ĂĄgua em grande quantidade melhora a função renal. "A resposta Ă© nĂŁo", diz a nefrologista Maria Eliza do Amaral Carvalho, do Hospital SĂrio-LibanĂȘs, de SĂŁo Paulo. "O fato de uma pessoa ingerir muita ĂĄgua nĂŁo faz com que seus rins filtrem mais e melhor"
2 - O que se diz: para uma hidratação correta, é preciso ingerir 2 litros de ågua, ou oito copos, por dia
O que se sabe: a recomendação de 2 litros de ĂĄgua por dia nĂŁo tem nenhum fundamento cientĂfico. E nĂŁo hĂĄ prova nenhuma de que a ingestĂŁo abundante de ĂĄgua seja benĂ©fica â pelo contrĂĄrio. "Muita ĂĄgua faz mal ao organismo", diz o nefrologista Elias David-Neto, do Hospital das ClĂnicas de SĂŁo Paulo. Em demasia, ela sobrecarrega os rins e causa a eliminação excessiva de sais minerais, principalmente sĂłdio e potĂĄssio, essenciais para o equilĂbrio orgĂąnico. Recomenda-se beber lĂquidos no mesmo volume de calorias consumidas. Para uma dieta de 1 200 calorias, 1,2 litro de ĂĄgua. "NĂŁo precisamos de mais ĂĄgua do que a sede solicita", afirma. Ă preferĂvel tomar pequenas doses ao longo do dia a ingerir uma grande quantidade de uma vez. E deve-se lembrar que os alimentos tambĂ©m ajudam na hidratação
3 - O que se diz: muita ĂĄgua Ă© sinĂŽnimo de pele mais bonita e saudĂĄvel
O que se sabe: "essa tese nĂŁo faz sentido", escreveu recentemente, num editorial do Journal of the American Society of Nephrology, o mĂ©dico americano Stanley Goldfarb, um dos principais especialistas no assunto. "A ĂĄgua que se ingere Ă© distribuĂda para todo o corpo. Apenas uma parte Ănfima termina na pele." Somente o contrĂĄrio Ă© correto: a desidratação faz com que a pele perca o viço
4 - O que se diz: ĂĄgua ajuda a emagrecer
O que se sabe: o melhor seria dizer que ågua ajuda quem estå de dieta, por dois motivos: ela não tem calorias e då a sensação de saciedade. Alguns copos de ågua certamente tirarão a fome, mas esse efeito dura muito pouco. "Para quem estå de dieta, uma forma melhor de obter ågua e saciar-se é por meio de frutas e vegetais", diz a nutricionista Suzana Bonumå, de São Paulo
5 - O que se diz: ao praticar exercĂcios fĂsicos, Ă© preciso beber muita ĂĄgua para recuperar o que foi perdido
O que se sabe: por muito tempo, a recomendação do ColĂ©gio Americano de Medicina Esportiva era que os atletas deveriam tomar o mĂĄximo possĂvel de lĂquidos durante o exercĂcio fĂsico para evitar a desidratação. Agora, o que se sabe Ă© que ĂĄgua em excesso provoca a diluição do sĂłdio. Ă o mineral que ajuda a conduzir os impulsos elĂ©tricos para os mĂșsculos, inclusive o do coração. A falta de sĂłdio pode deflagrar dor de cabeça, desorientação e atĂ© parada respiratĂłria
6 - O que se diz: ĂĄgua com gĂĄs hidrata menos e ainda causa celulite
O que se sabe: a ĂĄgua com gĂĄs hidrata tanto quanto a sem gĂĄs. E isso vale tanto para as naturalmente gaseificadas como para as gaseificadas artificialmente. Nenhuma delas causa celulite. "O que favorece a celulite Ă© o açĂșcar dos refrigerantes, e nĂŁo o seu gĂĄs", diz o dermatologista Francisco Le Voci
7 - O que se diz: a alta concentração de minérios das åguas minerais pode causar pedras nos rins quando seu consumo é frequente
O que se sabe: não existe uma relação direta entre o consumo dessas åguas e a calcificação dos sais nos rins. E isso mesmo em regiÔes onde as åguas são mais pesadas, obtidas de fontes ricas em sais de cålcio. Ao contrårio, uma quantidade maior de ågua é indicada a quem tem propensão ao problema
Anna Paula Buchalla - Fonte: Veja - Edição 2128.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php